Vingadores: Ultimato (2019)

Vingadores: Ultimato
Original:Avengers: Endgame
Ano:2019•País:EUA
Direção:Anthony Russo, Joe Russo
Roteiro:Christopher Markus, Stephen McFeely
Produção:Kevin Feige
Elenco:Robert Downey Jr., Chris Evans, Mark Ruffalo, Chris Hemsworth, Scarlett Johansson, Jeremy Renner, Don Cheadle, Paul Rudd, Benedict Cumberbatch, Chadwick Boseman, Brie Larson, Tom Holland, Karen Gillan, Zoe Saldana, Evangeline Lilly, Tessa Thompson, Rene Russo, Elizabeth Olsen, Anthony Mackie, Sebastian Stan, Tom Hiddleston, Danai Gurira,

Eis que a tão esperada sequência de Vingadores – Guerra Infinita (2018) estreou atropelando todos os outros filmes em cartaz no período e fazendo a festa dos fãs do multimilionário universo da Marvel. Para se ter uma ideia do impacto do novo filme, basta lembrar que o título chegou a ocupar 80% das salas multiplex não apenas no Brasil como nos principais mercados internacionais. Como resultado, Vingadores – Ultimato possui a maior bilheteria doméstica da história com US$ 1,2 bilhão arrecadado apenas em seu primeiro final de semana em cartaz. Até o momento, Ultimato segue como segunda maior bilheteria de todos os tempos perdendo apenas para Avatar. Detalhe que o filme ainda está em cartaz em pelo menos mais de uma sala por multiplex nos principais mercados nacionais e internacionais.

Com direção da dupla Anthony e Joe Russo, Vingadores – Ultimato tem tom de despedida por encerrar um ciclo. A nova aventura mostra o que aconteceu após o vilão Thanos ter usado as Joias do Infinito para matar metade de todos os seres vivos do universo. Isso claro inclui metade dos personagens favoritos dos fãs da franquia. Ultimato acompanha os sobreviventes não apenas em busca de matar Thanos, mas principalmente para tentar reverter o que o vilão vez.

O filme tem tudo o que os fãs gostam a começar com excelentes sequências de ação e de batalha. Outra marca presente dos filmes da franquia é a dramatização dos personagens, e aqui, mais uma vez, teremos momentos marcantes que vão levar os mais apegados a derramar algumas lágrimas.

A trama acontece em sua maior parte cinco anos depois dos eventos mostrados em Guerra Infinita. Os Vingadores remanescentes tentam seguir com suas vidas até que Scott Lang, mais conhecido como o Homem-Formiga, consegue sair do reino quântico onde estava preso. Juntos, eles decidem tentar um plano que, caso dê certo, vai trazer de volta todos os que foram mortos por Thanos.

SPOILER!!! SPOILER!!! SPOILER!!! SPOILER!!! SPOILER!!! SPOILER!!! SPOILER!!! SPOILER!!!

A solução encontrada para reverter o que Thanos fez é utilizar o reino quântico para voltar no tempo e pegar as Joias do Infinito antes do super vilão chegar até elas. Isto permite que Ultimato praticamente consiga revisitar boa parte dos filmes mais marcantes do universo Marvel. Caso você não tenha assistido a todos estes filmes, não se preocupe uma vez que o roteiro é bastante auto explicativo e permite que todos possam acompanhar a trama. No entanto, indiscutivelmente a experiência é bem mais completa para os fãs de carteirinha.

Esta volta no tempo vai permitir que alguns personagens tenham momentos especiais como o emocionante encontro de Thor com a mãe ou o desnecessário bate-papo de Tony Stark com o pai. No entanto, indiscutivelmente um dos momentos mais chocantes e dramáticos do filme foi a morte de Natasha Romanoff, a Viuva Negra. A ação aconteceu de forma inesperada e bastante emotiva tendo funcionado justamente por isso.

Já a morte de Tony Stark, apesar de emotiva, já era esperada. Todos sabiam que o contrato de Robert Downey Jr terminava com este filme e, após quase morrer em luta com Thanos em Guerra Infinita, já era de certa forma aguardado que o ator se despedisse do personagem em Ultimato. E esta despedida foi em grande estilo.

FIM DO SPOILER!!! FIM DO SPOILER!!! FIM DO SPOILER!!! FIM DO SPOILER!!! FIM DO SPOILER 

Este filme finaliza não apenas um audacioso projeto da Marvel em unir seus heróis na franquia Vingadores, mas pelos dois filmes Guerra Infinita e Ultimato funcionarem como uma trama única, embora filmados separados. O desenvolvimento dos dois longas começou em 2014. Tudo na trama é considerado grandioso a começar pelo elenco, compostos pelos maiores nomes do cinema blockbuster. Além dos astros como Downey Jr, Chris Evans, Mark Ruffalo, Chris Hemsworth, Scarlett Johansoon, Chris Pratt, entre tantos outros, este em especial possui inúmeras participações especiais. Ultimato por exemplo traz a vencedora do Oscar Natalie Portman em uma participação especial de menos de um minuto. Já Michelle Pfeiffer é vista em dez segundos de cena.

O gasto em produção também foi gigantesco, assim como a campanha publicitária que ultrapassou US$ 200 milhões. Além disso, a taxa de aprovação do filme pela crítica também foi extremamente positivo. Sem contar o tempo de duração que é de 181 minutos. Talvez o único ponto que gerou algum debate entre os fãs seja a pequena participação da personagem da Capitã Marvel. No entanto, isto não tira em nada o impacto do filme.

Com o lançamento de Ultimato, o que resta do universo dos Vingadores para ser explorado? Muita coisa a começar por algumas sequências já anunciadas, como Dr Estranho 2 e Pantera Negra 2, o filme solo da da Viúva Negra e algumas séries para televisão. Com uma bilheteria que já entrou para a história, é obvio que ainda teremos muitos projetos envolvendo os heróis da Marvel.

(Visited 754 times, 1 visits today)
Filipe Falcão

Filipe Falcão

Jornalista formado e Doutor em Comunicação. Fã de filmes de terror, pesquisa academicamente o gênero desde 2006. Autor dos livros Fronteiras do Medo e A Aceleração do Medo e co-autor do livro Medo de Palhaço.

Um comentário em “Vingadores: Ultimato (2019)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien