Crimes do Futuro (2022)

4.3
(6)

Crimes do Futuro
Original:Crimes of the Future
Ano:2022•País:Canadá, Grécia, UK
Direção:David Cronenberg
Roteiro:David Cronenberg
Produção:Robert Lantos, Panos Papahadzis, Steve Solomos
Elenco:Viggo Mortensen, Léa Seydoux, Kristen Stewart, Scott Speedman, Lihi Kornowski, Don McKellar, Nadia Litz, Tanaya Beatty

O diretor David Cronenberg nunca é menos que instigante em seus filmes. Pode-se gostar mais de uns que de outros, pode-se não gostar, mas a sua filmografia mostra um autor real, incomodado, criativo e apaixonado pelo seu ofício. Difícil ficar indiferente a qualquer filme feito por ele.

O cinéfilo apaixonado por terror e ficção (ou até mesmo quem não é) reverencia o realizador de clássicos do terror moderno como Scanners (1981) e A Mosca (1986); o diretor feroz de Marcas da Violência (2005) e Senhores do Crime (2007); o homem que discutiu tabus sexuais em Enraivecida na Fúria do Sexo (1977) e Crash – Estranhos Prazeres (1996); e o autor que fez ficção científica no sentido literal da palavra, com Videodrome (1993) e eXistenZ (1999).

Mas é injusto colocar os filmes do mestre num escaninho de gênero ou temática. Todos, sem exceção, têm algo a comentar, têm uma discussão a propor e têm um estilo próprio em cada frame.

Crimes do Futuro é uma ficção científica (de novo, não encaixar somente nesse segmento) que segue a jornada de um artista de vanguarda (Viggo Mortesen, o ator fetiche de Cronenberg, presente em outros trabalhos do diretor), cujo show é mostrar órgãos que seu corpo naturalmente produz sendo extirpados em eventos com a ajuda de sua parceira (Léa Seydoux). A sociedade mostrada tem fixação por cirurgias (a maiorias clandestinas), pelo prazer sexual que elas proporcionam (já que parecem ter encontrado algo que minimiza a dor) e por enxertos corporais (a cena do bailarino com orelhas pelo corpo é ao mesmo tempo repugnante e lírica). A trama envolve o Estado delimitando o que seria normal e um grupo de pessoas com hábitos gastronômicos peculiares. Há ainda um escritório secreto que cataloga novos órgãos humanos, onde Kristen Stewart trabalha e rouba a cena cada vez que aparece, com uma personagem melancólica e frágil, bem ao estilo da atriz.

Detectei no filme um problema de roteiro que não desenvolve a contento certas situações. Por exemplo, a relação do protagonista com o policial e, também, as duas técnicas da empresa responsável pela manutenção da esquisita cama que mudam de função, sem maiores explicações, conforme o filme avança. Por outro lado, a sátira é afiada ao nos depararmos com um concurso de beleza interior (isso mesmo, com os órgãos!!!) e lacerações na face que subvertem o status quo de beleza.

Mesmo com essas ressalvas, é ainda um bom filme, bem produzido e interpretado. O design de produção impressiona e a fotografia também é um atrativo, compondo ora ambientes sujos e ora ambientes frios e impessoais.

O diretor pode não ter atingido o ápice e alguns críticos reclamaram que ele está se repetindo. Pois bem, um Cronenberg se repetindo tem muito mais frescor e novidade que 99% da produção cinematográfica atual.  Vale a pena a locação nos serviços de streaming.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Ricardo Gazolla

Formado em Direito e trabalhando no setor privado, apaixonado por cinema desde a infância quando assistiu Os Goonies (1985) na tela grande. Sua predileção pelo horror começou um pouco depois ao conhecer em VHS A Hora do Pesadelo (1984), Renascido do Inferno (1987) e A morte do demônio (1981). Desde então o cinema se tornou um hobby, um vício socialmente aceito, um objeto de estudo, um prazer público e, agora, no site Boca do Inferno, uma forma de comunicação com as pessoas.

One thought on “Crimes do Futuro (2022)

  • 15/06/2023 em 16:50
    Permalink

    Esqueceram de lançar o filme dublado hahah

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *