0
(0)
The Haunted House Project (2010)
Fique longe se quiser ficar vivo!
The Haunted House Project
Original:Pyega
Ano:2010•País:Coréia do Sul
Direção:Cheol-ha Lee
Roteiro:Eun-Kyeong Kim
Produção:
Elenco:Tae-Ho Hyun, In-Kul Jun, Hwa-Jung Lee, Kyung-Sun Shin, So-Yul Shin, Yi-Na Yoon

Você já leu esta sinopse. Um grupo decidiu filmar um documentário sobre uma área considerada assombrada. As pessoas envolvidas nunca mais foram vistas vivas ou mortas. Apenas o material que foi filmado foi encontrado. De qual filme pertence este enredo? Engana-se quem respondeu o ótimo A Bruxa de Blair, de 1999. Apesar das semelhanças, este artigo é do filme sul-coreano The Haunted House Project, de 2010, dirigido por Cheol-ha Lee. Com as inevitáveis comparações, aqui temos um raro exemplar onde o americano é melhor do que o asiático. Parte disto acontece principalmente pela ideia de que The Haunted House Project não traz nenhuma novidade.

The Haunted House Project começa exatamente como A Bruxa de Blair, com os moradores de uma localidade dando depoimentos sobre o endereço assombrado. Neste caso, uma antiga fábrica onde o patrão teve um caso com a secretaria e logo matou a moça. Alguém já viu este filme antes? Para quem já assistiu a pelo menos dois filmes com fantasmas asiáticos já sabe que uma mulher assassinada significa um fantasma vingativo que vai matar não apenas o amante,mas a família dele. Toda esta ação aconteceu 42 anos antes dos eventos mostrados.

Este enredo é explicado pelos moradores da vila e logo depois somos apresentado aos personagens que vão investigar o endereço. Aqui temos um primeiro problema, já que diferente de Heather, Joshua e Mike, personagens bem desenvolvidos de A Bruxa de Blair, aqui temos seis pessoas mas sem as mesmas profundidades do filme norte-americano. Dentro da escura casa, torna-se muitas vezes confuso identificar quem é quem. Além do corre corre e escuridão, o formato câmera na mão torna ainda mais difícil acompanhar e identificar todos os personagens.

The Haunted House Project (2010) (1)

Isto não significa que o filme é ruim. The Haunted House Project até possui alguns bons momentos, como quando o sexteto chega na casa e começa a exploração. Tudo ao melhor estilo asiático, com cenas lentas que auxiliam na construção de um clima angustiante e de inquietação. As cenas iniciais com os moradores da região contando a história da fábrica também é interessante por permitir a imaginação do público trabalhar, o que neste tipo de filme é bem funcional.

Mas diferente de A Bruxa de Blair, The Haunted House Project soa falso por vários motivos. Os personagens de A Bruxa de Blair começam as investigações, se perdem na floresta e passam a ser assombrados por algo ou por alguém ou pela própria bruxa. A ideia de andar em círculos pela floresta aumenta o clima de tensão a medida que a noite se aproxima.

Já a ideia dos sul-coreanos na antiga fábrica deixa de ser convincente no momento em que as primeiras coisas estranhas acontecem e o elenco insiste em permanecer na casa. Diferente de Heather e cia que não tinham como sair da floresta, torna-se quase obvio imagina que as portas da fábricas não vão abrir quando os sul-coreanos finalmente pensarem em fugir.

A forma como os personagens são concebidos também não ajuda ao formato da trama com destaque negativo para o trio de nerds que costuma visitar casas assombradas para postar vídeos na internet. Os outros três são da equipe de
filmagem e são tão desinteressantes que é possível que o público nem se preocupe em saber seus nomes ou se estão em cena ou não.

O final além de previsível é chato e passa aquela sensação de que The Haunted House Project serve apenas como uma vingança às avessas do cinema de terror norte-americano, sempre tão criticado por produzir remakes sem qualidade de filmes asiáticos. Aqui, mesmo sem ser um remake, é possível perceber claramente uma apropriação da temática de A Bruxa de Blair pelos cineastas sul-coreanos e o resultado perde para a trama da bruxa. Aqui, fica a eterna lição: na dúvida, fique com o original.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

6 Comentários

  1. Filmes com gravações encontradas tem histórias tão parecidas que eu juro que não entendo pq eles gastam dinheiro nisso. É difícil acreditar que pelo menos alguém não pense em fazer algo diferente.

  2. Se ele está abaixo de um filme meia-boca como A Bruxa de Blair, então imagine como deve ser.

  3. Eu achei super bacana…, Embora, existam melhores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *