Blog da Betway aponta filmes de terror e programas de crimes reais como os piores para o sono

5
(2)

Fonte: Unsplash

O desafio de assistir a um filme de terror na madrugada é emocionante para muitas pessoas. No entanto, isso pode atrapalhar o sono logo depois, e os pesadelos serão com certeza mais comuns. Quem mostra isso é a Betway, com uma pesquisa feita para avaliar a consequência de algumas atividades no descanso noturno. Foram escolhidas 14 atividades diferentes, e o resultado não teve grandes surpresas. As produções de terror e os programas de crimes reais na TV foram classificados como os piores, segundo os critérios escolhidos.

Usando uma metodologia simples, onde as pessoas faziam a atividade escolhida, e logo depois tinham o sono monitorado, a equipe do blog Betway Insider conseguiu montar um ranking de qualidade do descanso. A primeira posição ficou com a meditação, que teve uma nota de 9,6 e uma qualidade de sono na casa dos 88%. Além disso, nos ciclos do sono, foi uma das atividades que mais conseguiu equilíbrio entre o profundo, o leve e o famoso REM. Resultados que não se repetiram com quem assistiu ao filme de terror.

Essas pessoas acabaram com uma média de qualidade no sono de 65%, com uma nota final de apenas 1,3. Não é preciso explicar a diferença dessa atividade para a meditação. Porém, é interessante entender o motivo disso, que pode passar muito pelos ciclos do nosso descanso à noite. A pesquisa mostrou que, após assistir uma produção intensa de terror, como Grotesque e Sick, existe uma tendência de aumento do sono REM. Ou seja, a pessoa sonha mais, ou melhor, tem mais pesadelos. Isso acaba afetando a qualidade do descanso, inclusive fazendo a pessoa acordar no meio da noite.

Entre os dados da pesquisa da Betway, site de cassino online, aparece o tempo médio gasto acordado durante a noite. As boas atividades, como a meditação, não passam dos 14 minutos, mas quem assistiu ao filme de terror registrou 26 minutos, quase o dobro do tempo. Ou seja, sem muitas surpresas, essas produções causam um aumento dos pesadelos e isso pode afetar o sono. É por isso que assistir American Horror Story na madruga é um baita desafio.

Crimes reais na TV também afetam

Não foram apenas os filmes de terror que tiveram resultados ruins no sono, mas também os programas de crimes reais na TV. A pesquisa mostra que a nota para o descanso das pessoas que fizeram essa atividade ficou em 1,5, com uma qualidade de sono de apenas 68%. Um número baixo que supera apenas os filmes de terror. Ambas oferecem a mesma situação, a de muitos pesadelos para os espectadores.

O curioso é que o desequilíbrio nos ciclos do sono com esses programas true crime são até piores. No total de tempo dormindo, 45% é com o REM, acompanhado de possíveis pesadelos e sonhos com o que assistiu. O sono profundo tem apenas 22,50%, sendo o menor dos ciclos, e o leve com 32,50%. Uma diferença que causa problemas no descanso, e mostra que é preciso cuidado com os programas que vai assistir.

Apenas como uma forma de comparação, os filmes de comédia causam um efeito exatamente oposto. Quem ficou com essa atividade terminou a pesquisa com nota 8,7 no sono, e uma qualidade de 87% enquanto dorme. Esse antagonismo explica bem a diferença de uma produção para rir de algo cujo objetivo é colocar medo e suspense na vida das pessoas.

Noticiário também pode ser terror

Uma surpresa na pesquisa é o efeito negativo dos jornais de notícias na TV, classificados como uma das piores atividades para o sono. A nota final foi de 2,4. Além disso, na questão dos ciclos, foi quem mais rendeu sono REM para as pessoas. Talvez, as notícias não estejam tão boas, e isso está tirando o sono.

Os filmes de terror podem ser horríveis, mas nada é pior que uma notícia ruim no jornal local. Isso é comprovado na pesquisa feita pela Betway, que conseguiu resultados curiosos para mostrar ao público. As produções de suspense são desafiantes, até mesmo para o sono, pois é quase uma garantia de muitos pesadelos e alguns minutos acordados durante a madrugada.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Marcelo Milici

Professor e crítico de cinema há vinte anos, fundou o site Boca do Inferno, uma das principais referências do gênero fantástico no Brasil. Foi colunista do site Omelete, articulista da revista Amazing e jurado dos festivais Cinefantasy, Espantomania, SP Terror e do sarau da Casa das Rosas. Possui publicações em diversas antologias como “Terra Morta”, Arquivos do Mal”, “Galáxias Ocultas”, “A Hora Morta” e “Insanidade”, além de composições poéticas no livro “A Sociedade dos Poetas Vivos”. É um dos autores da enciclopédia “Medo de Palhaço”, lançado pela editora Évora.

One thought on “Blog da Betway aponta filmes de terror e programas de crimes reais como os piores para o sono

  • 13/02/2023 em 21:52
    Permalink

    Comprovei isso na prática. Vi Hereditário antes de dormir e tive pesadelos com esse negócio por uns 3 dias. 😂

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *