Tumbbad (2018)

5
(6)

Tumbbad
Original:Tumbbad
Ano:2018•País:Índia, Suécia
Direção:Rahi Anil Barve, Anand Gandhi, Adesh Prasad
Roteiro:Rahi Anil Barve, Anand Gandhi, Adesh Prasad
Produção:Sohum Shah, Aanand L. Rai, Anand Gandhi, Mukesh Sha, Amita Shah.
Elenco:Sohum Shah, Jyoti Malshe, Anita Date-Kelkar, Ronjini Chakraborty, Deepak Damle.

O jovem Vinayak vive na pobreza com seu irmão mais novo e sua mãe na vila de Tumbbad, servindo a um senhor local, com a promessa de receber uma moeda de ouro que fica diante do ídolo de Hastar, em sua mansão decadente. A mãe de Vinayak cuida de Sarkar (o tal senhor), até mesmo presta favores sexuais e também alimenta e cuida de uma mulher muito idosa, uma antepassada distante de Sarkar, misteriosa e assustadoramente viva. A morte de Sarkar desencadeia uma sequência de acontecimentos que culminam com a morte de Sadashiv, o irmão mais novo de Vinayak, e faz com que sua mãe fale para que ele deixe Tumbbad e não volte nunca mais. Abalado por tudo que aconteceu, o jovem Vinayak vai embora.

Mas, ainda lembrando do tesouro que estaria escondido na mansão em ruínas de Sarkar, Vinayak volta a Tumbbad quinze anos depois, em busca da riqueza que acredita ser sua por direito. E é a partir de então que começa uma história sombria e terrível sobre Tumbbad, amaldiçoada por cultuar um deus proibido, sobre as ruínas malditas que escondem o ventre da deusa da fertilidade e por abrigar um mal mais antigo que qualquer pessoa é capaz de lembrar.

Tumbbad é um conto de terror sobre ambição, ganância e profanação, com um roteiro baseado no popular livro de Narayan Dharap, conhecido na Índia. Ele apresenta uma história fictícia de folclore, sobre um deus que não deve ser registrado ou escrito; e todas as consequências de se desrespeitar esta imposição divina são mostradas de forma bastante assustadora. A trama acompanha Vinayak, que, no início, é a voz que narra sobre Hastar e a maldição de Tumbbad, e que acompanhamos durante toda sua vida, em sua fuga e retorno à cidade, sua busca pelo tesouro e as coisas terríveis que faz para consegui-lo.

Uma produção indiana e sueca um tanto complexa de se fazer, que levou seis anos ao todo, entre filmagens e refilmagens, contornos e acertos. Pela história, a vila de Tumbbad é amaldiçoada com uma chuva constante, e para dar mais peso e veracidade, a produção optou por filmar as cenas externas durante a época de monções, quando chove incessantemente no local, por exemplo. E tudo isso sem um grande orçamento e sem o apoio de um grande estúdio. Os efeitos especiais são poucos e sutis, exceto quando não são. Boa parte dos efeitos práticos é, ao mesmo tempo, pavorosa e bonita esteticamente, apesar de uma pequena exceção no que diz respeito a uma utilização de computação gráfica com uma determinada criatura.

Seus realizadores conseguiram fazer um filme sombrio e denso, com um clima de lenda ou conto de folclore narrado por alguém que quer nos assustar numa noite escura, onde tudo é estranho, sombrio e fantasmagórico, com elementos psicológicos e de clima misturados de forma muito equilibrada com horror sobrenatural. Tudo em Tumbbad tem um tom caindo mais para o sombrio e o maligno, o protagonista não é exatamente uma boa pessoa, assim como praticamente ninguém com quem ele se encontra e se associa. Mesmo quando bem intencionado ou com uma boa justificativa para fazer o que faz, tem algo que não é exatamente correto naquela pessoa. Uma escolha proposital do roteiro e do diretor, para nos mostrar como a ganância que permeia a vila e as ruínas mancha e corrompe a todos que se aventuram por lá.

Uma produção fantástica e assustadora, excelente exemplar do cinema indiano, uma boa lembrança de que nem todos filmes de lá são de Bollywood, o estilo mais famoso, com seus diversos (e famosos) elementos, como visual colorido, exagero, músicas e números dançantes (entre muitos outros). Tumbbad é exatamente o oposto (e sem música ou dança), um terror sobrenatural assustador, escuro e sombrio, com personagens realistas e complexos que entram na trama amaldiçoada com poucas esperanças de um final feliz.

O filme recebeu diversos prêmios na Índia e em outros países, inclusive sendo o primeiro filme indiano a abrir o Festival Internacional de Cinema de Veneza, em 2018. Tumbbad é uma ótima oportunidade de se conhecer o cinema de terror feito da Índia, um exemplar perfeito de uma história horrenda de terror sobrenatural que usa como base o folclore regional (ainda que inventado), apresentado num estilo visual e de narrativa bem diferente do cinema norte-americano ou europeu.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Rogerio Saladino

Rogerio Saladino é escritor, jornalista, editor, tradutor e autor, atuando nas áreas de quadrinhos, literatura, RPG e cultura pop. Um entusiasta do terror em todas suas formas e, inexplicavelmente, adora a série Puppetmaster, mesmo consciente da sua qualidade duvidosa.

3 thoughts on “Tumbbad (2018)

  • 28/08/2023 em 16:17
    Permalink

    A resenha foi uma das primeiras coisas que vi quando entrei no ceu azul hoje, caiu feito uma luva e foi meu filme do almoço. Eu simplesmente amei, tenho um fraco por folk horror e amei a indicação!

    Resposta
  • 21/08/2023 em 00:34
    Permalink

    Ótima resenha, deu muita vontade de assistir. Sabe em qual streaming está disponível? Grato.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *