Fragmentos do Horror (2017)

4
(1)
Fragmentos do Horror
Original:Fragments of Horror
Ano:2017•País:Japão
Páginas:224• Autor:Junji Ito•Editora: DarkSide Books

Nascido no Japão em 31 de julho de 1963, Junji Ito é um dos mais importantes mangakás de horror. Tendo iniciado sua carreira como protético dental, Ito desenhava durante as horas vagas até que, em 1987, submeteu sua primeira história em quadrinhos para a Gekkan Halloween, o primeiro mangá exclusivamente de terror a ser publicado no Japão, onde faturou uma menção honrosa. Isso fez com que Ito se dedicasse cada vez mais ao seu hobby, transformando o mangá em sua carreira.

Com temas recorrentes como o body horror, o colapso mental e da sociedade, Junji Ito se tornou um dos mais populares e importantes mangakás do horror, com destaque para suas obras Uzumaki e Gio que foram adaptadas para o cinema, mas quase nada de sua longa produção de histórias de horror chegaram ao Brasil. Sua primeira história a ser publicada por aqui foi Uzumaki, publicado em três partes pela Conrad entre Julho e Outubro de 2006. Seu estilo logo caiu no gosto dos fãs brasileiros que esperaram onze anos até que a DarkSide Books anunciasse a volta do mestre Ito às livrarias brasileiras com seu primeiro título da linha Tokyo Terror, a coletânea Fragmentos do Horror.

Com o capricho rotineiro da DarkSide Books, a edição de Fragmentos do Horror já chama a atenção logo de cara pelo acabamento gráfico. Com uma arte diferente oculta no verniz localizado na capa dura, o leitor já é alertado antes de abrir o mangá de que existem coisas ocultas sob a superfície das histórias contidas ali. A leitura da obra é no sentido tradicional dos mangás, da direita para a esquerda, e traz, além de oito contos de horror, um posfácio de autoria do próprio Junji Ito, onde o autor fala da sua dificuldade em retomar a produção de histórias de horror após algum tempo afastado do gênero.

Infelizmente, temos que concordar com o autor, pois a qualidade das histórias contidas em Fragmentos do Horror é bastante heterogênea. Não há histórias ruins nessa antologia, porém, algumas são nitidamente melhores que as outras, deixando clara a dificuldade de Ito a retomar sua produção horrorífica. Futon, a história que abre a coletânea, sobre um homem que passa o tempo todo coberto por seu futon com medo do que ele vê fora dele, é a mais fraca do volume, mas a partir dela o gibi engata a toda velocidade em direção acima, ou abaixo se preferir, e as histórias só melhoram.

Monstro de Madeira vem logo em seguida com uma estranha mulher que se aproxima de um velho homem e sua filha, mostrando interesse na casa histórica onde eles vivem. Aos poucos, a mulher demonstra um interesse sexual na casa e a história assume as características clássicas de uma HQ de Ito. Gola Rulê Vermelha, a terceira HQ, mostra um jovem amaldiçoado por uma feiticeira e que agora tem que segurar sua cabeça sobre o pescoço. A história é grotesca e divertida em alguns momentos e é o ponto de transição entre as duas primeiras histórias mais fracas e o que vem a seguir.

Em Suave Adeus, Junji Ito nos surpreende com um drama sobrenatural sobre saudade, bastante sensível e interessante, retratando uma história diferente de fantasmas. Principalmente quando contrastamos a nossa visão ocidental sobre a morte com a oriental retratada aqui pelo quadrinista. Dissecação-chan é uma das melhores histórias de Fragmentos do Horror e mostra a vida de uma garota obcecada por dissecar animais chegando ao ponto de, ela mesma, querer ser dissecada viva. É neste ponto do volume que Ito começa a demonstrar novamente porque se tornou uma lenda dos magás de horror com suas ideias absurdas que rendem histórias tão interessantes e grotescas.

Pássaro Negro, uma estranha história sobre o sobrevivente de um acidente em uma trilha pela floresta que é visitado todas as noites por uma mulher-pássaro, possui imagens aterradoras e conceitos interessantes, mas não está entre as melhores da coletânea, assim como Magami Nanakuse, sobre uma leitora que encontra a escritora de quem é fã e descobre da pior maneira de onde a autora tira suas ideias.

Encerrando o encadernado está A Mulher que Sussurra, o ponto alto de Fragmentos do Horror, sobre uma garotinha incapaz de tomar decisões ao ponto de sua família contratar uma jovem para auxiliá-la no dia-a-dia. Aos poucos, o relacionamento das duas se torna quase simbiótico e os resultados disso são os piores possíveis em se tratando de uma história de Junji Ito.

A DarkSide Books escolheu muito bem o título que abre sua linha Tokyo Terror e traz mais um ótimo acréscimo ao seu impecável catálogo. Podemos questionar a escolha de uma fonte serifada para os textos e a questionável capa dura que trava um pouco a abertura do gibi em alguns momentos e atribui um luxo desnecessário ao gibi, mas nada que impeça Fragmentos do Horror de se tornar um dos grandes lançamentos do gênero em 2017. Que a editora amplie sua linha com Hideshi Hino, Suehiro Maruo e tantos outros grandes nomes do horror japonês em quadrinhos num futuro próximo. Que venham mais mangás de horror para nossas livrarias!

Ficou interessado? Compre Fragmentos do Horror com desconto clicando AQUI.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Rodrigo Ramos

Designer por formação e apaixonado por HQs e Cinema de Horror desde pequeno. Ao contrário do que parece ele é um sujeito normal... a não ser quando é Lua Cheia. Contato: rodrigoramos@bocadoinferno.com.br

One thought on “Fragmentos do Horror (2017)

  • 30/09/2017 em 17:38
    Permalink

    A Mulher que Sussurra é uma história muito, muito triste!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *