A Profecia do Mal (2022)

4.1
(7)

A Profecia do Mal
Original:The Devil Conspiracy
Ano:2022•País:República Tcheca
Direção:Nathan Frankowski
Roteiro:Ed Alan
Produção:Ed Alan
Elenco:Alice Orr-Ewing, Joe Doyle, Eveline Hall, Peter Mensah, Joe Anderson, Brian Caspe, James Faulkner, Spencer Wilding

O embate entre anjos e demônios em um contexto apocalíptico para evitar o nascimento do Anticristo ganhou mais um capítulo com o horror sonoro A Profecia do Mal (The Devil Conspiracy, 2022), lançado nos cinemas brasileiros há algumas semanas para disputar a atenção com Avatar: O Caminho da Água e O Gato de Botas 2. O filme tcheco tem a direção de Nathan Frankowski, a partir de um roteiro de Ed Alan, e é estrelado por Alice Orr-Ewing (Um Fantástico Medo de Tudo), Joe Doyle e Eveline Hall (Lar dos Esquecidos). Trata-se de uma produção embebida em clichês, apostando nos efeitos especiais e na balbúrdia de sua proposta, resultando em um longa cansativo e mal realizado, não justificando sua passagem pela tela grande.

A trama básica apresenta nos dias atuais uma empresa de biotecnologia farmacêutica para fins satânicos (é o que deve estar no nome jurídico) que desenvolveu um meio de clonar pessoas mortas, trazendo de volta músicos, pintores e outras personalidades que fizeram a diferença na História. Eles pretendem trazer de volta Jesus Cristo apenas como desculpa para libertar Lúcifer (Joe Anderson, de As Ruínas, A Perseguição) das entranhas do Inferno. Para tal, precisam roubar o Santo Sudário, onde há registros de DNA, e de um receptáculo, no caso, a artista historiadora Laura Milton (Orr-Ewing). Quando a moça é sequestrada pela líder do culto, Liz (Hall), e seus asseclas, cabe ao falecido padre Marconi (Doyle), com o corpo entregue ao Arcanjo Miguel, buscar sua espada poderosa e evitar o início do apocalipse.

A ambientação na República Tcheca é interessante, assim como alguns dos cenários infernais, com almas perdidas em fuga e criaturas aladas em constante perseguição. Também é possível elogiar boa parte dos efeitos especiais, que envolvem um assecla monstruoso, pessoas sendo destroçadas e fumacinhas que representam o passeio do Anjo Caído pelas possíveis hospedeiras. Até os mais bregas, com raios azulados e pirotecnia, são aceitáveis, dentro de seu contexto absurdo, entre sangue prático e digital. O que incomoda realmente é a trilha incidental constante, com poucas cenas em que a tensão é trabalhada pela sensação do incômodo, como se o fim dos tempos precisasse ser acompanhado de baladas religiosas – a tortura deve ser maior para quem arriscar assistir numa tela XD (agradeçam por Avatar 2 estar ocupando esses espaços).

Diferente do Arcanjo Miguel de O Mestre dos Desejos 3, este quer a qualquer custo preservar a vida de Laura. A todo momento você imagina o quanto tudo poderia ser resolvido facilmente se ele sacrificasse a hospedeira. Pelo bem maior seria até justificado. Contudo, Miguel, que inicialmente aparenta ser uma máquina destruidora de demônios, correndo atrás de veículos como o T-1000 de Robert Patrick, mostra-se um saco de pancadas, sendo preso pelos inimigos em duas situações até descobrir o óbvio em relação ao bebê que virá – uma mensagem nas entrelinhas sobre a educação moldar o caráter que poderia ilustrar folhetos distribuídos nas igrejas.

Em suas quase duas horas, A Profecia do Mal promove bocejos até nos cristãos menos exigentes. Desde as continuações ruins de Anjos Rebeldes não se via um conflito entre anjos tão sonolento e desnecessário. Se o Apocalipse vier dessa maneira tão brega e barulhenta, é melhor torcer pelo arrebatamento.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Marcelo Milici

Professor e crítico de cinema há vinte anos, fundou o site Boca do Inferno, uma das principais referências do gênero fantástico no Brasil. Foi colunista do site Omelete, articulista da revista Amazing e jurado dos festivais Cinefantasy, Espantomania, SP Terror e do sarau da Casa das Rosas. Possui publicações em diversas antologias como “Terra Morta”, Arquivos do Mal”, “Galáxias Ocultas”, “A Hora Morta” e “Insanidade”, além de composições poéticas no livro “A Sociedade dos Poetas Vivos”. É um dos autores da enciclopédia “Medo de Palhaço”, lançado pela editora Évora.

3 thoughts on “A Profecia do Mal (2022)

  • 04/06/2023 em 02:46
    Permalink

    Que filme ruinzinho esse aí!

    Resposta
  • 21/02/2023 em 03:33
    Permalink

    Mas os cristãos menos exigentes aguentam de boa até as novelas da Record! Esse Apocalipse aí deve ser fichinha!

    Resposta
    • 24/02/2024 em 14:52
      Permalink

      Fácil Fácil na Temperatura Máxima.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *