3
(2)

The Smiling Man (2015) (1)

The Smiling Man
Original:The Smiling Man
Ano:2015•País:EUA
Direção:A. J. Briones
Roteiro:A. J. Briones
Produção:A. J. Briones
Elenco:Abbi Chally, Mellisa Chally, Strange Dave

Atenção, fãs de filmes de terror! Vocês já escutaram falar de um diretor chamado A. J. Briones? Não? E que tal no técnico de efeitos especiais de obras de ficção A. J. Briones? Também não? Pois o senhor Briones fez parte dos times que assinaram os efeitos especiais em títulos como Avatar (2009), As Aventuras de Pi (2012), Guerra Mundial Z (2013), Planeta dos Macacos: O Confronto (2014) e, para fechar com chave de ouro o seu currículo, Star Wars – Episódio 7 (2015).

Com um currículo repleto de produções campeãs de bilheteria, seria um caminho natural para Briones tentar sair momentaneamente de suas equipes para dar os primeiros passos de forma independente. A escolha do agora também diretor veio através de uma produção de terror cujo resultado chamou atenção pelos festivais nos quais foi exibido e pelos vários prêmios que recebeu nestas mostras, incluindo Melhor Curta, Melhor Maquiagem, Melhor Monstro, Melhor Cena Perturbadora, entre outros.

Com o título pouco chamativo e bastante genérico de The Smiling Man, traduzido livremente para o português como O Homem Sorridente, Briones também assina o roteiro e a edição desta trama com pouco mais de seis minutos e que foi lançada em 2015. Se você ainda não assistiu, veja abaixo este interessante trabalho e tire as suas próprias conclusões. The Smiling Man é, na verdade, o segundo filme dirigido por Briones, que lançou em 2014 o curta Carolina Parakeet, trabalho que teve pouca repercussão.

The Smiling Man (2015) (3)

The Smiling Man acompanha uma garotinha (Abbi Chally) com seus cinco anos de idade. A menina está entretida em seu quarto assistindo desenhos quando uma sombra chama a sua atenção. Ao olhar para o corredor, a garotinha encontra uma pequena sacola com pedaços de bonecas e um balão preso ao saco. Curiosa, ela se aproxima e pega o saco com os pedaços de bonecas. Logo depois ela encontra outros sacos com balões. No entanto, alguns ângulos rápidos e precisos de câmera tentam revelar quem está deixando estes “presentes”.

A garota é então atraída até a cozinha da casa para encontrar o tal homem sorridente do título. Briones utiliza do grotesco e de uma edição precisa para apresentar nesta sequência da cozinha o ponto alto do seu curta. São poucos minutos, mas tempo suficiente para Briones presentear o seu público com um ótimo trabalho.

Existe algo de perturbador em The Smiling Man principalmente pela forma como seus personagens se relacionam. Diferente de uma linha narrativa tradicional em explorar a ideia de mocinha e vilão, o roteiro de Briones opta por um caminho mais lúdico dentro de um universo infantil. E por este motivo, acaba soando como um terrível pesadelo no qual não se consegue acordar. Destaque para a concepção do “homem”.

Com este resultado positivo, já é possível esperar por próximos trabalhos assinados por Briones. Atualmente ele está integrando a equipe de efeitos especiais de O Planeta dos Macacos: A Guerra, que está em pós-produção e com lançamento previsto para 2017. Quem viu The Smiling Man espera que Briones possa ter algum tempo livre em breve para mais um trabalho na cadeira de diretor.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

4 Comentários

  1. Esse e vários outros curtas variando de qualidade/duração/estilo, vocês encontram num canal de YT chamado Alter

  2. A cena da cozinha é meio sem nexo e a menininha atua mto mal….

  3. Alguém sabe onde encontro esse filme pra baixar? Não encontro em lugar algum!
    Aliás, adorei sua crítica! Obrigado! <3

    1. Isso é um curta, o filme é só isso. Realmente gosto é algo que não se discute, porque não vi graça alguma nessa coisa…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *