José Mojica Marins recebe homenagem no Festival de Gramado

0
(0)
Homenagem Mojica (2016)
Mojica foi premiado com o troféu Eduardo Abelin

No último dia 30 de agosto, a 44ª edição do Festival de Cinema de Gramado fez a entrega do troféu Eduardo Abelin (dedicado a destacar o conjunto da obra de personalidades do cinema nacional) a José Mojica Marins, conhecido pelo papel de Zé do Caixão. Quem recebeu o prêmio foi a filha Liz Marins, já que Mojica, aos 80 anos, foi impedido de fazer a viagem para serra gaúcha por ordens médicas.

Ao receber o prêmio, ela falou: “É uma coisa muito, muito gratificante. Uma homenagem no nosso país, de um festival tão importante”.

“Lembrando que ele não foi só o Zé do Caixão. Ele teve uma trajetória de cinema, de vida no cinema, desde os anos 50 quando ganhou do pai dele uma câmera no início da adolescência. É emocionante, não tem outra palavra pra falar”, disse Liz.

Como não pôde estar presente, Mojica gravou um vídeo que foi projetado na tela do cinema na cerimônia. Nele, Mojica agradeceu a homenagem e falou da felicidade por ser representando pela filha no evento. “Por motivo de saúde realmente não pude ir a Gramado, mas me sinto feliz que tenho minha filha Liz Vamp me representando. Porque ela é a mesma coisa que eu, porque segue meus passos do cinema do gênero terror, do gênero sobrenatural”.

Um dos curadores do festival, Rubens Ewald Filho, responsável pela entrega do troféu, definiu Mojica como uma “figura única na história do cinema brasileiro”.

Mojica também recebeu mensagem em vídeo de Satã, seu assistente e segurança de muitos anos, e do escritor, desenhista e roteirista Rubens Francisco Lucchetti. Liz comemorou as homenagens: “Vocês não têm noção de como esse momento é importante. As melhores homenagens acontecem em vida e, graças a Deus, meu pai ainda está muito vivo!”.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Bruna Alfama

Publicitária, redatora e um pouco insana. Colecionadora de clássicos e louca por horror. Fã de fotografia e curiosa pelo desconhecido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *