What Josiah Saw (2021)

5
(9)

What Josiah Saw
Original:What Josiah Saw
Ano:2021•País:EUA
Direção:Vincent Grashaw
Roteiro:Robert Alan Dilts
Produção:Ran Namerode, Vincent Grashaw, Bernie Stern, Angelia Adzic
Elenco:Robert Patrick, Nick Stahl, Scott Haze, Kelli Garner, Jake Weber, Tony Hale, Ronnie Gene Blevins

Uma fazenda assombrada no sul dos Estados Unidos é o pano de fundo do mistério que envolve a família Graham. Após anos separados, pai e filhos se reencontram para colocar de uma vez por todas um ponto final nas feridas do passado, provando que os segredos não ficam enterrados para sempre.

What Josiah Saw é um filme de suspense e terror psicológico, dirigido pelo até então desconhecido Vincent Grashaw, que aqui também assina a produção. O longa-metragem conta a história de Josiah (Robert Patrick), o patriarca da família com problemas com álcool, que vive em uma fazenda isolada com seu filho mais novo, Thomas (Scott Haze), um rapaz de 30 e poucos anos com perceptíveis transtornos psicológicos. Toda a cidade sabe sobre o suicídio da mãe de Thomas, enforcada na árvore em frente à casa da família quando ele ainda era criança. Pai e filho parecem levar uma vida pacata, até que tudo muda quando, em uma noite, Josiah vê algo aterrorizante.

Convencido de que precisa fazer algumas mudanças para salvar a alma de sua falecida mulher, Josiah persuade o filho caçula a ajudá-lo nessa nova empreitada, mas os dois não ficarão sozinhos por muito tempo. A família volta a se reunir quando uma empresa de petróleo se mostra interessada em comprar a propriedade dos Graham, trazendo de volta os filhos mais velhos Eli (Nick Stahl) e Mary (Kelli Garner), após mais de 20 anos longe da velha fazenda.

Com duas horas de duração, o filme pode ser dividido em quatro partes. O início é dedicado a apresentar Josiah, Thomas e a fazenda da família. É nessa primeira parte que ficamos sabendo a respeito do suicídio da mãe que abalou a todos, especialmente Thomas, que parece nunca ter se recuperado totalmente. Em seguida são contadas as histórias de Eli e Mary, segunda e terceira parte, respectivamente. Após conhecermos o destino que os filhos tiveram e como cada um foi afetado pelos eventos traumáticos que viveram, a parte final mostra o reencontro da família Graham, trazendo de volta os fantasmas do passado.

A atmosfera provocante e tensa criada pelo diretor, aliada ao elenco brilhante, com destaque para o consagrado Robert Patrick, são o ponto forte desta produção. O que a princípio pode parecer só mais um filme de casa/fazenda assombrada, promete surpreender com reviravoltas que trazem à tona os segredos mais sórdidos e os pecados da família Graham. A película aborda – às vezes sutilmente, outras nem tanto – temas delicados como religião, suicídio e incesto, que podem gerar algum tipo de desconforto ao telespectador.

Mas afinal de contas, o que diabos Josiah viu naquela noite? Essa é a pergunta que nos fazemos até perto do final do filme, mas a resposta dificilmente vai ser o que você esperava.

What Josiah Saw está disponível na plataforma de streaming Shudder (infelizmente, ainda não liberada no Brasil).

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Taison Natarelli

Biólogo e enfermeiro, nascido e criado em Jaboticabal-SP, a cidade dos zumbis e das “Sete Catacumbas”. Um geek apaixonado por filmes de terror e ficção científica, especialmente os slashers dos anos 70/80 e Jurassic Park.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *