
![]() O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher e o Amante
Original:The Cook, the Thief, His Wife & Her Lover
Ano:1989•País:UK, França Direção:Peter Greenaway Roteiro:Peter Greenaway Produção:Kees Kasander Elenco:Richard Bohringer, Michael Gambon, Helen Mirren, Alan Howard, Tim Roth, Ciarán Hinds, Roger Ashton-Griffiths, Ron Cook, Emer Gillespie |
O processo de se apreciar um filme pode ser muito parecido com o de se degustar uma saborosa refeição. Alguns se sustentam com um prato simples, outros preferem deliciar seu paladar mesmo que não haja nada de muito substancial a se absorver, e há aqueles que exigem uma iguaria refinada e preparada por um mestre.
A comparação não é gratuita, pois estamos falando de O Cozinheiro, o Ladrão, sua Esposa e o Amante, um filme de título esquisito e execução primorosa, que trata exatamente da gula em suas diferentes formas. Ambientado quase que completamente num restaurante gourmet, o Le Hollandais, o filme conta a história de Albert Spica (Michael Gambon, no papel de sua vida), um mafioso alucinado, que se dedica aos seus dois maiores prazeres: a violência e a comida. Em seus inúmeros jantares no Le Hollandais, acompanhado sempre de seu capanga Mitchell (Tim Roth) e sua esposa Georgina (Helen Mirren, lindíssima!), ele expõe sua filosofia distorcida enquanto devora os pratos preparados pelo cozinheiro Richard (Richard Bohringer).
É no restaurante que Georgina conhece Michael (Alan Howard), com quem começa um affair, que, percorrendo o caminho oposto das adoradas iguarias de Spica, começa no banheiro, floresce à mesa, explode na cozinha, se refugia pelo frigorífico e escapa pelo caminhão de entrega de carne. Spica, furioso, sai em sua vingança contra o casal, não poupando ninguém em seu esforço para destruir qualquer tipo de felicidade alheia. Mas a reprimida Georgina também tem seu rancor escondido, e é capaz de criar, ela mesma, algumas monstruosidades para servir de acompanhamento ao seu rancoroso marido.

As cenas de violência não contam, em sua maioria, com efeitos gore, mas causam repulsa, não apenas pela inclusão de elementos como a coprofagia, como, principalmente, pela arrasadora interpretação de Michael Gambon, que cria um Albert Spica explosivo e implacável ao extremo, capaz de torturar crianças e humilhar completos estranhos apenas para descarregar a sua fúria. Spica é um personagem digno de figurar ao lado de ícones do cinema como o Calígula de Malcom McDowell, ou os libertinos de Salò.
O Cozinheiro, o Ladrão, sua Esposa e o Amante é um prato complexo, que precisa de uma certa digestão posterior para ser apreciado como deve. Portanto, após terminar sua refeição, não tenha pressa em formular suas teorias sobre o que acabou de ver. Não importa se está nessa apenas pelo sabor, ou se pretende descobrir os pequenos ingredientes secretos.























