Eu Vi o Diabo (2010)

5
(1)
I Saw the Devil (2010)
Vingança pode ser Amarga!
Eu Vi o Diabo
Original:I Saw the Devil
Ano:2010•País:Coréia do Sul
Direção:Jee-woon Kim
Roteiro:Hoon-jung Park
Produção:Hyun-woo Kim
Elenco:Byung-hun Lee, Min-sik Choi, In-seo Kim, San-ha Oh, Seung-ah Yoon, Chun Ho-jin, Yoon-seo Kim, Bo-ra Nam, Gook-hwan Jeon, Jin-ho Choi, Yoon Chae-Yeong

Guardem esse nome – Jee-woon Kim, mesmo diretor de A Tale Of Two Sisters (Medo) e A Bittersweet Life: ele vem a cada filme se tornando uma referência do cinema oriental.

O longa narra a história de um detetive, Kim Soo-hyeon, que tem sua noiva assassinada por um doentio psicopata, Kyung-chul (Min-sik Choi, o Dae-su Oh de Oldboy) – revoltado com a forma como a moça foi morta, o jovem detetive parte em busca de vingança. Quando descobre o assassino, um interessante jogo entre os personagens começa.

Kim Soo-hyeon tem a intenção de fazer o psicopata sofrer, assim como sua noiva sofreu nas mãos dele – o detetive faz do assassino sua caça, e tortura-o lentamente, soltando-o logo depois, para persegui-lo e atormentá-lo de novo – o problema é que o que Kyung-chul gosta do jogo e decide entrar na brincadeira enfrentando o detetive frente a frente, que pode ser mais forte e inteligente, mas o psicopata é louco o suficiente para levar a história até as últimas consequências.

O filme é brutal – violento graficamente e psicologicamente, com um ritmo frenético que prende do início ao fim – méritos às excelentes atuações do elenco, Min-sik Choi mergulha no personagem, e é dele os grandes momentos do longa, seu personagem é extremamente perturbador. Não temos um roteiro tão puta que pariu quanto o de Oldboy, mas tudo aqui é compensado com cenas de extrema tensão, e uma reviravolta que nos deixa de queixo caído. O único pecado do roteiro é o final se delongar demais.

I Saw the Devil (2010) (2)

A vingança pode trazer paz para quem a procura? Sabemos que não é bem assim; a vingança não corrigirá nenhum erro, nem trará ninguém de volta – e o pior, as consequências podem ser desastrosas – essa é a mensagem que prega o filme. I Saw the Devil, mais um ótimo exemplar vindo do oriente, é um filme memorável para quem procura algo a mais no cinema em meio a tantos blockbusters sem inspiração! Pena que provavelmente nem será lançado por aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Ivo Costa

Cineasta formado pela Escola Livre de Cinema, dirigiu os curtas “Sexta-feira da Paixão”, “O Presente de Camila”, “Influência” e “Com Teu Sangue Pagará. Produziu o curta ‘Vem Brincar Comigo’. Atualmente é crítico no site Boca do Inferno e professor do Curso Cinema de Horror, da Escola Livre de Cinema. Fez parte do Júri Popular do Festival Cinefantasy em 2011, Júri Oficial do Festival  Boca do Inferno 2017, Juri Oficial da Mostra Espanha Fantástica no Cinefantasy 2020.  Realizou a curadoria da Mostra Amador do Cinefantasy 2019 e do Festival Boca do Inferno 2019.

8 thoughts on “Eu Vi o Diabo (2010)

  • 01/02/2014 em 19:46
    Permalink

    Já assisti três vezes e sempre encontro um detalhe perdido.
    Outra coisa, que importa se não for lançado aqui !? Bem-vindo a selva dos torrents…

    Resposta
  • 08/08/2013 em 12:34
    Permalink

    ÓTIMO!!! Visceral do começo ao fim! E o final, pra mim, memorável.

    Resposta
  • 24/06/2013 em 15:40
    Permalink

    Filmaço assisti umas dez vezes.

    Resposta
  • 26/05/2013 em 11:35
    Permalink

    Gostei do filme e acho que esse filme é muito melhor do que porcaria americana que infestam as locadoras.
    também concordo que se fosse um pouco mais curto iria ser melhor, mas mesmo assim não prejudica tanto o filme.
    recomendado.

    Resposta
      • 10/04/2014 em 06:41
        Permalink

        Acho que a Vanessa quis dizer o japa pira por não ter sido feito por eles, kkkkkkkkkkk

        Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.