O Recife Assombrado em HQ

5
(1)

Um rico herdeiro descobre que sua propriedade rural é assombrada por uma raivosa entidade que vem da mata. Uma adolescente do interior percebe que o próprio Diabo é um penetra na sua festa de aniversário. Narrativas medonhas contadas nos alpendre das fazendas ou nas conversas de amigos do camping estão na graphic novel de horror Malassombro Vol.1, a primeira publicação independente do projeto O Recife Assombrado.

O Recife Assombrado começou como um site no ano 2000, criado pelos escritores André Balaio e Roberto Beltrão. A partir de uma vasta pesquisa de lendas e mitos nordestinos – em especial os da capital pernambucana – foram produzidos dezenas de páginas de conteúdo para a internet. Ao logo desses anos, o projeto também publicou cinco livros. Devido à ótima aceitação dos leitores, a dupla percebeu que a iniciativa já estava madura para se aventurar no mercado editorial com os próprios recursos.

Malassombro tem roteiro de André Balaio, vencedor do prêmio literário Off Flip 2016 na categoria “conto” com a história de fantasmas “O lado de lá”. Em 2014, ele editou e criou alguns dos roteiros para o álbum “Histórias em Quadrinhos d´O Recife Assombrado”. Em 2015, lançou a graphic novelA Rasteira de Perna Cabeluda”. A arte de Malassombro é de Téo Pinheiro: desenhista e arte-finalista com mais dez anos de experiência em quadrinhos de todos os gêneros, que também ilustrou “A Rasteira de Perna Cabeluda”.

Beltrão, que também é jornalista e pesquisador cultural, cuidou da edição da publicação com 36 páginas que inicia uma coleção cujo objetivo é consolidar a produção de histórias em quadrinhos de horror a partir dos causos de assombração típicos da cultura brasileira.

“Traduzimos em HQs todo o medo que as pessoas sentem ao ouvir as histórias tradicionais de alma penadas e monstros”, explica André Balaio. “Mas não é uma simples reprodução de lendas antigas: estamos trazendo esses horrores ancestrais para o mundo contemporâneo, por meio de roteiros com personagens bem definidos e tramas consistentes”, arremata.

Para Roberto Beltrão, Malassombro é um passo decisivo no caminho traçado pelo projeto O Recife Assombrado: “Queremos assustar e divertir o público usando como referência os modelos da tradição oral brasileira: assim contribuímos para a preservação do imaginário popular e, ao mesmo tempo, lançamos novas ideias que podem ser aproveitadas em outras HQs, em livros e filmes de horror”.

A Malassombro já está à venda pela página d´O Recife Assombrado no Facebook ou através do e-mail orecifeassombrado@gmail.com. O preço não assusta ninguém: apenas R$ 20,00.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Filipe Falcão

Jornalista formado e Doutor em Comunicação. Fã de filmes de terror, pesquisa academicamente o gênero desde 2006. Autor dos livros Fronteiras do Medo e A Aceleração do Medo e co-autor do livro Medo de Palhaço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *