Within the Woods (1978)

Within the Woods (1978)
Antes de Ash e o Necronomicon!
Within the Woods
Original:Within the Woods
Ano:1978•País:EUA
Direção:Sam Raimi
Roteiro:Sam Raimi
Produção:Robert G. Tapert
Elenco:Bruce Campbell, Ellen Sandweiss, Mary Valenti, Scott Spiegel

Quem nunca sonhou em fazer seu próprio curta de horror que atire o primeiro machado. Sendo fã ou não de filmes de terror, qualquer pessoa que tenha tido acesso a uma câmera de vídeo já se imaginou dirigindo ou atuando em algo do gênero. A ideia de fazer uma produção amadora já remete aos trashes: sangue e tripas sobre a camiseta branca, poucos recursos, atuações exageradas e muita diversão. Veja como exemplo o filme Saneamento Básico, de 2007, dirigido por Jorge Furtado, que mostra cidadãos da pequena Linha Cristal tendo que se virar para produzir um filme trash para arrecadar fundos para a realização de uma obra na cidade. Com pouco dinheiro, mas muita criatividade, eles criam um filme de terror com uma criatura feita com materiais improvisados e contam com o apoio de patrocinadores para a confecção da obra. A própria atriz Vera Fisher já fez por diversão seus próprios filmes caseiros de terror com amigos, mesmo que assumidamente não seja fã do gênero.

E este que vos escreve já se arriscou nessa brincadeira realizando um filme de terror envolvendo seitas e sequestros na adolescência. Com primos e amigos, a história consistia num serial killer que era morto num atropelamento, mas acabava sendo trazido de volta por um maluco satanista em sua tentativa de fazer um ritual de ressurreição. Para azar do próprio, o cadáver escolhido era exatamente de um cruel assassino que já havia acumulado vítimas em sua carreira sinistra. Como resultado: atuações forçadas. figurinos comuns e muitas gargalhadas.

Atualmente, com o acesso mais fácil às filmadoras, tendo até celulares com esse recurso, qualquer um pode brincar de fazer filmes. No entanto, em 1978, havia um grupo de amigos que tinha uma intenção mais séria de fazer um curta de terror, usando-o como alicerce para a produção de algo mais intenso e completo. Within the Woods é um dos três curtas dirigidos por um tal de Sam Raimi, que provavelmente não imaginava a dimensão de seu trabalho.

Quatro colegas de faculdade, dois casais, decidem passar um final de semana numa casa rural localizada num bosque afastado da cidade grande. Enquanto um casal (Scott Spiegel e Mary Valenti) fica na casa jogando Banco Imobiliário, o outro (Bruce Campbell e Ellen Sandweiss) vai passear pela floresta a fim de realizar um piquenique a sós. No caminho pela mata, Bruce conta a Ellen sobre a história da região, dizendo que a área era um cemitério indígena e que agora pertencia a um velho espírito que toma conta do local. Ellen sai em busca de lenha, enquanto Bruce cava um buraco para a fogueira. De repente, o rapaz encontra um velho crucifixo e também uma adaga indígena. Mesmo tendo violado um túmulo indígena, o rapaz não se preocupa, pois Ellen acaba de retornar com a lenha. Ambos decidem dormir…e até esquecem de acender a fogueira.

Mais tarde, Ellen acorda e descobre que Bruce desapareceu. Imaginando que o namorado tenha decidido voltar para a casa, resolve fazer o mesmo. No caminho, encontra Bruce agarrado a uma árvore, mutilado, com um olho fora da órbita, morto. Então, a força aparece. A cena que o espectador assiste a seguir é praticamente a mesma em que viu em The Evil Dead, mas com menos (muito menos) efeitos especiais.

Alguns minutos depois, Scotty sai em busca de Bruce e deixa Shelly confortando Ellen. Com a demora do namorado, Shelly abre a porta e leva um susto ao ver Bruce como um morto-vivo, segurando a adaga indígena. Ele então enforca a garota e a esfaqueia violentamente. Ellen tranca a porta e corre para a cozinha. Pega duas facas e retorna para a porta. A maçaneta gira…ela golpeia….Scotty.

Bruce aparece e quebra a janela. Ellen tenta fechar a porta, mas não consegue pois o corpo de Scotty está impedindo o movimento (algo visto em Evil Dead 2). Ela puxa o corpo e fecha a porta. Ele diz para ela pegar a arma que há no porão. Quando a garota retorna, encontra Scotty morto com um machado nas costas. Então, ela inicia uma sangrenta batalha com Bruce, em que apenas um vencerá…

Within the Woods (1978) (2)

Within the Woods é um curta extremamente amador dirigido por um jovem Sam Raimi com o propósito de arrecadar fundos para produzir um longa-metragem, um tal de The Evil Dead. O diretor da trilogia Homem-Aranha e Arraste-me para o Inferno convidou seus colegas de faculdade Bruce Campbell, Ellen Sandweiss e Scott Spiegel para atuarem na produção, e, contando com a ajuda de Robert G. Tapert – que emprestou a casa e o local onde foram feitas às filmagens -, gastou aproximadamente $1,600, filmando-o com uma câmera Super 8, sem utilizar trilha sonora. O filme não teve uma boa aceitação nos Estados Unidos, mas Raimi não desistiu e levou o seu filme à Europa, onde arrecadou os fundos necessários para a produção de The Evil Dead – este custou $350,000, nada mais nada menos que 1000 vezes inferior ao orçamento de seu último megassucesso, Homem-Aranha 3.

Não é necessário um olhar mais atencioso para verificar que o diretor já demonstrava um certo talento na condução de uma câmera. Nota-se também que diversas cenas de Within the Woods foram repetidas em The Evil Dead. Por exemplo, a cena de perseguição a jovem Ellen na floresta é praticamente idêntica nos dois filmes, com a diferença de que Cheryl acaba sendo estuprada pelas árvores no filme de 1982. A atuação do elenco é pouco convincente, mas percebe-se o carisma promissor do jovem Bruce Campbell, que depois entraria para o hall da fama dos atores de filmes B.

Within the Woods não foi lançado em DVD no Brasil e lá fora está anexado às cópias de versões elaboradas de The Evil Dead. Trata-se de um filme caseiro, uma produção precária e simples, que serviu de base para o que viria a ser o maior clássico do gênero. Facilmente encontrado para download na internet, é um filme histórico e obrigatório que deve ser visto por toda a sua importância no horror cinematográfico mundial.

A Influência em Evil Dead

Sam Raimi filmou em 6 dias os 32 minutos de Within the Woods, pretendendo arrecadar fundos para produzir um longa-metragem. Na verdade, a proposta era fazer de seu curta uma prévia do que seria visto em seu filme definitivo – era assim que ele apresentava o longa para os estúdios e investidores. Conseguiu uma exibição do filme antes de uma sessão de The Rocky Horror Picture Show. Um crítico viu e fez uma crítica positiva do filme, servindo de apoio para que surgissem patrocinadores para a realização de um longa. Logo que conseguiu o dinheiro que precisava, deu início à produção de The Evil Dead, mas antes fez algumas alterações no roteiro: substituiu o argumento da profanação do cemitério indígena pela leitura de palavras malditas de um livro encontrado na velha cabana. Curiosamente, no ano de lançamento de The Evil Dead foi feito um filme com direção de Tobe Hooper e produção de Steven Spielberg sobre um tal cemitério indígena profanado. Alguém já ouviu falar de Poltergeist?

Apesar das alterações no roteiro, muitas cenas de Within the Woods foram refilmadas ou serviram de inspiração para The Evil Dead, até então intitulado Book of the Dead:

– Os nomes dos personagens de Mary Valenti, Shelly, e Scott Spiegel, Scotty, foram re-utilizados em The Evil Dead, mas os atores acabaram sendo substituídos, apesar da breve aparição de Spiegel no clássico. Mary não seguiu a carreira de atriz, nem apareceu nos filmes da franquia.

– a cena em que Ellen corta a mão de Bruce e ele é forçado a mordê-la apareceu em The Evil Dead, mas com Scotty e Shelly.

– a cena em que Ellen é perseguida na floresta até a porta da cabana e tenta desesperadamente entrar apareceu em The Evil Dead com Cheryl, mas a garota não teve a mesma sorte e foi atacada pelos bosques.

– Scotty, aparentemente morto, levanta-se possuído pelo demônio. Tal cena é idêntica no longa.

– o momento em que Bruce é desmembrado em Within the Woods é similar a que acontece com Shelly em 1982.

– Bruce é golpeado com uma adaga no curta-metragem. No longa, Shelly é golpeada nas costas por Scotty.

– a cena em que Bruce tenta entrar na cabana e Ellen golpeia Scotty foi refeita em The Evil Dead 2.

(Visited 431 times, 1 visits today)
Marcelo Milici

Marcelo Milici

Fundou o Boca do Inferno em 2001. Formado em Letras, fez sua monografia sobre o Horror Gótico na Literatura. É autor do livro "Medo de Palhaço", além de ter participado de várias antologias de horror!

Um comentário em “Within the Woods (1978)

  • 21/04/2013 em 08:28
    Permalink

    SÓ TER O NOME SAM RAIMI JÁ ME INTERESSA.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *