Acampamento Sangrento 2, a estreia de Jason Voorhees!

Sexta-Feira 13 - Parte 2 (1981) (4)

Depois do sucesso surpreendente do primeiro, uma sequência foi mais do que inevitável. Mas, ninguém esperava duas coisas: 1) como o segundo filme conseguiu um lançamento tão rápido, apenas um ano depois? 2) como conseguiram superar as expectativas e fazer um filme AINDA MELHOR do que o primeiro?

O interessante do segundo filme é que ele segue fielmente a história do original. Alice Hardy (Adrienne King), que havia sobrevivido no filme anterior, retorna para uma pequena e mortal participação na cena de abertura. Desta vez, acompanhamos uma figura masculina se aproximando da casa até o fim trágico da personagem, que, inclusive, encontra a cabeça da Sra.Voorhes na geladeira pouco antes de ser assassinada.

Aqui cabem algumas curiosidades. Depois do filme, a atriz Adrienne King passou a ser ameaçada de morte e perseguida por um lunático entre o primeiro e o segundo filme. Desistiu da carreira de atriz, mesmo tendo adquirido alguns elogios. A cena serviu de inspiração para o filme Pânico, que inclusive cita a franquia no quiz mortal.

Sexta-Feira 13 - Parte 2 (1981) (2)

Passou-se algum tempo após o assassinato dos monitores do primeiro filme. É óbvio que o filme não poderia se passar em Crystal Lake. Corretamente, o roteirista Ron Kurz, que contou com a colaboração do diretor Steve Miner (que participou efetivamente do primeiro filme), seguiu à risca a história. Um grupo de monitores em treinamento passa a ser perseguido e assassinado por ninguém menos que Jason Voorhes, que não morreu afogado, esteve todo o tempo numa velha cabana no meio da mata.

Aqui temos um Jason magro, ágil (corre o tempo todo), que usa um saco cobrindo o rosto e um dos olhos, provavelmente para esconder seu aspecto monstruoso, sua deformidade. A máscara de hóquei só apareceria no terceiro filme!

Só vemos o corpo inteiro de Jason quase na sequência final. Ele luta, sobe em cima de um carro, corre pela mata…enfim, um Jason de trinta anos!

Sexta-Feira 13 - Parte 2 (1981) (1)

As mortes são mais violentas, pois há a presença física do assassino, mas são menos gráficas. Claro…não temos mais Tom Savini. Aliás, a maquiagem do Jason no final do filme é ruim demais. Mantém a feiura, mas sem qualidade visual. O melhor assassinato é o do rapaz da cadeira de rodas que leva um facão no olho e cai de uma gigantesca escadaria. Mas, também merece destaque a do casal pregado à cama com uma lança.

Steve Miner dirigiu corretamente o filme, mesclando cenas reais de perseguição na mata, com tomadas bem feitas do lago. Com destaque para o momento em que a jovem se tranca no banheiro e tenta fugir pela janela, encontrando o próprio Jason, que lhe dá (e a nós também) um baita susto – uma bela seqüência sem cortes. Aliás, a jovem em questão é a conhecida Amy Steel, que depois faria outro slasher, A Noite das Brincadeiras Mortais.

Sexta-Feira 13 - Parte 2 (1981) (3)

Aqui temos novamente o Crazy Ralph, alertando os jovens dos perigos do local. Ele diz em voz gutural: “os outros não quiseram me ouvir…” Pena que o personagem tem vida curta, pois poderia trazer bons momentos no futuro, embora seja eternamente lembrado como o “homem que avisa da maldição e dos perigos“.

Mas, o maior destaque na continuação fica a cargo do momento Psicose, quando Ginny (Amy Steel) finge ser a mãe de Jason e o parabeniza pelo trabalho realizado. Aqui temos mais uma participação de Betsy Palmer em boa atuação!

Amy Steel
Amy Steel

Uma sequência que imortalizaria Jason Voorhees como o vilão das Sextas-Feiras 13 até se tornar realmente imortal!

Contagem de Corpos

Assassino: Jason Voorhees
1 : Alice – picador de gelo na têmpora
2 : Crazy Ralph – enforcado com arame na árvore
3 : Policial – martelada na parte de trás da cabeça
4 : Scott – garganta cortada com facão
5 : Terry – esfaqueada
6 : Mark – facada no meio da cara…
7 : Jeff e
8 : Sandra – empalados por uma lança grande…
9 : Vickie – esfaqueada
10 : Paul – desaparece, provavelmente morreu…

(Visited 392 times, 2 visits today)
Marcelo Milici

Marcelo Milici

Fundou o Boca do Inferno em 2001. Formado em Letras, fez sua monografia sobre o Horror Gótico na Literatura. É autor do livro "Medo de Palhaço", além de ter participado de várias antologias de horror!

5 comentários em “Acampamento Sangrento 2, a estreia de Jason Voorhees!

  • 30/07/2016 em 00:13
    Permalink

    Acampamento Sangrento ou Sexta-Feira 13????

    Resposta
  • 08/03/2016 em 14:44
    Permalink

    Estou assistindo agora no FX, para mim é o melhor da série, junto com o primeiro.
    A sequência da atriz Amy Steel fingindo ser a mãe de Jason, é uma das minhas preferidas da série.

    Resposta
  • 24/03/2015 em 00:50
    Permalink

    prefiro jason Humano do que o zumbificado…era mais assustador..

    Resposta
  • 13/03/2015 em 23:56
    Permalink

    Amo sexta-feira 13. espero um novo filme q traga o bom da historia novamente :3

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien