0
(0)

Socorro! chegou às telonas como um dos filmes mais surpreendentes de 2026 graças a uma combinação incomum de horror e comédia. Nas mãos erradas, esses gêneros distintos e quase opostos poderiam não se misturar bem. Porém, o projeto caiu nas mãos do diretor Sam Raimi, mestre do cinema que fez história no terror em longas marcados por humor macabro e agora retorna para provar novamente que sustos combinam com risos.

Novo filme do 20th Century Studios, Socorro! conta a história de Linda Liddle (Rachel McAdams) e seu chefe, o arrogante Bradley Preston (Dylan O’Brien). Únicos sobreviventes de um acidente aéreo, eles precisam sobreviver em uma ilha deserta que esconde tantos segredos e perigos quanto seus novos habitantes.

Não é exagero dizer que o filme só existe graças a Sam Raimi. Os roteiristas Damian Shannon e Mark Swift (Freddy vs. Jason) contam que criaram a história ao saber que o diretor estava interessado em voltar ao terror. A dupla se sentiu inspirada pela possibilidade de colaborar com o cineasta que os inspirou a trabalhar com cinema:

“Um dos motivos pelos quais gostamos do que gostamos, é porque assistimos a muitos filmes de Sam Raimi em nossos anos de formação. Você reconhece um filme de Sam Raimi quando o vê”, explicou Shannon.

Essa reverência se deve à brilhante carreira de Raimi, que foi catapultada pelo sucesso de The Evil Dead (1982), filme conhecido no Brasil como A Morte do Demônio, que revolucionou o cinema de horror graças a uma produção independente tão criativa que recebeu elogios de figuras como Stephen King. Todo esse sucesso foi expandido na sequência, Uma Noite Alucinante 2 (1987), em que o terror sobrenatural recebeu doses cavalares de humor mórbido em uma mistura tão original que levou o longa ao panteão dos clássicos.

Acontece que Raimi não se colocou em uma zona de conforto e passou a explorar outros gêneros dali em diante – a própria franquia Evil Dead se voltou à fantasia em Uma Noite Alucinante 3 (1992). Entre faroestes, suspenses e dramas esportivos, ele encontrou uma segunda casa nos super-heróis ao comandar os filmes do Homem-Aranha protagonizados por Tobey Maguire. Sucesso de público e crítica, eles ajudaram a definir o estilo nos anos 2000 e são influentes até hoje.

Para sermos justos, Sam Raimi já havia voltado aos sustos em 2009 com Arraste-me Para o Inferno, que trouxe a consagrada combinação entre horror e comédia. Porém, o cineasta voltou a se aventurar por outros estilos, incluindo um retorno aos heróis com Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022), e levou mais 15 anos para retornar de vez em Socorro!, projeto que o conquistou graças à criatividade.

Filme insano exige diretor criativo

Mais do que um simples regresso para a zona de conforto, Socorro! atraiu Sam Raimi com seus personagens e suas possibilidades. O cineasta diz ter se empolgado especialmente em explorar como o naufrágio na ilha altera as trajetórias de Linda, a funcionária exemplar que foi traída por um chefe injusto, e Bradley, o comandante arrogante que recebeu o comando da empresa de mãos beijadas após a morte do pai:

“Amo o contraste que o roteiro e os atores forneceram, com Linda desenvolvendo suas habilidades e se reconhecendo enquanto Bradley luta contra quem realmente é. Todas as inseguranças e incapacidades dele vêm à tona e é uma explosão incrível. Há um contraste fantástico em vê-los seguindo caminhos separados, mas igualmente importantes”, explicou o diretor.

Felizmente, a admiração por Sam Raimi que serviu de inspiração para a criação de Socorro! também foi responsável por atrair os atores responsáveis por viver os protagonistas.

Rachel McAdams, que havia colaborado anteriormente com o diretor em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, contou que “quando ouvi que Sam iria dirigir, fiquei ‘ah, isso é perfeito. É exatamente a especialidade dele”. Segundo ela, isso se deve à paixão extrema do cineasta por fazer filmes: “Ele é um verdadeiro mestre. Se envolve muito com a história, com os personagens, e é muito colaborativo. Você pode apresentar as ideias mais doidas e ele diz: ‘Adorei. Vamos tentar.’ Este filme deu muito espaço para esse tipo de experimentação, então isso foi realmente empolgante.

Escolhido para o papel de Bradley, Dylan O’Brien concordou: “Adorei a ideia dessa abordagem absolutamente selvagem, original e revigorante. É uma mistura de gêneros incrível, e o terceiro ato sai completamente dos trilhos de uma forma que é sustentada pela sensibilidade e estilo de Sam”. O ator afirmou que “sabia que podia confiar nas mãos em que estava. Senti que Sam saberia o que fazer”.

Do realismo para o absurdo

Uma prova de que o diretor foi a escolha certa para Socorro! foi sua atenção aos detalhes. Consciente de que um filme que mistura horror, comédia e sobrevivência pode soar maluco até demais, o cineasta se esforçou para ancorar a história e seus personagens no mundo mais realista possível. Para isso, a produção construiu um set em um jatinho que se partiu de verdade em um enorme tanque de água e realizou gravações na praia de uma ilha isolada na Tailândia.

Essa dedicação incluiu a contratação de Ky Furneaux, uma especialista em sobrevivência que ficou responsável por mostrar técnicas utilizadas em emergências na vida real, como coletar água, caçar, pescar, construir abrigos, acender fogueiras e mais.

Todo o cuidado com a verossimilhança serviu de âncora para Socorro! poder se jogar no absurdo que habita um projeto que transita entre tons tão diferentes. Isso inclui a já citada queda de avião, caçadas a animais selvagens e uma certa cena de luta que impressionou Dylan O’Brien:

“Provavelmente foi a briga mais difícil em que já me envolvi. Em muitas vezes, você acaba dando socos que erram o alvo, mas que parecem que acertaram. Esta foi crua e exigiu uma atuação com tanta ferocidade, como a de um animal. Foi realmente difícil, mas conseguimos incorporar a natureza selvagem necessária e saímos ilesos. Ninguém se machucou.”

Sam perguntava: ‘Até onde podemos ir? Quantas vezes podemos perder o público e reconquistá-lo? Vamos tentar e ver o que acontece. [Socorro!] é um dos filmes mais experimentais que já fiz. Foi assustador e emocionante ao mesmo tempo. Adorei a jornada”, celebrou Rachel McAdams.

Você pode entender do que a dupla está falando agora mesmo. Com direção de Sam Raimi, Socorro! está em cartaz nos cinemas do Brasil.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Sobre o Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *