Observando uma casa distante, escondida por um cemitério de carros, sua mente já trabalha em uma pesquisa mental de acontecimentos parecidos em filmes de horror. Uma família de canibais na espera de visitantes distraídos? Ou um casal de idosos que curte a aposentadoria mantendo jovens em seu porão improvisado, alimentando-os como cães? Com o carro atolado num lamaçal a uma boa distância, talvez fosse melhor deixar a paranoia abandonada, perto de um dos trailers velhos, e arriscar um toque na porta de madeira, até mesmo porque você acredita que o cinema jamais seria capaz de inspirar a realidade. Alguns longos minutos sem movimentação no interior do casarão, até uma luz indicar sinal de vida num dos cômodos. Passos lentos em toques leves no assoalho, a porta se abre…
Uma idosa bem idosa, daquelas que aparentam estar além do prazo de validade. Explico a minha situação de emergência em alto tom, com receio de que sua audição fosse frágil. Com o sorriso da Vó Benta, ela permite que eu dê um telefonema para o serviço de resgate. Terei que esperar uns trinta minutos pelo socorro, devido à dificuldade representada pela distância e acesso. Na TV tubo, uma imagem suja de A Noite dos Mortos-Vivos em exibição em algum canal local. Vendo minha empolgação pela fuga de Barbra por um vale, ela me pergunta se eu gosto de filmes de terror. Com a minha afirmativa, ela traz uma revista, com os dizeres “20 Filmes de Terror para Ver em 2016“, com pôsteres e sinopses interessantes e que me animam para futuras sessões de cinema.
A cada filme, teci comentários para a senhora, em sua calma geriátrica…
20. Do Outro Lado da Porta (Estreia lá fora: 18 de março (UK) / Estreia no Brasil: não definida)
Direção: Johannes Roberts (Hellbreeder, Darkhunters, Floresta dos Condenados)
Roteiro: Johannes Roberts, Ernest Riera
Elenco: Sarah Wayne Callies, Jeremy Sisto, Javier Botet
Sinopse: Uma família vive isolada no exterior até um trágico acidente tirar a vida do caçula. A inconsolável mãe aprende um ritual antigo, capaz de fazer a criança voltar para poder dar um último adeus. Ela viaja até um antigo templo, onde a porta funciona como um misterioso portal entre dois mundos. Mas, quando ela desobedece o aviso de jamais abrir aquela porta, ela perturba o equilíbrio entre vida e morte.
Comentários: Diretor de produções horrorosas e que até o momento não conseguiu uma nota sequer positiva em seus trabalhos – embora eu tenha achado F, de 2010, curioso -, Johannes costuma exagerar no tom onírico e nos efeitos especiais vagabundos. Difícil esperar uma redenção nesse novo filme, principalmente quando o enredo já foi explorado anteriormente. Tem a Lori, de The Walking Dead, e o trailer é até aceitável, mas sabendo do passado do diretor, fico com os dois pés atrás da porta.
19. 31 (Estreia lá fora: 23 de janeiro / Estreia no Brasil: não definida)
Direção: Rob Zombie (Halloween, As Senhoras de Salem, A Casa dos 1000 Corpos)
Roteiro: Rob Zombie
Elenco: Elizabeth Daily, Malcolm McDowell, Sheri Moon Zombie
Sinopse: É a história de cinco funcionários de uma feira de diversões sequestrados na véspera do Dia das Bruxas e mantidas reféns em um galpão secreto chamado Murder World. Uma vez lá, eles terão doze horas para sobreviver a um jogo assustador chamado 31, no qual os The Heads, maníacos assassinos vestidos de palhaços, são libertados para caçá-los e matá-los.
Comentários: Quando Rob Zombie decide assumir a direção, é preciso um pouco de cautela. Seus filmes fazem parte do esquema “odeie ou odeie pouco“, com mais críticas negativas do que positivas, embora tenha tido um começo melhor com A Casa dos 1000 Corpos (2003). Podemos ficar otimistas pelo fato desse filme ter sido “bancado” pelo público, através de financiamento coletivo. Se o diretor voltar a ousar e deixar de lado as viagens oníricas, pode ser que saia algo bom daí.
18. Floresta Maldita (The Forest) (Estreia lá fora: 8 de janeiro / Estreia no Brasil: 17 de março)
Direção: Jason Zada (roteirista de The Houses October Built)
Roteiro: Nick Antosca, Sarah Cornwell e Ben Ketai
Elenco: Natalie Dormer, Eoin Macken, Stephanie Vogt
Sinopse: Conta a história de Sara (Dormer), uma jovem americana que vai até o Japão, mais especificamente até a floresta Aokigahara, conhecida como floresta do suicídio, em busca de sua irmã gêmea desaparecida misteriosamente. Apesar dos avisos de “não saia da trilha”, Sara entra na floresta determinada a descobrir a verdade sobre o destino da irmã, somente para confrontar almas vingativas e atormentadas que conduzem à morte quem atravessa seu caminho.
Comentários: Mais um filme envolvendo a Floresta do Suicídio. O local, por si só, é inspirador de pesadelos, e o trailer é até curioso. O que não empolga são as críticas negativas que o longa recebeu em sua estreia lá fora. Estava previsto para estrear em 4 de fevereiro e foi adiado para março, com possibilidade de novas alterações. Sei não.
17. O Chamado 3 (Estreia lá fora: 1 de abril / Estreia no Brasil: não definido)
Direção: F. Javier Gutiérrez (de Tres Dias, 2008)
Roteiro: Jacob Aaron Estes, Akiva Goldsman, David Loucka
Elenco: Johnny Galecki, Aimee Teegarden, Laura Wiggins
Sinopse: A volta de Samara e sua fita amaldiçoada, 13 anos depois!
Comentários: Expectativas baixíssimas. O diretor está prometendo o trailer desde o começo de dezembro, mas até agora nada. Não se pode esperar muito dessa continuação, com base no que foi visto no segundo filme. Samara ainda com fitas de vídeo? Não acredito que saia algo bom daí. Espero estar enganado!
16. Patient Zero (Estreia lá fora: 2 de setembro (UK) / Estreia no Brasil: não definida)
Direção: Stefan Ruzowitzky (Anatomia, A Fuga)
Roteiro: Mike Le
Elenco: Natalie Dormer, Stanley Tucci, Matt Smith
Sinopse: O longa acompanha uma epidemia global que provoca a evolução de uma nova espécie. Uma agressiva forma de raiva transforma os infectados em predadores viciados em violência. Um inexplicavelmente dotado sobrevivente humano com a habilidade de falar a nova língua mutante lidera uma busca pelo Paciente Zero na esperança de uma cura.
Comentários: Ainda existe algo novo a contar no subgênero “infectados/zumbis“? Parece que este envolve uma possibilidade de diálogo com os doentes, sem que isso possa ser relevante para seu sucesso. O jeito é aguardar o trailer e também a boa disposição das distribuidoras brasileiras para um lançamento como merece.
15. The Disappointments Room (Estreia lá fora: 25 de março / Estreia no Brasil: não definida)
Direção: D.J. Caruso (Paranoia, Eu Sou o Número 4, Controle Absoluto)
Roteiro: Wentworth Miller
Elenco: Kate Beckinsale, Michaela Conlin, Marcia DeRousse
Sinopse: Uma mãe e seu filho mais novo despertam horrores inimagináveis no sótão de sua residência rural dos sonhos.
Comentários: O bom diretor e elenco encabeçado por Kate Beckinsale já valem a curiosidade. A sinopse não diz nada, e não há trailer disponível. O jeito é esperar pelas novidades para saber se vale a pena.
14. O Homem nas Trevas (Estreia lá fora: 26 de agosto / Estreia no Brasil: não definida)
Direção: Fede Alvarez (A Morte do Demônio, 2013)
Roteiro: Fede Alvarez, Rodo Sayagues
Elenco: Dylan Minnette, Jane Levy, Stephen Lang
Sinopse: Um grupo de adolescentes invadem a casa de um homem cego, imaginando que estão cometendo o crime perfeito. Estão errados!
Comentários: Um enredo diferente, mas qual seria a proposta: um cego que sabe lutar bem, uma força sobrenatural escondida em sua morada? A sinopse parece não sustentar um longa metragem, mas deve valer uma espiada.
13. Sala Verde (Estreia lá fora: 15 de abril / Estreia no Brasil: não definida)
Direção: Jeremy Saulnier (Murder Party, Blue Ruin)
Roteiro: Jeremy Saulnier
Elenco: Imogen Poots, Alia Shawkat, Patrick Stewart
Sinopse: Uma banda de punk rock se encontra presa em um local isolado depois de se deparar com um terrível ato de violência, lutando por suas vidas contra uma gangue de skinheads que pretendem eliminar todas as testemunhas.
Comentários: Claustrofobia, bom elenco (Patrick Stewart!!) e muita tensão. Parece Uma Noite de Crime, prometendo boas surpresas num ambiente praticamente único. Pretendo ver.
12. Massacre no Texas (estreia lá fora: ainda não definida / Estreia no Brasil: se tivermos sorte, sai em DVD)
Direção: Julien Maury e Alexandre Bustillo (de A Invasora, Livide)
Roteiro: Seth M. Sherwood
Elenco: Lili Taylor, Stephen Dorff, Sam Strike
Sinopse: Uma jovem enfermeira é sequestrada por quatro adolescentes violentos que escaparam de uma instituição psiquiátrica e a levam a uma viagem infernal. Perseguido por uma homem da lei igualmente perturbado em busca de vingança, um dos adolescentes é destinado a tragédias e horrores que vão destruir sua mente, moldando o monstro que hoje chamamos de Leatherface.
Comentários: Um prelúdio de O Massacre da Serra Elétrica, de 1974. Tão desnecessário quanto O Massacre da Serra Elétrica 3D – A Lenda Continua (2013) e outros longas que buscam mexer com a base de um clássico (vide Exorcista – O Início) ou explicar as motivações violentas de assassinos em série (Halloween, 2007). Com o peso da violência dos diretores e o elenco adequado, pode-se esperar uma produção ousada, sangrenta e até exagerada. Talvez até divirta os canibais, mas essa carne já está muito bem passada.
11. Quando as Luzes se Apagam (Estreia lá fora: 22 de julho / Estreia no Brasil: não definida)
Direção: David F. Sandberg (dirigiu o curta)
Roteiro: Eric Heisserer, David F. Sandberg
Elenco: Teresa Palmer, Emily Alyn Lind, Alicia Vela-Bailey
Sinopse: Uma mulher é aterrorizada por uma criatura que só aparece quando não há luz.
Comentários: Se Você não se lembrou pelo nome, trata-se de uma versão longa do elogiado curta de 2013 de mesmo nome. Deve seguir o caminho percorrido por Mama, onde a versão reduzida é melhor do que a estendida. Promete ser assustador, mas não imagino que traga algo além do que já vimos anteriormente.
10. A Escuridão (Estreia lá fora: 13 de maio / Estreia no Brasil: não definida)
Direção: Greg McLean (Wolf Creek, Morte Súbita)
Roteiro: Shayne Armstrong, Shane Krause
Elenco: Kevin Bacon, Radha Mitchell, David Mazouz
Sinopse: Ao retornar de férias no Grand Canyon, uma família traz consigo uma força sobrenatural que se alimenta de medo. A maléfica presença ameaça destruí-los enquanto toma suas vidas e sua casa, com resultados terríveis.
Comentários: Anteriormente chamado 6 Miranda Drive, o filme tem Kevin Bacon e Radha Mitchell, dirigidos por Greg McLean! Se isso já não é um convite à curiosidade, a sinopse também é bastante animadora, apesar do anúncio de que o orçamento é mínimo. Aguardando o trailer!
9. Boneco do Mal (The Boy) (Estreia lá fora: 22 de janeiro / Estreia no Brasil: 4 de fevereiro)
Direção: William Brent Bell (de Filha do Mal e Wer, 2013)
Roteiro: Stacey Menear
Elenco: Lauren Cohan, Rupert Evans, James Russell
Sinopse: Conta a história de Greta (Cohan), uma jovem americana que para fugir de seu passado problemático decide trabalhar em uma pequena cidade da Inglaterra como babá de um menino de oito anos, filho de uma família muito rica, enquanto seus pais tiram férias. Porém, quando Greta chega ao local, ela descobre que as coisas não serão tão simples. O casal Heelshire tem uma lista de cuidados que devem ser seguidos rigorosamente em relação a criança, chamada Brahms, e eles avisam que não seguir tais regras pode resultar em algo terrível. Contudo, a descoberta mais estranha de Greta é que Brahms não é uma criança normal de oito anos, mas sim um boneco de porcelana.
Comentários: Confesso que achei a sinopse perturbadora. Paranoia, assombração, possessão? Teremos um boneco do mal ou apenas veremos a loucura de uma jovem desorientada? Filmes que envolvem bonecos macabros são sempre interessantes e merecem uma conferida. O trailer é bem promissor, embora o diretor já tenha pisado na bola com bons conceitos.
8. O Sono da Morte (Estreia lá fora: 8 de abril / Estreia no Brasil: não definida)
Direção: Mike Flanagan (Absentia, O Espelho)
Roteiro: Mike Flanagan, Jeff Howard
Elenco: Kate Bosworth, Thomas Jane, Jacob Tremblay
Sinopse: No thriller sobrenatural, Jessie e Mark decidem adotar um doce menino de 8 anos, Cody. Eles não sabiam que Cody tem pavor de dormir. A princípio, eles supõem que os instáveis lares anteriores de Cody causaram essa aversão, mas logo eles descobrem o porquê: os sonhos de Cody se manifestam na realidade enquanto ele dorme. Em um momento eles experimentam as incríveis maravilhas da imaginação de Cody e, no seguinte, a horrível natureza de seus terrores noturnos. Para salvar sua nova família, Jessie e Mark embarcam em uma perigosa caçada para descobrir a verdade por trás dos pesadelos de Cody.
Comentários: Um filme com uma proposta diferente, envolvendo um menino com a capacidade de manifestar seus sonhos e pesadelos. Achei o trailer promissor, belo e assustador na mesma medida. Não imagino que esse filme chegue ao circuito de cinema brasileiro, mas eu veria na tela grande.
https://www.youtube.com/watch?v=mmfp1l1ZfCw
7. Orgulho e Preconceito e Zumbis (Pride and Prejudice and Zombies) (Estreia lá fora: 5 de fevereiro / Estreia no Brasil: 4 de fevereiro)
Direção: Burr Steers (de A Morte e Vida de Charlie)
Roteiro: Burr Steers, Jane Austen, Seth Grahame-Smith
Elenco: Lily James, Lena Headey, Douglas Booth
Sinopse: Uma misteriosa praga caiu sobre a Inglaterra do século XIX, a terra está tomada pelos mortos-vivos e a briguenta heroína Elizabeth Bennet é uma mestre das artes marciais e das armas. Deixando de lado preconceitos pessoais e sociais, Elizabeth e o Sr. Darcy devem se unir no sangrento campo de batalha para livrar o país da ameaça zumbi e descobrir o verdadeiro amor que sentem um pelo outro.
Comentários: Como fã do livro original de Jane Austen, achei a versão de Seth Grahame-Smith muito interessante tanto que acabei acreditando que os zumbis sempre estiveram presentes no clássico. O trailer parece ser divertido, com momentos de humor, drama, romance e ação ao estilo Buffy, a Caça-Vampiros. Deve valer a pena!
6. Amityville: O Despertar (Estreia lá fora: 15 de abril / Estreia no Brasil: 14 de abril)
Direção: Franck Khalfoun (de P2 – Sem Saída, Maníaco, i-Lived)
Roteiro: Tyler Hassard, Franck Khalfoun
Elenco: Jennifer Jason Leigh, Bella Thorne, Cameron Monaghan
Sinopse: Belle, sua irmã mais nova e seu irmão gêmeo em coma se mudam para uma nova casa com sua mãe solteira, Joan, para guardar dinheiro para pagar pelo caro tratamento do menino. Porém, quando estranhos fenômenos começam a acontecer na casa, incluindo a milagrosa recuperação de seu irmão, Belle começa a suspeitar que sua mãe não está dizendo toda a verdade e logo percebe que eles se mudaram para a infame casa Amityville.
Comentários: Repetindo o que eu disse no começo de 2015: depois do remake de 2005 e toda a franquia do passado, será que Amityville ainda consegue assustar, principalmente com esse enredo similar a Evocando Espíritos? Se a sinopse e o nome não são animadores, pelo menos podemos ansiar pela direção de Franck Khalfoun, que fez um ótimo trabalho com o remake de Maniac. Também empolga a participação da bela Jennifer Jason Leigh (de Camisa de Força). E o trailer tem boas referências ao filme original e também cenas arrepiantes!
5. 12 Horas para Sobreviver (The Purge 3) (Estreia lá fora: 1 de julho / Estreia no Brasil: 30 de junho)
Direção: James DeMonaco (dirigiu os outros dois filmes)
Roteiro: James DeMonaco
Elenco: Frank Grillo, Elizabeth Mitchell, Mykelti Williamson
Sinopse: Ainda não definida.
Comentários: Gosto da franquia. Os dois primeiros filmes foram interessantes – o primeiro por mostrar os acontecimentos de forma claustrofóbica; o segundo, por uma visão das ruas. Sempre imaginei que poderiam fazer um terceiro com uma visão global. É bom saber que o protagonista do segundo estará de volta, o que vai estabelecer um diálogo curioso entre as produções. Verei, com certeza.
4. Olhos Famintos 3 (Jeepers Creepers 3) (estreia lá fora: ainda não definida / Estreia no Brasil: se tivermos sorte, sai em DVD)
Direção: Victor Salva (dos dois filmes anteriores)
Roteiro: Victor Salva
Elenco: Jonathan Breck e Brandon Smith
Sinopse: Com possibilidade de alteração, a sinopse é: uma mãe de sucesso, Patricia Trish Jenner (Cinta Laura Kiehl), se une a um grupo que acabara de testemunhar as ações de um monstro alado, com a esperança de encerrar sua carreira de assassinatos.
Comentários: Faz 12 anos, desde o segundo filme. Salva passou todo esse tempo respondendo perguntas sobre uma possível continuação, com indícios de que seria no período do Velho Oeste. Pode sair uma produção divertida para os saudosos da criatura, como foram os outros filmes, principalmente pela manutenção da equipe original. Pelo andar da carruagem, há chances até que o longa só chegue a algum lugar em 2017. Desde que façam um filme bom, não me importaria de esperar um pouco mais.
3. Rua Cloverfield 10 (10 Cloverfield Lane) (Estreia lá fora: 11 de março / Estreia no Brasil: 10 de março)
Direção: Dan Trachtenberg
Roteiro: Josh Campbell, Matthew Stuecken, Damien Chazelle
Elenco: Mary Elizabeth Winstead, John Goodman, John Gallagher Jr.
Sinopse: Ambientado em um abrigo, três pessoas convivem numa aparente harmonia. Na verdade, o personagem de John Goodman está mantendo-os presos ali, com a desculpa de que um cataclisma se desenvolve do lado de fora. Sem acreditar no estranho, a personagem de Mary Elizabeth Winstead tentará fazer de tudo para escapar, sem imaginar que estão sendo protegidos de algo realmente monstruoso.
Comentários: Uma surpresa boa para o início de 2016. Quando todos já tinham em suas agendas as futuras estreias do gênero, eis que uma produção, já filmada, explode em trailers nos cinemas, com ambientação no mesmo universo do divertido Cloverfield – Monstro. Assim como o primeiro, o foco não será no monstro gigante, mas em uma situação particular, enquanto os EUA sofrem com os ataques da criatura. Com ótimo elenco, claustrofobia e suspense, imagino que tem tudo para agradar…menos aqueles que esperam mais um filme de monstro gigante apenas!
2. Invocação do Mal 2 (The Conjuring 2: The Enfield Poltergeist). (Estreia lá fora: 10 de junho / Estreia no Brasil: 9 de junho)
Direção: James Wan (do primeiro filme)
Roteiro: Carey Hayes, Chad Hayes, James Wan e David Johnson
Elenco: Vera Farmiga, Patrick Wilson, Frances O’Connor
Sinopse: Em uma de suas investigações paranormais mais aterrorizantes, os caçadores Ed e Lorraine Warren viajam ao norte de Londres para ajudar uma mãe solteira, que cria seus quatro filhos sozinha em uma casa atormentada por espíritos cruéis.
Comentários: Para um subgênero desgastado, o primeiro foi muito bem, com uma história de casa assombrada bem interessante e que ainda contou com a apresentação da boneca Annabelle. Com o trailer da continuação já disponível, aparenta ser interessante, mas nada além do que já foi mostrado antes. Criança assombrada, cruzes que se movem, abajur sinistro. A história do Poltergeist de Enfield é curiosa, porém pode acabar soando como Sobrenatural 2 e 3: diverte, sem se tornar inesquecível. A responsabilidade de Wan é imensa!
1. A Bruxa (The Witch) (Estreia lá fora: 19 de fevereiro / Estreia no Brasil: 3 de março)
Direção: Robert Eggers
Roteiro: Robert Eggers
Elenco: Anya Taylor-Joy, Ralph Ineson, Kate Dickie
Sinopse: Situado em cerca de 1630, A Bruxa segue um agricultor que foi expulso da sua plantação colonial e é forçado a se mudar com sua família para um terreno remoto de terra na borda de uma floresta sinistra, que guarda rumores de ser controlada por bruxas. Quase imediatamente, coisas estranhas e inquietantes começam a acontecer, os animais se tornam violentos, as colheitas não vingam e uma das crianças desaparece, apenas para voltar aparentemente possuída por um espírito maligno. Com isso, muita suspeita e paranoia faz com que todos comecem a apontar o dedo para a filha adolescente Thomasin. Eles a acusam de bruxaria, que ela nega veementemente. Com as circunstâncias traiçoeiras, cada membro da família terá sua fé, lealdade e amor testado de uma forma chocante e inesquecível.
Comentários: Provavelmente é o filme mais aguardado do ano para os fãs de horror. Além dos prêmios adquiridos nos festivais por onde passou, o longa foi o mais elogiado de 2015, um dos grandes favoritos a melhor de 2016! O tema “bruxaria” é sempre válido no gênero; e o resgate ao clima macabro de antigamente é um convite aos curiosos. Vai valer a pena vê-lo nos cinemas!
Ao concluir minhas opiniões e escolha das preferências, notei que a senhora já nem mais prestava atenção no que eu dizia apenas mexia com sua agulhas e tecidos. Questionei sobre a demora do resgate, mas ela somente sorriu para mim com a tranquilidade de sempre. “E a senhora? Está esperando o quê? Tem algum filme de terror preferido para ver nos cinemas?” Continuou em silêncio por mais alguns segundos e disse: “Não gosto de filmes. Minha catarata já não permite que aprecie da mesma forma que antigamente.“. Olho mais uma vez para a revista e pergunto: “Se não gosta, por que tem esse catálogo com os filmes que estrearão em 2016?“.
“Não é um catálogo. É um cardápio.”
“Cardápio?”
“Sim. Para você escolher como pretende morrer esta noite.“
Muito bom! Desfecho nota 10 !
tem uns ai que me interessou, Green Room e Leartface
Tá uma disputa brava: qual sai antes – Olhos Famintos 3 ou Extermínio 3?
Estou muito ansioso pra ver ” A Bruxa ” , mais vou querer ver ( 31 , Leatherface , Boneco do Mal , Amityville : The Awakening e Invocação do Mal 2 ) .
Na minha opinião o ” Olhos Famintos 3 ” não sai neste ano !