O Segredo do Monstro (1942)

4.7
(7)

O Segredo do Monstro
Original:The Undying Monster
Ano:1942•País:EUA
Direção:John Brahm
Roteiro:Lillie Hayward, Michael Jacoby, Jessie Douglas Kerruish
Produção:Bryan Foy
Elenco:James Ellison, Heather Angel, John Howard, Bramwell Fletcher, Heather Thatcher, Aubrey Mather, Halliwell Hobbes, Matthew Boulton, Harry Carter, Alec Craig

“Hammond Hall, na virada do século, quando o antigo mistério do monstro de Hammond enfim foi revelado para toda a Inglaterra. Esse mistério, apesar de ter virado uma lenda em 1900, foi de fato, uma verdadeira tragédia, e uma constante ameaça para as vidas dos amaldiçoados membros da Casa de Hammond.”

Depois da produtora americana Universal lançar em 1941 o clássico O Lobisomem (The Wolfman) com Lon Chaney Jr., no ano seguinte a 20th Century Fox deu sua resposta com o bem menos badalado O Segredo do Monstro (The Undying Monster), dirigido pelo alemão John Brahm e com roteiro de Lillie Hayward e Michel Jacoby, baseados em livro homônimo de Jessie Douglas Kerruish.

Uma aristocrática família inglesa é atormentada pela lenda de um monstro assassino que age nas noites geladas, um membro ancestral que teria vendido sua alma ao diabo e que precisaria de sacrifícios humanos para prolongar sua vida, mantendo-se escondido num quarto secreto da mansão.

Nesse cenário lúgubre e depressivo, um casal de irmãos formado por Oliver Hammond (John Howard) e Helga (Heather Angel), precisa lidar com a ameaça mortal de uma criatura sobrenatural que ronda seu casarão localizado no alto de um penhasco à beira do mar.

Após mais um ataque misterioso da fera, que deixou Oliver ferido, uma dupla de detetives da polícia é acionada para investigar o caso, formada por Robert Curtis (James Ellison) e Cornelia Christopher, ou “Christy” (Heather Thatcher).

No desenrolar da investigação, com o surgimento de pistas e evidências, análises de exames laboratoriais, revelações de informações históricas e diversas suposições sobre o mistério dos ataques violentos, surgem suspeitos como o médico da família Dr. Jeff Colbert (Bramwell Fletcher) e o sinistro mordomo Walton (Halliwell Hobbie), e segredos antigos são revelados.

O Segredo do Monstro é um filme bem curto (só 63 minutos) lançado numa década menos expressiva para o cinema de horror, pois os anos 40 do século passado foram menos produtivos num momento de relativa decadência do gênero, que se reergueria a partir das décadas seguintes. Ele está situado no tema de licantropia, e além de explorar uma história com um dos monstros populares do horror, também apresenta investigação policial no estilo “noir”, com elementos tradicionais como a maldição familiar, a mansão gótica sinistra, os ambientes externos envoltos em névoa e a especulação de uma criatura sobrenatural espreitando nas sombras.

A investigação é interessante, apesar de previsível, e certamente os destaques são os elementos góticos e a atmosfera sombria. O ponto baixo é a personagem da policial Christy, que é a responsável pelos desnecessários alívios cômicos nos momentos de tensão, e que infelizmente não funcionam nem deveriam existir.

Na Inglaterra o filme recebeu o título original alternativo The Hammond Mystery. E foi lançado em DVD no Brasil como material extra pela Versátil na coleção Lobisomens no Cinema, que tem mais outros quatro filmes no tema.

“Quando as estrelas estão brilhantes em uma noite de neve, cuidado com a maldição na estrada de pedra.”

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Juvenatrix

Uma criatura da noite tão antiga quanto seu próprio poder sombrio. As palavras são suas servas e sua paixão pelo Horror é a sua motivação nesse Inferno Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *