Hell House LLC II: The Abaddon Hotel (2018)

4.2
(6)

Hell House LLC II: The Abaddon Hotel
Original:Hell House LLC II: The Abaddon Hotel
Ano:2018•País:EUA
Direção:Stephen Cognetti
Roteiro:Stephen Cognetti
Produção:Joe Bandelli
Elenco:Vas Eli, Jillian Geurts, Joy Shatz, Dusty Austen, Brian David Tracy, Kyle Ingleman, Amanda K. Morales, Laura Frenzer, Danny Bellini, Tom Sibley, Lauren A. Kennedy, Adam Schneider, Alice Bahlke

As ruínas do hotel Abaddon foram o palco de uma tragédia em 2008, durante a inauguração da “Hell House“, uma casa de terror desenvolvida para o mês do Halloween. Muitas pessoas morreram naquele dia fatídico e tantas outras não foram encontradas, em um episódio que destacou a cidade de Abbadon e promoveu outras gravações amadoras com invasores tentando trazer olhares para seu canal no Youtube ou simplesmente comprovar sua coragem em algum teste escolar. A fama maldita e a insistente procura de curiosos levaram a polícia a fazer ronda nas proximidades, como uma forma de evitar que a lenda fosse alimentada. Ainda assim, uma equipe de jornalistas acredita que o local disponibiliza gravações da época em que o hotel funcionava e que pode trazer provas de sua condição assombrada. E assim temos a premissa básica de Hell House LLC II: The Abaddon Hotel, continuação fraca do interessante Hell House LCC.

A partir das declarações de Wendy Mallet (Laura Frenzer) sobre o desaparecimento de seu filho Jackson (Tom Sibley), que chegou a enviar vídeos com gravações de dentro do hotel e nunca mais foi visto, o longa começa com a apresentação do programa exibido em 6 de outubro de 2017 com Suzy McCombs (Amanda K. Morales), que traz como convidados o cético Arnold Tasselman (Brian David Tracy), que acredita que tudo não vai além de um delírio coletivo; o médium Brock Davies (Kyle Ingleman), que pensa no hotel como promoção pessoal, além de Mitchell Cavanaugh (Vasile Flutur), que trabalhou como editor dos vídeos do primeiro filme, embora não tenha aparecido em cena.

Mitchell é contatado pela jornalista Jessica Fox (Jillian Geurts), que, com sua equipe, planeja invadir o hotel em busca das tais gravações escondidas no local e quer contar com a presença de alguém que já esteve lá. Apesar da traumática experiência – e que justificou suas súplicas para que o público e Arnold acreditem nas filmagens do longa original -, ele aceita retornar para uma experiência rápida de entrada e saída. Participam também da invasão o médium e sua equipe particular, com a perspectiva de elevar sua carreira. Como se imagina, a invasão acontece, e eles não conseguem mais sair dali, algo que o grupo do primeiro filme conseguiu por diversas vezes. Enquanto se sentem ameaçados por pessoas encapuzadas e novamente pelo palhaço, há um aprofundamento na história do local, envolvendo o suicídio de seu proprietário, Andrew Tully, depois de realizar rituais de abertura de um portal nos porões.

Alternando entre cenas posteriores já apresentando quem provavelmente irá sobreviver e está relatando tudo à polícia, com outras invasões, e o programa de Suzy, Hell House LLC II até desenvolve uma boa dinâmica, mas já não tem mais a sensação de realidade do anterior. Aqui cabem questionamentos como o da péssima ronda policial feita no local (na verdade, a polícia nem sequer aparece em cena), a dúvida sobre a manutenção do hotel mesmo com tantas mortes e desaparecimentos e até mesmo as intenções da entidade que habita o local e quer trazer mais e mais pessoas.

Além disso, a boa trama desenvolvida por Stephen Cognetti no primeiro, apesar de tentar trazer uma nova surpresa, não consegue o mesmo impacto. E tudo o clima aterrorizante desenvolvido com o movimento do palhaço se perde na ridícula sequência “jantar de O Massacre da Serra Elétrica” vista aqui, o que permite um novo questionamento sobre a natureza do inimigo. Funcionava de maneira melhor quando se tratava de um found footage raiz, envolvendo assombrações em um hotel, sem a necessidade exagerada de ampliar seus conceitos na constituição de uma entrada interdimensional (é ver para crer), fantasma tocando piano entre outras coisas.

Sem a mesma intensidade do original, Hell House LLC II: The Abaddon Hotel é uma continuação que poderia nem existir; não havia necessidade de retornar ao hotel macabro para as ameaças de seu anfitrião. Se o objetivo das entidades é que mais pessoas visitem o local, esta parte 2 praticou um desserviço, não merecendo a disposição do infernauta para tal.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Marcelo Milici

Professor e crítico de cinema há vinte anos, fundou o site Boca do Inferno, uma das principais referências do gênero fantástico no Brasil. Foi colunista do site Omelete, articulista da revista Amazing e jurado dos festivais Cinefantasy, Espantomania, SP Terror e do sarau da Casa das Rosas. Possui publicações em diversas antologias como “Terra Morta”, Arquivos do Mal”, “Galáxias Ocultas”, “A Hora Morta” e “Insanidade”, além de composições poéticas no livro “A Sociedade dos Poetas Vivos”. É um dos autores da enciclopédia “Medo de Palhaço”, lançado pela editora Évora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *