Dagon (2001)

4.8
(22)

Dagon
Original:Dagon
Ano:2001•País:Espanha
Direção:Stuart Gordon
Roteiro:Dennis Paoli, H.P. Lovecraft
Produção:Brian Yuzna
Elenco:Ezra Godden, Francisco Rabal, Raquel Meroño, Macarena Gómez, Brendan Price, Birgit Bofarull, Alfredo Villa, José Lifante, Javier Sandoval, Diego Herberg

Paul Marsh: O que acontece com todas as pessoas nesta cidade?
Ezequiel: Eles estão mudando. Mudando para ir para o mar.

Toda a etimologia que envolve o termo “Dagon” é tão fascinante que mereceria um estudo à parte. Entre traduções errôneas e usos adaptados, sabe-se que é uma referência a um deus adorado na antiga Síria e também no leste da Mesopotâmia e que sua passagem pela Bíblia e por literaturas universais fazem associação a um “deus-peixe“, o que permitiu a imaginação de um autor, deslumbrado pelos inimagináveis alcances marítimos e pela dificuldade de exploração, criar um mito apavorante no conto homônimo. H.P. Lovecraft escreveu “Dagon” em julho de 1917, como parte de sua escrita adulta, e teve a primeira publicação dois anos depois no periódico “The Vagrant“, para depois, em 1923, surgir nas páginas da “Weird Tales” já com algumas diferenças em sua edição.

Uma adaptação fiel à literatura seria improvável. A história é curta, tem apenas um personagem imerso em um pesadelo marítimo como oficial durante a Primeira Guerra Mundial. Quando sua embarcação é invadida por alemães, ele foge de bote ficando à deriva, entre devaneios, durante um tempo, até acordar encalhado sobre um lodo escuro, talvez oriundo de atividades vulcânicas próximas. Caminhando pela superfície, entre planícies e montes, depois de dias ele encontra um grande objeto sólido, uma espécie de monólito, em que hieróglifos aparecem talhados com referências a animais marinhos e homens, com características písceas, adorando uma entidade. E é ela que surge grandiosa da água, comparada a Polifemo (filho caolho de Poseidon), com longos braços escamosos, e vai em direção a ele, obrigando-o a uma fuga imediata até retornar à sua embarcação, concluindo seus relatos suicidas na cama de um hospital de São Francisco, onde expõe seu temor ao destino da humanidade, antes que alguma coisa abra a porta. “Deus, essa mão! A janela! A janela!

Assim, o roteiro de Dennis Paoli para o longa Dagon, de 2001, dirigido por Stuart Gordon, fez uso de uma outra história de Lovecraft, “The Shadow Over Innsmouth“, escrita em 1931, publicada como livro e fazendo parte dos Mitos de Cthulhu. Faz sentido, principalmente porque o enredo abriga algumas características que poderiam ser uma extensão de “Dagon“, como uma cidade costeira, próxima a Innsmouth, envolta em tradições e com um povo-peixe, com olhos que não piscam, guelras no pescoço e mãos palmadas. Sua fuga do local é bem parecida com a que acontece no filme, assim como algumas de suas descobertas nas páginas finais. E o melhor dessa mescla entre as duas histórias é o sentimento de repulsa diante de seres grotescos, relacionados ao mar – um dos ambientes comuns no inferno pessoal de Lovecraft.

O longa tem início em águas gélidas, com o pesadelo do protagonista Paul Marsh (Ezra Godden), que, durante uma exploração submersa, se depara com um estranho símbolo e uma sereia (Macarena Gómez, de As Bruxas de Zugarramurdi e Ninho de Musaranho), com um belo rosto e dentes afiados. Ele acorda na companhia da namorada Barbara (Raquel Meroño, de Mistério no Lago) e com o casal de amigos Vicki (Birgit Bofarull) e Howard (Brendan Price, de 11-11-11), durante um passeio de barco por uma região na costa da Espanha. Depois que a garota joga no mar o notebook de negócios do namorado, que exprime uma excelente condição financeira, uma tempestade atinge a embarcação, levando-a em direção a rochas. Com a inundação em processo, tendo Vicki a perna presa no acidente, Paul e Barbara vão de bote até uma cidade costeira, com estrutura de vilarejo rústico.

Inicialmente não encontram ninguém, apenas o som de um coro ao fundo. Caminhando pelas ruelas chegam a uma igreja, no instante em que a cantoria se encerra, e conversam com um padre (Ferran Lahoz), que sugere que um dos dois fique para buscar um telefone para ligar para a polícia e o outro vá com pescadores resgatar o casal de amigos na embarcação. Barbara vai até o hotel da cidade, apenas para ser recebida com frieza pelo atendente (José Lifante) e depois capturada. Sem encontrar Vicki e Howard, Paul retorna à cidade, já notando movimentações estranhas nas ruas e janelas sendo fechadas por moradores. Essa sequência até o momento em que se hospeda e é perseguido pelos cidadãos, com aparência de peixe, é bem parecido com o conto “The Shadow Over Innsmouth“.

Paul terá que se esconder em diversos ambientes, contando com a ajuda apenas do ex-padre Ezequiel (Javier Sandoval, falecido antes do lançamento), enquanto busca sinais de sua namorada e conhecidos, além de uma maneira de sair dali. Sensações perturbadoras de claustrofobia irão acompanhar o infernauta nessa jornada por uma comunidade que se entregou à entidade Dagon para prosperar na pesca e economia local. A tal sereia também voltará a aparecer, enxergando em Paul uma relação com uma profecia e conexão com o passado, mas uma perspectiva pessimista será inevitável.

Stuart Gordon faz um ótimo trabalho como diretor, contando com o bom roteiro de Dennis Paoli, com atenção ao já conhecido universo de Lovecraft. Faz parte daqueles filmes que envolvem cidades pequenas, com suas esquisitices religiosas e devoção a seres bizarros, a partir de suas próprias lendas. É claro que alguns efeitos especiais, principalmente na revelação do monstrengo principal, deixam a desejar, porém os efeitos de maquiagem são interessantes, com respeito às descrições do autor. Também vale menção a construção do personagem de Ezra Godden, que, com uma camiseta da faculdade Miskatonic, também revela uma aparência que remete a Herbert West, além de contar com sua boa atuação.

Mesmo após mais de vinte anos, Dagon se mostra um ótimo exemplar da filmografia inspirada em Lovecraft. Infelizmente é uma das poucas referências após o novo milênio à escrita lovecraftiana, sendo que grande maioria não soube fazer jus ao mestre do horror literário.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 22

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Marcelo Milici

Professor e crítico de cinema há vinte anos, fundou o site Boca do Inferno, uma das principais referências do gênero fantástico no Brasil. Foi colunista do site Omelete, articulista da revista Amazing e jurado dos festivais Cinefantasy, Espantomania, SP Terror e do sarau da Casa das Rosas. Possui publicações em diversas antologias como “Terra Morta”, Arquivos do Mal”, “Galáxias Ocultas”, “A Hora Morta” e “Insanidade”, além de composições poéticas no livro “A Sociedade dos Poetas Vivos”. É um dos autores da enciclopédia “Medo de Palhaço”, lançado pela editora Évora.

4 thoughts on “Dagon (2001)

  • 31/08/2023 em 20:40
    Permalink

    É de longe a melhor adaptação de Lovecraft, apesar de achar os diálogos bem ruins.

    Resposta
    • 20/09/2023 em 17:37
      Permalink

      tipo the Void é otimo, e in mounth of a madness também e muito bom, vou procurar esse dagon para ver em algum lugar.

      Resposta
  • 31/08/2023 em 18:37
    Permalink

    Esse filme foi uma das inspirações para o jogo Resident Evil 4.

    Resposta
    • 17/04/2024 em 11:55
      Permalink

      O filme tem muita vibe de Resident Evil 4, até as vozes que os monstros fazem lembra os Ganados, gostei muito do que vi, Stuart Gordon deixa saudades.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *