Quadrinista retrata o pesadelo de Edgar Allan Poe

0
(0)

É difícil encontrar alguém que nunca tenha pelo menos ouvido falar do poema de Edgar Allan Poe, O Corvo, seja uma menção numa música (a banda de Gothic Metal Tristania, em seu primeiro álbum, Widow’s Weeds, tem uma canção chamada My Lost Lenore, justamente a mulher do poema e, Rotthing Christ, em seu recente álbum traz simplesmente a balada The Raven), cinema, quadrinhos ou teatro.

O trágico texto da ave agourenta (ou não) inspira muito do imaginário gótico e seus subgêneros. A adaptação era um sonho antigo de Leander Moura, mas só agora foi possível fazê-la. “O detalhe curioso é que tudo foi produzido num único mês, desde a elaboração do roteiro até a finalização das páginas. “, afirma o artista, “O processo criativo foi basicamente reler a obra original e decidir a melhor forma de transpor o texto para outra linguagem sem perder sua essência.” Entender o cerne do poema foi fundamental para conduzir a narrativa e trazer um novo olhar sobre o mesmo.

Outra coisa importante que serviu ao autor foi recolher material de pesquisa antes mesmo de começar a produzir as páginas. E, para este trabalho em especial, ele estudou a obra de grandes mestres das HQs contemporâneas como Aberto Breccia (Mort Cinder), Mike Mignola (Hellboy) e Manu Larcenet (O Relatório de Brodeck) para compor um clima soturno, e ao mesmo tempo criar uma narrativa dinâmica. Também há filmes como A Bruxa (2015) de Robert Eggers e Hagazussa (2017) de Lukas Feigelfeld como obras que pelos impactos causados  foram canalizadas durante a construção da narrativa gráfica.

A obra teve uma prévia na oitava edição do Cuscuz HQ, maior encontro de colecionadores de quadrinhos do RN, ocorrido no dia 29 de junho, e o primeiro lançamento oficial no Sertão HQ – Festival de quadrinhos do sertão paraibano, que aconteceu nos dias 05 e 06 de julho de 2019, e foi finalmente lançada em Natal-RN, em dois lugares e datas: aquecimento na Zeppelin Rock Store (Av. Senador Salgado Filho, em frente à UnP), dia 12 de julho (17hs às 20hs00), e no dia 13 (09hs às 17h), na feira de quadrinhos do Beco da Lama, evento recém criado com periodicidade regular com o intuito de fomentar a produção de quadrinhos, e divulgar obras de autores da região, além de ser um espaço de grande efervescência cultural da cidade.

Depois seguiu com diversos lançamentos pela cidade, e muitos pedidos feitos pelo instagram e facebook, no último dia 29 de julho completou-se um mês que saiu da gráfica, e agora só restam 150 cópias de 300 impressas. Para uma HQ que não foi feita com editora ou catarse, é algo bem curioso.

Se você é fã de horror e da obra do mestre Edgar Allan Poe, essa HQ precisa estar na sua coleção! Confira mais informações da obra e o contato com o autor:

Dados da obra:

Formato: 19×26 cm

Páginas: 28 (preto e branco)

Capa: Cartão 250g. (Colorida e sem orelhas)

Miolo: Offset 90g.

Lombada: Grampeada

Editora: Publicação independente

Valor: R$: 20.00

Contato: instagram de Leander Moura

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Marcelo Milici

Professor e crítico de cinema há vinte anos, fundou o site Boca do Inferno, uma das principais referências do gênero fantástico no Brasil. Foi colunista do site Omelete, articulista da revista Amazing e jurado dos festivais Cinefantasy, Espantomania, SP Terror e do sarau da Casa das Rosas. Possui publicações em diversas antologias como “Terra Morta”, Arquivos do Mal”, “Galáxias Ocultas”, “A Hora Morta” e “Insanidade”, além de composições poéticas no livro “A Sociedade dos Poetas Vivos”. É um dos autores da enciclopédia “Medo de Palhaço”, lançado pela editora Évora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *