Testemunha Muda (1994)

Testemunha Muda (1994)

Testemunha Muda
Original:Mute Witness
Ano:1994•País:Rússia, UK, Alemanha
Direção:Anthony Waller
Roteiro:Anthony Waller
Produção:Alexander Buchman, Norbert Soentgen, Anthony Waller
Elenco:Marina Zudina, Fay Ripley, Evan Richards, Oleg Yankovskiy, Igor Volkov, Sergei Karlenkov, Alec Guinness, Aleksandr Pyatkov, Nikolai Pastukhov, Aleksandr Bureyev, Stephen Bouser, Valeri Barakhtin, Nikolay Chindyaykin

Testemunha Muda é a reunião bem sucedida de duas ideias que, mesmo separadas, já poderiam ter gerado ótimos filmes. A primeira é a temática dos filmes snuff, onde pessoas são mortas de verdade em frente às câmeras, sendo que nesse caso a distribuição das películas envole a máfia russa e conspirações da KGB. A segunda ideia é, como o próprio título diz, trazer uma protagonista muda, elemento bastante explorado para criar cenas de tensão e suspense.

A jovem Billy Hughes (a atriz russa Marina Zudina, que não sabia falar inglês na época) está em Moscou trabalhando como técnica de efeitos especiais para um filme de horror vagabundo produzido por sua irmã Karen (Fay Ripley) e dirigido pelo cunhado Andy (Evan Richards). Uma madrugada, depois que o resto da sua equipe foi pra casa, Billy vaga belos estúdios vazios e testemunha as filmagens de um vídeo pornô. Durante a cena, um ator mascarado puxa uma faca e mata a sua parceira, tudo registrado sadisticamente pela câmera. Billy foge, mas se torna alvo dos produtores e distribuidores do filme snuff, numa série de perseguições e reviravoltas.

Testemunha Muda (1994) (2)

Testemunha Muda ganha muitos pontos pela ação e bom humor ocasional, misturado a cenas de violência e suspense instigante. O diretor Anthony Waller foi uma promessa não-cumprida, sendo que suas chances no mundo do horror despencaram depois do péssimo Um Lobisomem Americano em Paris. O que é uma pena, já que ele mostrou bastante dedicação e idealismo ao escrever, dirigir e produzir Testemunha Muda. Prova disso é a minúscula participação de Alec Guiness como o sinistro The Reaper. Waller encontrou Guiness em 1985 e conseguiu convencer o grande ator a filmar sua participação em uma manhã. O resto do filme seria filmado apenas 9 anos depois, em 1994.

As filmagens de Testemunha Muda seriam originalmente feitas em Chicago, mas Waller resolveu reescrever o roteiro para o cenário de Moscou quando descobriu que a mão de obra e cenários russos eram mais baratos e fáceis de conseguir. O filme ganhou muito com isso, não apenas por jogar os personagens principais em uma terra desconhecida, mas também pela inusitada subtrama envolvendo a KGB, que traz algumas das melhores reviravoltas da trama. Sem dúvida um dos melhores e mais completos thrillers já feitos sobre o submundo snuff.

(Visited 789 times, 1 visits today)
Matheus Ferraz

Matheus Ferraz

Mineiro, autor publicado e mestre em Biografia pela University of Buckingham

3 comentários em “Testemunha Muda (1994)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *