2.5
(6)

A Maldição
Original:Thinner
Ano:1996•País:EUA
Direção:Tom Holland
Roteiro:Michael McDowell, Stephen King, Tom Holland
Produção:Mitchell Galin, Richard P. Rubinstein
Elenco:Joe Mantegna, Robert John Burke, Lucinda Jenney, Michael Constantine, Kari Wuhrer e Bethany Joy Lenz

por Silvana Perez

Tom Holland e Stephen King são nomes bem conhecidos em suas áreas de atuação. King é um prolífico autor do gênero horror fantástico e o escritor vivo mais adaptado para o cinema e a televisão. Holland é diretor de clássicos como Brinquedo Assassino e A Hora do Espanto, e traz no currículo algumas adaptações de King: a minissérie Fenda no Tempo (The Langoliers, 1995), o já anunciado As Pessoas das Dez Horas (2013) e o trabalho que acabou deixando-o decepcionado, A Maldição (Thinner, 1996).

Baseado no livro A Maldição do Cigano, lançado por King em 1984 sob o pseudônimo de Richard Bachman, A Maldição acompanha Billy Halleck (Robert John Burke), um advogado obeso que vive com sua esposa, Heidi (Lucinda Jenney), e sua filha, Linda (Bethany Joy Lenz), em Fairview, Connecticut. As coisas mudam drasticamente para Billy quando ele atropela e mata uma velha cigana. Ele é liberado das acusações, mas Tadzu Lempke (Michael Constantine), um poderoso feiticeiro e pai da cigana, o amaldiçoa, fazendo com que ele perca peso rapidamente. Para tentar desfazer a maldição, Billy parte em busca dos ciganos, contando com a ajuda do mafioso Richie Ginelli (Joe Mantegna).

A Maldição do Cigano não é um dos livros mais aclamados de Stephen King, ficando muito atrás quando comparado com Carrie e O Iluminado, por exemplo. Porém, a história de um homem que pode morrer de magreza causada por uma maldição é original e interessante. Holland percebeu seu potencial e transformou a história em um filme divertido, mas que, como acontece com a maioria das adaptações dos trabalhos de King, fica aquém da obra original.

No filme, acompanhamos um personagem central que está longe de ser um herói. William Halleck é um advogado que tem entre seus clientes e amigos um mafioso italiano. Logo no início do filme é mostrado um julgamento, do qual Ginelli é absolvido graças aos serviços de Billy – e não pela primeira vez. Conforme o filme avança e conhecemos os outros personagens, percebemos que todos são corrompidos: a esposa, o policial, o juiz, todos têm participação nos atos que levaram o velho cigano Tadzu Lempke a depositar sua maldição, e não temos como negar que ele não está completamente errado por fazê-lo. Não são raras as vezes em que testemunhamos impunidades e gostaríamos de fazer justiça com as próprias mãos, e é o que Lempke faz.

O filme segue, e Billy tenta encontrar os ciganos, que já saíram de Fairview, e reverter a maldição enquanto fica cada vez mais magro. Ver Billy definhando pode causar alguma piedade, mas, ao mesmo tempo, pensamos se o que está acontecendo é mais do que o merecido. Independente do sentimento, é difícil não ficarmos curiosos para saber se ele vai conseguir se livrar do problema. O advogado recebe a ajuda de Ginelli na empreitada, e ver o mafioso em ação, fazendo aquilo que gosta, como ele mesmo diz, rende algumas boas cenas.

A Maldição peca por dois motivos principais (e aqui começam os spoilers, tanto do filme como do livro). O primeiro deles é não mostrar o que acontece com Ginelli. No livro de King, depois de pegar a torta de morango com Lempke, Billy volta para o carro onde o mafioso estaria esperando, mas encontra somente sua mão decepada. Ginelli acaba sendo encontrado morto em um porão, seu corpo crivado de bolas metálicas. Gina teve sua vingança.

O segundo motivo é o final. Em exibições teste, o público gostou muito do filme, mas detestou o final, e Holland foi obrigado a alterá-lo. Sempre que questionado sobre o filme, Holland diz pensar que falhou como diretor e afirma que o final está errado, que tem um clima bem diferente do que aparece no livro de King. No longa, Billy descobre que a filha também comeu a torta e decide acabar com tudo comendo seu próprio pedaço, mas o tom da cena é bem mais descontraído do que deveria, deixando espaço até mesmo para um sorrisinho malicioso e uma piadinha por parte de Billy. De qualquer forma, é interessante ver como a maldição encontrou uma forma de se cumprir.

(fim dos spoilers)

Sem dúvidas A Maldição funciona melhor para quem não leu o livro, que aprofunda mais os personagens e faz Billy ter bem mais dificuldade para encontrar a caravana dos ciganos, porém não deixa de ser um filme divertido. E não deixem de reparar em King fazendo sua participação especial como o farmacêutico Bangor!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Sobre o Autor

17 Comentários

  1. Eu li o livro quando era adolescente e agora estou encantada em descobrir que tem o filme.

  2. Gostaria de assistir no you tube mas não consigo.

    1. Entrou na grade do Netflix esta semana!

  3. Um filme apenas razoável que contém alguns bons momentos em seu desenvolvimento. Essa é minha opinião.

  4. filme maravilhoso. a duras penas consegui o dvd vale muito a pena e o final contrariando os meus amigos infernautas e simplismente divino.

  5. Gostei dos 2, mas confesso que só li o livro depois e fiquei decepcionado em saber que o Mafioso morre, pois pelo menos para mim, Joe Mantegna arrebentou, e não parecia legal saber que ele morria… Uma boa adaptação, um abraço!

  6. O filme tem um final mais agradável que o do livro, porém quem reconhece SK por finais agradáveis?
    O filme é bom, o livro é ótimo. Só achei que, como todo filme eles o deviam fazer sem tantos cortes.

  7. tenho esse filme ja o vi muitas vezes acho bem agradavel,não tinha ideia que o gangster avia morrido.

  8. Gostei do filme quando assisti,mas concordo que o livro é bem melhor.
    Mto bom o texto,parabéns !

  9. Wow, que sessão nostalgia! Lembro que via este filme quando criança e morria de medo. Rs

  10. parabéns pelo ótimo texto.
    particularmente, gostei muito tanto do filme quanto do livro. Recomendo apenas que leiam o livro antes de ver o filme. abraços

  11. Eu li o livro e o filme é melhor na minha opinião, inclusive o final que é melhor que o do livro.

    1. Parece interessante,o filme e a resenha é bem legal e explicativa sem enrolação e frases babacas,vale a pena uma hora quem sabe dar uma olhada nesse filme !!

  12. Gostei muito do seu texto 🙂

  13. Eu era um pivete quando vi esse filme,é divertido. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *