Time Lapse (2014)

0
(0)

Time Lapse (2014)

Time Lapse
Original:Time Lapse
Ano:2014•País:EUA
Direção:Bradley King
Roteiro:Bradley King, B.P. Cooper
Produção:B.P. Cooper, Rick Montgomery
Elenco:Danielle Panabaker, Matt O'Leary, George Finn, John Rhys-Davies, Amin Joseph, Jason Spisak, David Figlioli, Sharon Maughan, Judith Drake

H.G. Wells já sabia que um dos maiores desejos da humanidade é controlar o tempo.
Seja lutando contra os Morlocks ou impedindo que seu pai leve uma surra no baile da escola, o tema sempre foi muito ligado à ficção e fantasia. Mas da mesma forma que sabemos que viagens no tempo rendem bons filmes (livros, quadrinhos e séries de TV também), sabemos o quão delicado é trabalhar com este tema.

A dificuldade de se abranger todos os pontos que podem ser afetados por qualquer mudança no passado ou no futuro, fazem com que histórias dentro deste tema estejam sujeitas a muitos furos de roteiro, deixando sob a responsabilidade da suspensão de descrença do público ou de bons roteiristas e diretores a difícil tarefa de conquistar o telespectador.

Time Lapse (2014) (2)

Time Lapse pertence ao segundo grupo.

Com um ponto de partida bastante fantasioso onde um trio de amigos descobre uma máquina capaz de fotografar o futuro na casa atravessando a rua, o filme poderia muito bem ser recheado de furos, pontas soltas e aquelas situações forçadas que alguém capaz de prever o futuro jamais deixaria acontecer. Mas não é o caso.

Além de personagens carismáticos e bem construídos, Time Lapse possui um convincente encadeamento de situações. Principalmente quando os roteiristas amarram tudo com dois detalhes interessantes: a máquina é gigantesca e está presa ao chão e há o risco de morte para quem se atrever a alterar o futuro.

Time Lapse (2014) (3)

Desta forma os personagens são obrigados a cumprirem exatamente a previsão da máquina, que está fadada a prever o futuro visto da janela do outro lado da rua, eliminando linhas temporais, alterações de realidade e todos aqueles “perigos” inerentes a viagens do tempo que sempre aparecem para tirar a credibilidade do filme (a mãe de Marty não perceberia a semelhança do filho adolescente com o misterioso Calvin Klein, por quem teve uma tórrida paixão na adolescência?). O jovem, competente e relativamente desconhecido elenco colabora ao tornar o filme mais “real”, algo que seria impossível com algum grande nome ao qual já nos acostumamos em ver em diversas outras películas.

Time Lapse (2014) (4)

Time Lapse ainda guarda similaridades a duas grandes obras do cinema: Janela Indiscreta, do mestre Alfred Hitchcok e Cova Rasa, excelente estreia de Dany Boyle na direção. Ambas confirmadas pelo diretor estreante em longas, Bradley King e o B.P. Cooper, com quem King divide o roteiro, durante a sessão comentada no X Fantaspoa em maio, onde sem dúvidas se destacou como um dos melhores filmes que vi durante o festival e, sem dúvidas, merece figurar na lista de melhores produções envolvendo viagens no tempo do cinema.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Rodrigo Ramos

Designer por formação e apaixonado por HQs e Cinema de Horror desde pequeno. Ao contrário do que parece ele é um sujeito normal... a não ser quando é Lua Cheia. Contato: rodrigoramos@bocadoinferno.com.br

37 thoughts on “Time Lapse (2014)

  • 13/11/2019 em 21:19
    Permalink

    Filme bom é assim, faz a cambada fritar o cérebro hehehehe, filme top mesmo

    Resposta
  • 28/08/2019 em 14:45
    Permalink

    Pelo o que entendi, a foto das 20h00 é de 24hs após…mas a foto tirada pela manhã prevê bem mais à frente, pois o inventor da máquina já havia morrido, e enviado a foto para a amiga, antes do desenrolar de toda história…

    Resposta
  • 05/12/2017 em 01:34
    Permalink

    SPOILER!!!

    No começo diz, quando eles vêm a foto do cientista, que se eles estivesse lendo a foto então é amanhã. Ou seja, o filme mostra eles no amanhã alimentando o passado. O filme não nos mostra eles no presente, mas no futuro apenas, alimentando o presente que nesse caso seria passado. Por isso escrever o resultado, porque assim continua alimentando o presente-passado, e gerando mais futuro que é o que eles vêm na foto.

    Resposta
  • 06/11/2016 em 02:03
    Permalink

    Eu entendi o filme e todo o lance do tempo mas só não entendi porque que a cena de uma fotografia nao ocorreu: Durante a noite apareceu uma foto com lacre da Polícia na parede, mas a moça troca por uma foto antiga dela transando com o cara, e na manhã seguinte ela tira a foto dizendo para ela matar o amigo e trocar as fotografias, e é pega pelo namorado, logo depois revela para o namorado que trocou a foto da parede com o lacre pela foto antiga dela transando ou seja naquela mesma noite a foto que a maquina tiraria seria da parede com o lacre e não dela transando, coisa que não ocorreu pois nao aparece o que ocorreu durante a noite, só aparece o dia seguinte durante a manha quando ela vai tirar a foto o policial chega e o papel caí, mas ai a parede é lisa sem o lacre da Polícia então como apareceu na maquina a foto com o lacre da Polícia? Sendo que em nenhum momento do filme vemos o lacre?

    Resposta
    • 10/11/2016 em 02:22
      Permalink

      Mateus, a foto do lacre da policia apareceu as 8h da noite, logo, a previsao é para 8h da noite do dia seguinte (o dia em ela mata o amigo e namorado). A menina trocou porque ela achava que poderia fazer algo a respeito e mudar aquilo sem que nenhum dos dois soubessem.
      Tal situacao nao é mostrada no filme porque a cena acaba antes de chegar a noite.
      Lembra quando a Dra. amiga do inventor trouxe uma foto do que aconteceria no dia seguinte pela manhã (a casa vazia, o quadro com uma especie de mola, sangue no vidro e o chapeu no sofá), essa era a foto que previa o que aconteceria as 8h da manhã. Que foi o que aconteceu, o papel da menina caiu no chao, resultando na foto prevista pelo inventor duas semanas antes.
      O ponto que o filme passa é, nao existe a possibilidade de fugir ou mudar o destino e ate quando a gente acha que esta alterando algo, na verdade ja estava pré estabelecido (ou seja, a menina jamais conseguiria avisar ela mesma pra nao ser vista na janela porque ja tava no futuro que ela mataria os dois e aquilo se tornaria uma cena de crime)

      Resposta
      • 02/07/2017 em 01:23
        Permalink

        Mas lembre-se de que às 8 hs da manhã a foto q é tirada é dela com vestido azul e com duas placas na janela, logo antes de ser pega pelo namorado, ou seja, 24 hs antes ela recebeu uma foto onde ela estaria fazendo isso..só q depois ela é presa e é tirada outra foto…daí surge o questionamento, a máquina tirou duas fotos na parte da manhã??

        Resposta
        • 31/10/2017 em 05:53
          Permalink

          Acredito que ela consegue ficar enviando fotos para ela 1 dia antes para modificar as suas ultimas 24hrs, e só deixa recados iguais ao que recebeu 24 hrs antes se as ultimas 24 hrs dela tiver deixado ela ‘ satisfeita ‘, antes de ser pega pelo namorado na janela o dia estava perfeito, iam fugir e ele não saberia de nada, mas como foi pega por ele precisou alterar de novo as ultimas 24 hrs … que seria o aviso de não ser pega, mas dessa ultima vez não conseguiu como previu a foto que a doutora lá tinha …

          Resposta
  • 26/10/2016 em 18:30
    Permalink

    Olá pessoal! Gostei muito do filme e se entendi bem… como se trata de um lapso temporal eles estão fadados a viver aquilo infinitamente… em um lapso que dura uma semana. Assim no final do filme a foto marrom deve ser a foto que o Dr mandou para a Dra chucrute… Se a placa avisando da janela não caísse as coisas mudariam mas ai é que fica a interrogação… ela cai porque o futuro tem que se repetir ou ele se repete porque ela tem que cair… Foi assim que eu entendi! Mas é melhor ver de novo para ver se vou achar a mesma coisa hahahahaha

    Resposta
  • Avatar photo
    22/09/2016 em 01:16
    Permalink

    PESSOAL!

    ATENÇÃO AOS SPOILERS NOS COMENTÁRIOS!

    NÃO QUEREMOS DELETAR OS COMENTÁRIOS, MAS SE FOREM FALAR SOBRE O FILME, AVISEM PARA QUEM NÃO VIU. OK?

    GRATOS!

    Resposta
  • 21/09/2016 em 21:26
    Permalink

    SPOILERS!!!

    ainda não consegui entender o final do filme, pq a foto saiu marrom?
    como o vizinho tinha uma foto de semanas no futuro? e pq ela achou que matando os amigos hoje amanha eles estariam vivos e não lembrariam de nada ?

    Resposta
    • 25/09/2016 em 14:22
      Permalink

      Também não entendi isso tudo… Assisti novamente e não mudou nada…

      Resposta
    • 02/06/2017 em 00:07
      Permalink

      A foto sai assim quando acabada de revelar, depois de um tempo é que aparece. Mas sabemos qual foto é.
      Pelo que a amiga do dr disse, a máquina podia tirar fotos de qualquer momento, bastando saber mexer nela.
      E ela achou que eles estariam vivos porque ela alteraria mais uma vez (sim, mais uma) o futuro. Pra ela ter escrito todas aquelas mensagens pra si mesma, ela já teria que ter passado por elas. Ela deixando o bilhete falando pra si não ser pega na janela, evitaria que o namorado a visse e então eles não brigariam e simplesmente fugiriam. Se isso mudasse, toda a situação dessa semana começaria desde o começo e “tudo ficaria bem”. Porém o bilhete caiu, então nada mudou.

      Resposta
      • 02/07/2017 em 01:15
        Permalink

        mas pra quem ela estaria deixando aquele bilhete na janela??? pra mim ela n deveria ser pega pelo policial, mas vc falando isso me fez pensar….

        Resposta
  • 13/09/2016 em 01:21
    Permalink

    Olha! O final do filme é muito furado!

    Resposta
    • 18/09/2016 em 02:06
      Permalink

      alguém me explica melhor o que ocorreu no final do filme!?

      Resposta
      • 21/09/2016 em 15:01
        Permalink

        Acho que o final ela achou que poderia mudar tudo mas o papel caiu antes da foto ser tirada , enfim acredito que embora ela mudou algumas coisas o fim que seria as mortes não poderia ser mudado, entendi, vc tem um ponto de partida e o ponto de chegada e embora você possa traça diferentes caminhos o ponto de chegada seria sempre o mesmo por isso o quadro com a mola aparece em ambas as fotos.

        Resposta
      • 28/10/2017 em 15:16
        Permalink

        Resumindo! O bilhete q ela deixou na janela seria pra ela mesma ver no dia anterior e evitar que chegasse naquele momento!

        Resposta
  • 08/09/2016 em 19:46
    Permalink

    Esqueci de citar a data do episódio de Além da imaginação que falei antes: este episódio foi lançado em 16 de dezembro de 1960.

    Resposta
  • 08/09/2016 em 19:40
    Permalink

    Complementando o comentário anterior feito por Das Antigas, este filme não é original, pois pegou a mesmo conteúdo do episódio número 10 (ou 46 no geral) da segunda temporada de Além da Imaginação, entitulada em inglês “A Most Unusual Camera”, ou traduzido para português brasileiro “Uma Câmara Muito Incomum”, onde um casal rouba uma câmera fotográfica antiga que tira fotos de eventos futuros, e por mais que tentem, não conseguem alterar os fatos mostrados na imagem, mesmo com a ajuda de uma terceira pessoa, um homem. Podem verificar neste link:
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_epis%C3%B3dios_do_Twilight_Zone_(1959)
    Este filme não é original, e acho que deveriam citar a fonte do conteúdo que deram uma roupagem nova atual.

    Resposta
  • 08/09/2016 em 19:01
    Permalink

    Não consigo entender como uma foto de 24 horas no futuro me ajudaria a ganhar nas corridas de cachorro. Alguém pode me explicar, por favor.

    Resposta
    • Avatar photo
      08/09/2016 em 23:31
      Permalink

      Você viu o filme? Tá lá explicadinho! :/

      Resposta
      • 12/09/2016 em 12:10
        Permalink

        Eu assisti sim, mas não ficou explicado.Vou dar um exemplo: hoje é dia 12,assisto a corrida durante a tarde para saber o resultado, colo no vidro da sala o nome do carrocho ganhador, mas as 20 horas a máquina bate uma foto do futuro 24 horas a frente, ou seja, do dia 13.Sendo assim o resultado que eu colei no vidro não me serve mais porque a corrida já passou.

        Resposta
        • 13/09/2016 em 09:56
          Permalink

          Não… Você vê a corrida amanhã, e cola o resultado no vidro amanhã. Hoje você vê a foto de 24h antes e aí aposta no número que está na foto.

          Resposta
          • 19/09/2016 em 20:56
            Permalink

            Ahh agora entendi, muito obrigado.Vida longa e próspera para você.

          • Avatar photo
            19/09/2016 em 22:28
            Permalink

            E que a Força esteja com você! 🙂

          • 26/09/2016 em 18:43
            Permalink

            Rodrigo, quero assistir um filme sobre viagem no tempo chamado ” Crimes Temporais “.Li a sugestão na internet.É um filme espanhol,dizem que é bom.Você sabe onde encontrar esse filme?

          • 02/05/2017 em 11:41
            Permalink

            Aí tudo bem, mas quanto a contar sobre a traição para Finn num dia e colocar um recado na janela – tipo: esconder as fotos – para o dia posterior ao fato, faria com que o rapaz esquecesse algo que já aconteceu?

          • 02/05/2017 em 11:58
            Permalink

            com os comentários restantes entendi que não se trata de apenas prever o futuro, mas de duas dimensões temporais… Não precisa mais responder minha pergunta anterior. Obrigada 🙂

        • 03/11/2016 em 21:23
          Permalink

          é por que, na vdd a maquina tira fotos e manda pro passado

          Resposta
    • 25/09/2016 em 14:28
      Permalink

      Não entendi a explicação… Como “assiste amanhã?”… “Hoje 12” seria amanhã de ontem 11…
      Não entendi nem durante o filme nem agora… E isso me trouxe para cá .:

      Resposta
      • Avatar photo
        25/09/2016 em 14:34
        Permalink

        A máquina tira uma foto de “amanhã”, hoje. Então amanhã, você vê a corrida, pega o resultado e coloca no vidro. Hoje, quando a máquina tirar a foto, vai mostrar o resultado da corrida amanhã.

        Resposta
      • 03/11/2016 em 21:23
        Permalink

        é por que, na vdd a maquina tira fotos e manda pro passado

        Resposta
  • 15/02/2015 em 20:25
    Permalink

    Baseado em um episódio de além da imaginação.

    Resposta
  • 23/12/2014 em 00:31
    Permalink

    Oi

    aonde vc assistiu esse filme? não encontro em lugar nenhum, nem em dvd, torrent e etc…

    um abraço!

    Resposta
    • 16/01/2015 em 22:54
      Permalink

      Olá! Esse filme passou no Fantaspoa em 2014, inclusive com a presença dos diretores comentando a película após a sessão. Aparentemente não chegará por estas bandas. Uma pena! 🙁

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *