Vingança do Túmulo (1943)

5
(3)

Vingança do Túmulo
Original:Dead Men Walk
Ano:1943•País:EUA
Direção:Sam Newfield
Roteiro:Fred Myton
Produção:Sigmund Neufeld
Elenco:George Zucco, Mary Carlisle, Nedrick Young, Dwight Frye, Fern Emmett, Robert Strange, Hal Price, Sam Flint, Jimmy Aubrey, Rube Dalroy, Frank Matts

“Vocês, criaturas da noite, como podem se certificar que a profundidade insondável da noite não esconde nada? Por que reduzir as legiões do mal a meros frutos da imaginação, a pretexto de que a sua mente estreita negaria a sua existência? Uma história sussurrada com angústia ao longo dos séculos, uma lenda aproxima as bruxas, lobisomens, vampiros e os lacaios do diabo. Levada nas asas escuras da noite, para a comunhão odiosa do sabbath das bruxas.”

Vingança do Túmulo (Dead Men Walk, EUA, 1943) tem direção de Sam Newfield, produção da PRC (Producers Releasing Corporation), fotografia em preto e branco e é estrelado pelo ator inglês George Zucco, nome associado ao cinema fantástico de baixo orçamento, principalmente da década de 1940. Está disponível no Youtube com a opção de legendas em português.

Ambientado numa pequena cidade, George Zucco é o físico Dr. Lloyd Clayton, que tem um irmão gêmeo chamado Elwyn envolvido com ocultismo, feitiçaria e vampirismo. Depois de morto e enterrado, ele é ajudado pelo servo Zolarr (Dwight Frye), que resgata seu caixão para retornar ao mundo dos vivos e colocar em prática um plano de vingança contra o irmão e também assediando a sobrinha Gayle (Mary Carlisle), que fica doente. Para tentar salvá-la, o Dr. Clayton recebe o auxílio do noivo dela, o Dr. David Bentley (Nedrick Young), e precisa convencer o xerife Losen (Hal Price) e um grupo de aldeões furiosos que o responsável por mortes misteriosas na região é seu irmão gêmeo vampiro.

Filmado em apenas seis dias, o roteiro de Fred Myton é bem simples e previsível, numa história curta de 64 minutos, narrativa lenta, atmosfera sombria sutil e com os clichês característicos do gênero. É apenas mais um filme menor perdido entre vários outros similares do mesmo período, com o diferencial da presença de George Zucco (1886 / 1960), ator reconhecido pelos papéis de vilão ou “cientista louco” em diversos filmes de horror com pequenos orçamentos, como O Gato e o Canário (1939), A Mão da Múmia (1940), A Bela e o Monstro (1941), O Monstro Sinistro (1942), A Tumba da Múmia (1942), O Abutre Humano (1943), O Corvo Negro (1943), Mistério da Magia Negra (1944), A Sombra da Múmia (1944), A Volta do Homem Gorila (1944), entre outros, ao lado, em alguns casos, de ícones como Bela Lugosi e John Carradine. Ele também esteve no elenco de A Mansão de Frankenstein (1944), junto com Boris Karloff e Lon Chaney Jr.

Curiosamente foi um dos últimos filmes do ator Dwight Frye (1899 / 1943), que interpreta o servo do vampiro Elwyn, e que também teve papel similar nos clássicos de 1931 da produtora “Universal”, Frankenstein e Drácula.

“Vampiros! Criaturas do diabo, nem mortos nem vivos. De dia eles descansam nas suas sepulturas, mas à noite caminham entre os vivos.”

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Juvenatrix

Uma criatura da noite tão antiga quanto seu próprio poder sombrio. As palavras são suas servas e sua paixão pelo Horror é a sua motivação nesse Inferno Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *