A Tribo (2009)

0
(0)
A Tribo
Original:Throttle
Ano:2009•País:EUA
Páginas:70• Autor:Stephen King e Joe Hill•Editora: Arqueiro

Aqui no Boca do Inferno já falamos sobre vários filmes que envolvem perseguições na estrada. Olhos Famintos é um exemplo: um casal de irmãos é seguido por um caminhão dirigido por uma criatura sobrenatural. Já em Comboio do Terror, único filme dirigido por Stephen King e baseado em um conto próprio, caminhões ganham vida própria e passam a ter um comportamento homicida. Um dos principais exemplos e a maior inspiração para A Tribo, porém, é Encurralado, lançado por Steven Spielberg em 1971 e baseado no conto Duel, escrito por Richard Matheson.

Stephen King e seu filho, Joe Hill, se uniram para escrever um conto para a antologia He Is Legend: An Anthology Celebrating Richard Matheson, relembraram as muitas noites em que assistiram a Encurralado juntos. Adicionaram a isso o fato de os dois serem apaixonados por motocicletas e o resultado foi A Tribo, publicado em 2009.

Com enredo simples, o conto acompanha uma gangue de motoqueiros chamada A Tribo, que acaba de ter um negócio envolvendo drogas e uma quantia considerável em dinheiro estragado, o que causa atritos entre os membros, especialmente o líder Vince e seu filho rebelde, Race, quem trouxe o esquema furado ao grupo. Em uma parada na estrada, os dois discutem o acontecido e não conseguem entrar em um acordo sobre o que fazer em seguida. A conversa é ouvida por um motorista de caminhão que passa a persegui-los na estrada, aparentemente sem motivo. A partir daí, a gangue deve fazer o possível para se livrar da máquina que promete atropelar todos sem dó.

A Tribo é um thriller intenso: a ação não demora a começar e mantém o leitor preso até o fim. A escrita de King e Hill é harmoniosa, pai e filho funcionam bem juntos. Os dois conseguiram criar personagens com quem simpatizamos, mesmo sabendo que não são muito boas pessoas. Isso se dá tanto pela situação em que os motoqueiros se encontram, como vítimas impossibilitadas de se defender, como pelo relacionamento que mantêm entre si: mais que companheiros de estrada, A Tribo é uma família disposta a tudo para proteger uns aos outros, inclusive arriscar a própria vida.

A Tribo ganhou uma versão em quadrinhos em fevereiro de 2012, intitulada Road Rage: Throttle. Em dois volumes, a HQ lançada pela IDW conta ainda com a adaptação do conto Duel e com capas especiais em que Joe Hill e Stephen King aparecem pilotando motos e caminhões. Infelizmente, essa versão ainda não chegou ao Brasil.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Silvana Perez

Escolheu alguns caminhos errados e acabou vindo parar na Boca do Inferno em 2012. Apresenta o podcast do site, o Falando no Diabo, desde 2019. Fez parte da curadoria e do júri no Cinefantasy. Ainda fala de feminismos no Spill the Beans e de ciclismo no Beco da Bike.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *