Caça-Fantasmas: Piscou, perdeu!

5
(1)

Caça-Fantasmas (2016) (3)

O reboot de Os Caça-Fantasmas, clássico da Sessão da Tarde da década de 1980, finalmente estreou. Apesar de ter o mesmo título original, Ghostbusters, a versão em português perdeu o artigo e foi lançado em território nacional apenas como Caça-Fantasmas. A transformação acontece pela mudança de gênero dos caçadores que agora são caçadoras. O Boca do Inferno trouxe com exclusividade um artigo completo sobre o novo filme, que teve direção de Paul Fieg e elenco encabeçado por Melissa McCarthy, Kristen Wiig, Kate McKinnon, Leslie Jones e Chris Hemsworth.

No entanto, parte dos fãs do filme original foi ao cinema não apenas conferir a nova produção, mas rever alguns rostos conhecidos. Logo no começo da produção do reboot, foi anunciado que parte do elenco original do filme de 1984 estaria presente em participações especiais, porém como novos personagens. Aliás, esta ideia de elenco inclui até alguns fantasmas bastante icônicos que os fãs do original adoraram reencontrar.

O Boca do Inferno decidiu listar estas participações até porquê algumas são bastante rápidas e o fã desatento pode ter até alguma dificuldade de reconhecer os atores e atrizes. Do elenco base de Os Caça-Fantasmas, e consequentemente a parte 2 lançada em 1989, as ausências ficam por conta de Harold Ramis, o Dr. Egon, que faleceu em 2014 – mas que foi homenageado com um busto na faculdade -, e Rick Moranis, afastado das telas desde 2007. Moranis perdeu a esposa em 1991 vítima de câncer enquanto filmava Querida, Estiquei o Bebê. Gradativamente ele foi se afastando da vida de ator para cuidar dos filhos até que decidiu se aposentar em 2007.

Confira abaixo a lista de participações dos atores do filme de 1984 no reboot de 2016. Mas cuidado se você ainda não viu o filme, pois o texto abaixo possui vários spoilers.

Bill Murray (Peter Venkman no original): Um dos atores mais bem sucedidos do grupo, e com um currículo bastante respeitável, Murray provavelmente é muito lembrado pelos fãs justamente pelo charlatão de bom coração Dr. Venkman. Em Caça-Fantasmas, Murray é o único ator dentre os do filme de 1984 que aparece em mais de uma cena. Ele interpreta Martin Heiss, um investigador especialista em desmascarar pessoas que dizem ver e investigar fantasmas. Ele aparece na primeira parte do filme e paga um preço caro por não acreditar nas caça-fantasmas.

Dan Aykroyd (Ray Stantz no original): Outro ator que fez muitos filmes que foram sucesso na década de 1980, e que nunca parou de trabalhar, Aykroyd fez do seu Dr Ray um personagem que representava o lado amável e honesto do grupo. No reboot, Aykroyd aparece desperdiçado como um taxista que parece não estar muito preocupado com a cidade de Nova York invadida por fantasmas. Tanto que uma de suas falas é “Eu não tenho medo de fantasma nenhum”, em uma esperta homenagem para a música tema do filme original que traz a mesma frase.

Caça-Fantasmas (2016) (2)

Ernie Hudson (Winston Zeddemore no original): Apesar de menos lembrado pelo público, Ernie tem mais de 200 trabalhos no currículo entre filmes, filmes para TV e séries. No filme de 1984, Ernie interpreta o simpático Winston, que acaba indo trabalhar com os caça-fantasmas sem fazer a menos noção do que espera por ele no novo serviço. No reboot, Ernie interpreta o dono de uma casa funerária e tio da personagem Patty. Ele aparece já no final do filme para dar uma bronca na sobrinha por ter destruído o carro dele.

Annie Potts (secretária Janine): Potts é uma daquelas atrizes coadjuvantes que todo diretor gostaria de ter em seus filmes simplesmente porquê o público adora vê-la em cena. Em Os Caça-Fantasmas 1 e 2, Potts interpreta a impaciente secretária Janine que atende os telefonemas com um nada simpático “O que você quer?”. No reboot, Potts interpreta a impaciente recepcionista de um hotel. E que claro, trata os visitantes do lugar com o nada simpático “O que você quer?”.

Sigourney Weaver (Dana Barrett): Mais um nome conhecidíssimo dos fãs e uma das atrizes mais versáteis da sua geração, Weaver interpretou Dana, interesse amoroso do personagem de Bill Murray e vítima em potencial dos fantasmas nos filmes de 1984 e 1989. No título de 2016, Weaver interpreta Rebeca Gorin, a mentora da personagem de Kate McKinnon. Atenção para não sair do cinema antes dos créditos acabarem já que Sigourney está em uma das cenas que passam durante os créditos.

Geleia: Como imaginar um filme dos ou das Caça-Fantasmas sem a presença de Geleia? Espécie de mascote não oficial do grupo, este fantasma verde, gosmento e que come tudo que encontra pela frente está presente no reboot novamente comendo tudo o que encontra pela frente e até de namorada.

Caça-Fantasmas (2016) (4)

Homem de Marshmallow: Responsável por uma das cenas mais icônicas do filme de 1984, o “inocenteHomem de Marshmallow tem uma rápida aparição no reboot que serve ao menos para os fãs deste “vilão” matarem a saudade dele.

Zuul: Fantasma vilão principal do primeiro filme, aqui temos uma cena pós-crédito que traz o nome da entidade talvez como uma pista para uma parte 2 ou apenas uma rápida e descompromissada homenagem.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Filipe Falcão

Jornalista formado e Doutor em Comunicação. Fã de filmes de terror, pesquisa academicamente o gênero desde 2006. Autor dos livros Fronteiras do Medo e A Aceleração do Medo e co-autor do livro Medo de Palhaço.

One thought on “Caça-Fantasmas: Piscou, perdeu!

  • 08/12/2016 em 21:58
    Permalink

    Adoreeeeiiii!!!! Super legal! ?????????? valeu a leitura! ?????

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *