2
(1)

Bandidos na TV
Original:Killer Ratings
Ano:2019•País:UK, Brasil
Direção:Daniel Bogado
Roteiro:Rodrigo Santos, Paul Gardner
Produção:Suemay Oram
Elenco:

Bandidos na TV é uma série documental da Netflix. Uma produção Inglaterra/Brasil, que retrata as investigações do Caso Wallace de Manaus no ano de 2009. Eu não sei vocês, mas eu nunca tinha ouvido falar desse caso. E quando vi o trailer da série a primeira coisa que veio na minha mente foi “O Abutre se inspirou nessa história” (veja mais aqui). Lembro que O Abutre me deixou com a sensação de que as atitudes do protagonista eram levadas ao extremo por representarem alegorias do jornalismo atual e da busca frenética por estar no topo, ter mais views. Nunca que aquilo seria real, não é mesmo? Ah, saudades da minha doce inocência perdida!

Wallace Souza era policial civil na década de 1980, mas foi desligado do cargo por ser acusado de desvio de combustível. Com o afastamento, tenta se candidatar a vereador de Manaus em 1996, mas não foi eleito. No mesmo ano inicia sua carreira “jornalística” como apresentador do programa Canal Livre, exibido por emissoras locais associadas a Band e SBT. O programa tinha aquele velho apelo sensacionalista no estilo de “Cidade Alerta” e “Aqui agora”. Com o sucesso do programa, Wallace passa a ser reconhecido como um tipo de justiceiro social: a população mais pobre o procurava para fazer denúncias de tráfico e confiavam mais na repercussão que o programa trazia do que em ações policiais. Tal ascensão levou o apresentador a se candidatar como deputado estadual no ano de 1998, eleito como o mais votado naquele ano.

Mesmo com a atuação política, o programa continuava, sendo apresentado pelo próprio Wallace ou seu irmão, Carlos Souza. Em 2008, começam a suspeitar das ações da equipe do programa: como eles conseguiam chegar sempre primeiro nas cenas de crime? E como tinham informações tão especificas sobre os assassinatos? Muitos atribuíam essa exclusividade aos amigos policiais que a família Souza possuía. Obtinham as informações de primeira mão. Mas será que era só isso mesmo?

Em 2009, o ex-policial, traficante e assassino, Moacir Jorge da Costa (Moa), ao ser preso por tráfico faz um relato em troca de proteção. Moa denuncia diversas ações do deputado, dizendo que Wallace seria o chefe de uma organização criminosa. Eles matavam traficantes, ocupavam seus territórios de atuação e noticiavam os assassinatos no Canal Livre por busca de audiência.

Com esse mote inicial a série vai trabalhar em sete episódios de aproximadamente uma hora todo o desenrolar das investigações desse caso, as pessoas envolvidas e a forma como tudo for noticiado no período. A premissa é muito boa, principalmente pela “originalidade” do caso. O problema foi o andamento narrativo trabalhado na série. Sete horas de produção foi um exagero. Três episódios ou um filme seria bem menos maçante. Você continua assistindo porque quer entender o que aconteceu, então a série te prende, mas usando alguns recursos dramáticos pobres: música alta quando alguém vai fazer uma revelação, texto mecânico/decorado por uma das fontes, TODOS os passos dados por Wallace no dia do julgamento. Como se alguma dessas nuances fossem mostrar algo perdido, que revelaria ao espectador mais atento o que não é mostrado, mas que na realidade só deixa tudo cansativo.

Mesmo com sua enrolação narrativa, a série acerta no modo como trata os acontecimentos. Ao fazer uma busca rápida na internet sobre esse caso, você vai encontrar opiniões divididas. De um lado, Wallace é culpado, um monstro psicótico. De outro, foi tudo um golpe político para apaziguar o sucesso de um deputado que não era bem visto por seus concorrentes. Tudo bem preto e branco. Bandidos na TV consegue trabalhar tudo de uma maneira mais “cinza”. O que é verdade nesse caso afinal de contas? Através de depoimentos de todos os lados, a série deixa um gosto amargo no final. Será que na política, em especial no Caso Wallace, é possível apontar culpados ou inocentes, ou todo mundo teria algum grau de envolvimento criminoso?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

1 comentário

  1. Eu vi este caso num episódio de uma série no canal ID chamada True Nightmares (Lendas Urbanas). Muito bom, tem no YouTube se quiser ver.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *