Segredos do Passado
Original:The Dry
Ano:2020•País:Austrália, EUA, UK Direção:Robert Connolly Roteiro:Robert Connolly, Harry Cripps, Jane Harper, Samantha Strauss Produção:Eric Bana, Robert Connolly, Steve Hutensky, Jodi Matterson, Bruna Papandrea Elenco:Eric Bana, Genevieve O'Reilly, Keir O'Donnell, John Polson, Julia Blake, Bruce Spence, Matt Nable, James Frecheville, Jeremy Lindsay Taylor, Joe Klocek, BeBe Bettencourt |
Eric Bana estrela este thriller policial dramático, inspirado na literatura de mistério de Joana Harper. Trata-se de uma produção que estabelece conexões com o passado do protagonista como ferramenta no auxílio de uma investigação improvável. Em outras palavras, o agente federal Aaron Falk (Bana) basicamente tropeça em um crime, e precisa confrontar a relutância local devido a uma tragédia ocorrida em sua juventude. O longa Segredos do Passado tem a boa direção de Robert Connolly, a partir de um roteiro dele próprio em parceria de Harry Cripps, e encontra-se disponível para os assinantes do Prime.
No enredo, Aaron Falk retorna à sua cidade natal Kiewarra, em Victoria, para o funeral de um amigo de infância, Luke Hadler (Martin Dingle Wall), que, pela sangrenta imagem inicial, teria assassinado a esposa Karen (Rosanna Lockhart) e seu filho Billy (Jarvis Mitchell), partindo para um local ermo, onde se suicidou. Os pais de Luke, Gerry (Bruce Spence, de Mad Max 2 e 3) e Barb (Julia Blake), não acreditam nessa possibilidade, por todo amor que ele sempre demonstrou pela família, e pedem para Aaron, somente de passagem, fazer uma investigação mais aprofundada. Ele promete olhar os relatórios apenas por cima, sem se intrometer com o ocorrido, deixando a procura para o sargento Greg Raco (Keir O’Donnell, de Dominação, 2016).
Além dessa tragédia, Aaron convive com uma: quando ele era adolescente, tendo como amigos Luke (Sam Corlett), Gretchen (Claude Scott-Mitchell) e Ellie (BeBe Bettencourt), ele ficou abalado com a morte desta última, afogada em um riacho. Alegando ter estado com Luke no momento da morte, os pais de Ellie e os moradores locais o consideraram mentiroso, expulsando-o da cidade. Em constantes flashbacks, o passado é apresentado aos poucos, com a convivência do grupo em passeios pela região, e até o interesse de Aaron por Ellie. Em seu retorno à cidade, Aaron volta a ser hostilizado por várias pessoas, enquanto conversa com os locais para entender o que teria levado Luke a cometer o crime.
Teria Aaron participado ou testemunhado a morte da garota e guardado esse segredo do passado? Ou seria Luke em uma ação de insanidade, algo que teria retornado agora no presente? Estas e outras perguntas serão respondidas de maneira cadenciada, na interação do agente federal com pessoas próximas incluindo Gretchen (Genevieve O’Reilly, de Rogue One: Uma História Star Wars, 2016), que também possui seus próprios segredos. Outros personagens também terão importância no processo investigativo como o valentão Grant (Matt Nable) e o diretor da escola Scott Whitlam (John Polson), a partir de algumas pistas apresentadas aos poucos.
Segredos do Passado segue o estilo de O Diabo de Cada Dia e outros thrillers ambientados em cidades pequenas, e que são desvendados sem grandes confrontos. Não há um assassino em série, com mais mortes, nem sangue em profusão. É um drama de investigação, mas que prende o espectador à narrativa até sua conclusão. O título original, The Dry (A Seca), refere-se à cidade, que, quando Aaron chega ao local, está passando por um longo período sem chuvas, com plantações e animais morrendo, solos danificados e um calor excessivo. É um detalhe importante na trama, ainda mais no último ato.
Depois desse interessante Segredos do Passado, o agente Aaron Falk apareceria novamente agora em 2024 com o lançamento do filme The Dry 2: Força da Natureza, colocando-o novamente em outro mistério de investigação com Eric Bana mais uma vez se mostrando adequado para assumir o personagem.