Santa Clarita Diet – 2ª Temporada (2018)

0
(0)

Santa Clarit Diet - Segunda Temporada
Original:Santa Clarita Diet - Season Two
Ano:2018•País:EUA
Direção:Adam Arkin, Jaffar Mahmood, Jamie Babbit, Ken Kwapis, Marc Buckland, Steve Pink
Roteiro:Victor Fresco
Produção:Nancy Juvonen
Elenco:Drew Barrymore, Timothy Olyphant, Liv Hewson, Skyler Gisondo, Mary Elizabeth Ellis, Richard T. Jones, Joel McHale, Maggie Lawson, Ramona Young, Sarah Baker

Confesso que estava receosa com a nova temporada de Santa Clarita Diet. Normalmente, séries de humor não decepcionam porque as histórias acompanham o cotidiano dos personagens, o que facilita a continuidade das narrativas. Mas SCD não é apenas uma série de humor negro, existe uma trama zumbi rolando, onde as motivações de Sheila (Drew Barrymore) ter se tornado uma morta viva continuam no ar e devem ser respondidas.

A série da Netflix mantém os mesmos moldes de outras produções da casa: temporadas anuais em que todos os episódios são lançados de uma vez. Prato cheio para os maratonistas, ainda mais no caso de Santa, que tem apenas 10 episódios de trinta minutos.

Na primeira temporada, acompanhamos como a Família Hammond lidou com o impacto da presença de um zumbi em casa. Joel (Timothy Olyphant) e Abby (Skyler Gisondo), com a ajuda do vizinho nerd Eric (Liv Hewson), tentam lidar com a situação da melhor maneira possível, focando sempre em manter a família unida e, é claro, tentando achar soluções que contenham o problema, impedindo que Sheila se desintegre ou comece a matar pessoas de maneira incontrolável. O que fica da primeira temporada foram reflexões sobre como podemos reagir às situações absurdas quando nos vemos inseridos nelas: o que faríamos se algo do tipo acontecesse com alguém de nossa família? A série opta por uma saída: naturalizar situações bizarras através de muito humor negro e gore. E funcionou demais!

Na segunda temporada há uma ampliação do foco com as tentativas de descobrir o que causou a transformação de Sheila. Nesse cenário, novos personagens entram em cena e enriquecem a história, mostrando a dimensão do problema da protagonista. Além disso, a temporada traz explicações dos motivos da mudança de personalidade dos zumbis, a origem do vírus, quem mais foi atingido com esse problema e algumas formas de detê-lo.

Abby e Eric ganharam mais espaço, o que só trouxe ganhos para a produção ao abordarem questões sobre o amadurecimento na adolescência, trabalhando as muitas vezes em que os filhos têm que assumir certas responsabilidades e agir como “pais” de seus próprios pais.

O que mais chamou atenção na primeira temporada foi a forma como assuntos sobre família, autoestima e relações interpessoais foram trabalhados. Inseriram essas temáticas sem forçar a barra, então você conseguia refletir sobre aquelas situações e rir com elas, apesar de todos os absurdos. Coisas inusitadas continuam acontecendo e os Hammond tratam esses momentos como questões rotineiras. A diferença é que nessa temporada o sarcasmo aparece ao máximo. Antes eles riam de certas coisas ou chegavam em determinados assuntos porque tudo era novo e desconhecido. Agora tentaram satirizar quase todas as situações o que, no começo, incomodou um pouco. Parecia que na primeira temporada o humor emergia de forma mais “natural”. Mas com o tempo me acostumei com o ritmo e acabei gostando bastante da opção. O humor negro está em profusão nessa segunda temporada, mas as nojeiras continuam em cena, então está tudo perdoado.

Santa Clarita Diet conseguiu manter o nível de humor e nojeiras, ao mesmo tempo em que tangencia questões sobre convivência, moral e naturalização de situações absurdas. Que venha a terceira temporada!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Luana Caroline Damião

Graduada em museologia, fã de faroestes e Christopher Lee, deseja que o mundo acabe com um apocalipse zumbi, onde, certamente, será um dos mortos-vivos.

One thought on “Santa Clarita Diet – 2ª Temporada (2018)

  • 30/04/2018 em 20:41
    Permalink

    Muito boa essa segunda temporada, acho que até melhor que a primeira! Agora tem muitos mais campos para explorar, o humor vem com mais facilidade, e a história se desenvolve muito bem. Os atores estão ótimos, inclusive os secundários. Ótima série!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *