Os Olhos de Julia (2010)

Os Olhos de Julia (2010)
O que os olhos não veem, um medo sente!
Os Olhos de Julia
Original:Los ojos de Julia
Ano:2010•País:Espanha
Direção:Guillem Morales
Roteiro:Guillem Morales, Oriol Paulo
Produção:Guilhermo Del Toro
Elenco:Belén Rueda, Llúis Homar, Pablo Derqui, Francesc Orella, Joan Dalmau, Julia Gutiêrres, Boris Ruiz

De todos os sentidos, a visão talvez seja o mais importante para qualquer pessoa. As consequências que a perda da visão acarreta podem ser irreversíveis, sendo necessário quebrar uma barreira psicológica para que a pessoa se adapte a sua nova condição. O diretor Guillem Moralles explora os impactos da perda desse sentido para narrar um suspense de perder o fôlego.

Julia (Bellen Rueda, de O Orfanato) não acredita que a irmã cega tenha se matado, mesmo com todas as hipóteses e provas que acercam o caso. Ela decide investigar sozinha a verdadeira causa, já que está desacreditada pelo marido Isaac (Llúis Homar) e pela polícia. Julia sofre da mesma doença da irmã, num processo de perda gradual da visão, à medida em que descobre a presença de um homem, que anda pelas sombras, e nunca é visto. Com a morte do marido, tendo como causa um suposto suicídio, ela fica a mercê da própria sorte. Além de estar sozinha, terá que ficar duas semanas sem enxergar, pois fez uma cirurgia de transplante de córneas. A partir desse momento entram em cena figuras estranhas, como o vizinho tarado e sua filha, uma senhora cega, o enfermeiro – pessoas que não sabemos sua verdadeira intenção para com Júlia, se querem ajudar, ou aproveitar de sua situação.

Apadrinhando por Guilhermo Del Toro (produtor do longa), Guillen Moralles, que assina também o roteiro, faz um trabalho primoroso na direção – principalmente ao trazer ao espectador a sensação que a protagonista tem ao ficar sem a visão: durante esse tempo não vemos os rostos de personagens ainda não conhecidos. Entre cenas de suspense carregadas de tensão, o filme vai desenvolvendo de maneira que temos que junto com Julia tentar descobrir o que realmente aconteceu com a irmã e o marido, e lidar com a situação de estar cercada de pessoas suspeitas, e dentre eles, descobrir quem é o “fantasma” que vive nas sombras a atormentar a protagonista. O filme traz a tona personagens solitários, invisíveis para a sociedade, como um deles cita durante um momento do filme: “Se alguém se sente invisível, e está com raiva do mundo, pode ser perigoso…”.

No elenco, a linda Bélen Rueada está muito bem no papel principal, conseguindo transmitir toda a sua agonia ao lidar com a situação da perda da visão; o resto do elenco também é muito bom, principalmente Pablo Derqui, que interpreta o enfermeiro responsável por cuidar de Julia enquanto se recupera da cirurgia. Derqui trabalhou com o diretor em outro excelente filme, El Habitante Incierto.

Os Olhos de Julia é uma grata surpresa vinda da Espanha, país que sempre nos brinda com excelentes produções do cinema fantástico!

(Visited 1.439 times, 1 visits today)
Ivo Costa

Ivo Costa

Estudante de Cinema, fez parte do Juri Popular do Cinefantasy em 2011. Além de crítico do Boca do Inferno, atua como diretor e roteirista de curtas-metragens.

10 comentários em “Os Olhos de Julia (2010)

  • 18/11/2018 em 11:18
    Permalink

    Como sempre penso, os filmes de suspense espanhóis nunca me decepcionam. Os olhos de Julia mantém o mistério até o fim, e tem uma ótima história. Parabéns pela critica.

    Resposta
  • 13/02/2016 em 23:33
    Permalink

    Gostei demais desse filme, não desgrudei da tela do inicio ao final. Achei a estória fabulosa e muito inteligente com reviravoltas, os atores muito bons, a direção também muito boa. Não é um filme caríssimo como os americanos, mas é muito melhor que muitos filmes dos States. Precisamos aprender a fazer filmes como os espanhóis, roteiros inteligentes e atores maravilhosos! Chega de filme brasileiros violentos ou comédias bobas, não dá mais!

    Resposta
  • 16/10/2013 em 23:06
    Permalink

    No começo do filme eu achei que seria de uma temática totalmente diferente, mas gostei muito.

    Resposta
  • 11/04/2013 em 05:19
    Permalink

    Ótimo filme,um dos melhores que ja vi. (:

    Resposta
  • 07/04/2013 em 13:59
    Permalink

    nossa,me interessei agora.

    Resposta
  • 07/04/2013 em 13:12
    Permalink

    O cinema de horror espanhol realmente é um luxo!!!! Aquela porcaria americana de parecida premissa, O OLHO DO MAL, estrelado pela famosa Jessica Alba, é fichinha perante esse filmaço aí!!

    Resposta
  • 07/04/2013 em 11:39
    Permalink

    como é ruim nao ter mais tempo para assistir filmes…

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien