O Dia das Bruxas na Cidade dos Anjos

Conhecendo a casa de A Hora do Pesadelo
Conhecendo a casa de A Hora do Pesadelo

Prezado infernauta, venho pedir licença para utilizar este espaço tão democrático que deve ser de críticas e novidades para compartilhar uma experiência muito particular minha.  Assim como todos vocês, ou pelo menos a maioria, eu sou grande fã de filmes de horror. Não creio que isso seja novidade ou motivo de uma publicação específica. Mas o fato de gostar muito de obras do gênero me fez ir além de apenas assistir e escrever sobre filmes e me fez pesquisar o gênero.

Hoje sou doutorando e pesquiso filmes de horror. Isso significa que meu mestrado foi sobre filmes de horror e também significa que muita gente das universidades olha esquisito para mim pela escolha do meu objeto de pesquisa. Mas este é um outro assunto. O fato de ser pesquisador me fez viajar recentemente para Los Angeles e, por uma feliz coincidência do destino, minha viagem aconteceu durante o período de Halloween e ainda consegui passara o Dia das Bruxas por lá.

Vou então tentar passar um pouco desta experiência para vocês e já começo dizendo que qualquer fã de filmes de horror deveria tentar passar um Halloween nos Estados Unidos pelo menos uma vez na vida. O clima do local simplesmente muda na última semana de outubro com bares, lojas e casas decoradas para a ocasião.

Halloween (1)

Aqui no Brasil é comum ter cursos de inglês decorado para o Dia das Bruxas. Em Los Angeles era praticamente perceptível a importância da data em todos os lugares, de bares localizados em Hollywood, vizinhanças elegantes em Beverly Hills, lojas na Rodeo Drive e no subúrbio. Por sinal, existe uma grande diferença entre passar Halloween em uma área central e turística e passar a noite no subúrbio. As duas opções são muito interessantes.

O dia de Halloween começa com muita movimentação nas lojas de fantasias. Alguém se lembra do filme Contos do Dia das Bruxas? Existe uma sequencia logo no começo quando a personagem da Anna Paquin está comprando fantasias com as amigas em uma loja. Eu me senti no próprio filme, pois estava em uma loja bastante extensa e com muitas opções, de capas de vampiros até fantasias caras e que funcionariam em qualquer filme de horror. Com a minha fantasia de vampiro, fui circular pela vizinhança e boa parte das pessoas já estavam fantasiadas. Aliás, muita gente já saia da loja fantasiada.

Halloween (2)

Mas o bom do Halloween é claro o anoitecer. Coloquei minha fantasia de vampiro e fui circular pela vizinhança. E para minha surpresa, me deparei com as cenas mais do que conhecidas que vemos em filmes com casas decoradas com abóboras e crianças batendo de porta em porta. Os adultos desejando Feliz Dia das Bruxas aos outros e muitas fotos. Adorei. Nesse momento eu até procurei becos mais escuros para fazer fotos ou quem sabe encontrar alguma Lauria Strode ou algum Michael Myers.

Mas não queria passar uma noite tão especial apenas no subúrbio. Me informei e descobri que O local para passar Halloween em Los Angeles era na Santa Monica Blvd, uma avenida gigante paralela à Sunset Blvd e à Hollywood Blvd. Antes de chegar ao local, passei no cemitério de Los Angeles que estava exibindo Rocky Horror Picture Show. Que cena inesquecível ao ver o cemitério lotado dançando o Time Warp. Palavras não podem definir este momento.

Após sair do cemitério, eu e um grupo de outras pessoas fantasiadas seguimos até o ponto de ônibus. Uma vez dentro do coletivo, nos deparamos com um engarrafamento de quase duas horas. Claro, não era um coletivo comum e sim com zumbis, fantasmas e alguns seres bem estranhos.

Ao finalmente chegarmos na Santa Monica Blvd, me deparei com uma avenida fechada para carros e lotada de pessoas com as mais diversas fantasias. Ou seja, diversão garantida em um verdadeiro carnaval. Neste momento, a primeira observação é olhar tudo e todos e o clima era de pura diversão. A Santa Monica Blvd é repleta de bares gays, então se você não gosta de ver casais do mesmo sexo, é melhor nem passar por lá. Longe de ser uma parada gay, a festa de Halloween em Los Angeles é um point para literalmente todas as tribos com famílias, amigos, pessoas sozinhas em busca de diversão entre zumbis, vampiros e heróis.

Sim, Halloween também é lugar de heróis e posso dizer sem medo de errar que as principais fantasias para mulheres eram de Tempestade. Eu contei pelo menos 15. Para os homens, destaque para o Power Ranger Vermelho. No centro da avenida, um palco com shows, mas até a meia-noite apenas. Depois, torna-se proibido qualquer barulho de palco, o que não quer dizer que a festa acaba. Ela fica apenas mais espalhada.

As pessoas continuam nas ruas sempre interagindo e fazendo fotos, mas a ação principal acaba sendo nos bares e boates que existem na área. Estes espaços ficam simplesmente lotados. E como é proibido beber na rua, a única chance de quem gosta de encher a cara é ir para algum destes espaços.

Por fim, fui vencido pelo cansaço por volta das 2h30, mas ao olhar para as ruas, percebi que a animação seguiria até tarde. Foi então que comecei uma peregrinação para voltar para o meu hotel. Sem querer enfrentar os ônibus lotados, fui andando até pegar um táxi no meio do caminho.

Cansado, mas muito feliz. Era esta a minha sensação em uma noite muito divertida que coroou uma semana de Halloween em Los Angeles na qual tive direito em aproveitar uma programação extensa que qualquer fã do gênero iria gostar com destaque para tapete vermelho para Ash Vs Evil Dead, conhecer a casa de A Hora do Pesadelo e até ir a um show de Elvira, a rainha das trevas. No próximo artigo conto sobre esta experiência de conhecer a dama da noite.  🙂

(Visited 55 times, 1 visits today)
Filipe Falcão

Filipe Falcão

Jornalista formado e Doutor em Comunicação. Fã de filmes de terror, pesquisa academicamente o gênero desde 2006. Autor dos livros Fronteiras do Medo e A Aceleração do Medo e co-autor do livro Medo de Palhaço.

Um comentário em “O Dia das Bruxas na Cidade dos Anjos

  • 13/12/2015 em 14:35
    Permalink

    A casa do filme fica na Santa Monica Blvd?

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien