4.3
(4)

O Corvo Negro
Original:The Black Raven
Ano:1943•País:EUA
Direção:Sam Newfield
Roteiro:Fred Myton
Produção:Sigmund Neufeld
Elenco:George Zucco, Wanda McKay, Noel Madison, Robert Livingston, Byron Foulger, Charles Middleton, Robert Middlemass, Glenn Strange, I. Stanford Jolley, Jimmy Aubrey

O Corvo Negro (The Black Raven, EUA, 1943), dirigido por Sam Newfield, é um filme de baixo orçamento da pequena produtora “PRC” (Producers Releasing Corporation), com fotografia em preto e branco e estrelado pelo ator inglês George Zucco, nome conhecido e associado ao cinema de horror de orçamentos reduzidos, especialmente nos anos 40 do século passado. Tem também a presença do grandalhão Glenn Strange, dono de um currículo imenso com centenas de filmes “B” e o papel do monstro em A Mansão de Frankenstein (1944).

Disponível no Youtube com a opção de legendas em português, o filme é curto com apenas 61 minutos e mostra a história de um hotel chamado “The Black Raven” (do título), de propriedade de Amos Bradford (George Zucco), localizado na fronteira com o Canadá e que é conhecido por facilitar a fuga de criminosos para esse país. Numa noite gelada de forte tempestade que destruiu uma ponte e alagou as estradas, várias pessoas são obrigadas a se hospedarem no sinistro hotel.

São elas, o violento gangster fugitivo da polícia Mike Bardoni (Noel Madison); o amedrontado estelionatário Horace Weatherby (Byron Foulger), carregando uma mala com grande quantia de dinheiro roubado; o jovem casal formado por Allen Bentley (Robert Livingston) e Lee Winfield (Wanda McKay), fugindo para se casarem no Canadá; e o pai da moça, Tim Winfield (Robert Middlemass), poderoso político corrupto que está perseguindo a filha por não aprovar o casamento. Ainda tem o ajudante geral do hotel, o atrapalhado Andy (Glenn Strange), que garante alguns alívios cômicos, e um ex-presidiário, Whitey Cole (I. Stanford Jolley), que está atrás de vingança contra Bradford devido uma parceria criminosa mal sucedida.

Depois que assassinatos misteriosos começam a ocorrer nos quartos e porões escuros do hotel, com vários suspeitos, surge o xerife (Charles Middleton, o Imperador Ming de Flash Gordon, 1936) para investigar e tentar solucionar o caso.

Como apreciador de filmes bagaceiros antigos de horror e ficção científica, tenho preferência pelas produções das décadas de 1950 e 1960, com filmes mais ousados e exagerados no escapismo, mais sangue e monstros bizarros, considerando os anos 40 um período menos fértil com filmes explorando histórias ingênuas com ritmos mais arrastados.

O Corvo Negro não foge muito dessa característica e tem como grande destaque a presença de George Zucco como um vilão “justo” que tenta ajudar o casal de jovens em fuga do pai dominador da moça. Temos aqui alguns assassinatos, um mistério envolvendo uma grande quantia de dinheiro e a investigação da autoria das mortes, num ambiente com atmosfera sombria e tensão ainda mais carregada pela presença de uma tempestade torrencial.

É um filme de mistério com elementos sutis de horror e alguns toques de humor, que até possui um diferencial em relação aos vários outros similares do mesmo período, na questão de uma narrativa menos lenta, com a movimentação dos personagens em meio aos assassinatos no hotel.

Entre as curiosidades, é uma refilmagem de The Rogues Tavern (1936), e o ator George Zucco (1886/1960) é um nome reconhecido pelos papéis de vilão ou “cientista louco” em vários filmes de horror com pequenos orçamentos como O Gato e o Canário (1939), A Mão da Múmia (1940), A Bela e o Monstro (1941), O Monstro Sinistro (1942), A Tumba da Múmia (1942), O Abutre Humano (1943), Vingança do Túmulo (1943), Mistério da Magia Negra (1944), A Sombra da Múmia (1944), A Volta do Homem Gorila (1944), entre outros, ao lado em alguns casos, de ícones como Bela Lugosi e John Carradine.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *