I Am Nancy (2011)

I Am Nancy (2011)

I Am Nancy
Original:I Am Nancy
Ano:2011•País:EUA
Direção:Arlene Marechal
Roteiro:
Produção:Heather Langenkamp, Arlene Marechal
Elenco:Heather Langenkamp, Wes Craven, Robert Englund, Abdullah Al-Daihani, Tom Kircher, Shawn Lecrone, Adam A. Park

O ano era 1984 quando a então desconhecida atriz norte-americana Heather Langenkamp ganhou o papel principal do novo filme de Wes Craven, A Hora do Pesadelo. Ao interpretar Nancy Thompson, Heather carimbou o passaporte como uma das final girls mais conhecidas do gênero. Não demorou muito para Heather reprisar o papel, desta vem em A Hora do Pesadelo 3: Os Guerreiros dos Sonhos, de 1987. Curiosamente, o sétimo filme da franquia, O Novo Pesadelo, de 1994, trouxe Heather de volta, mas desta vez interpretando ela própria.

No entanto, assim como 98% das atrizes que estrelam filmes de terror, Heather não conseguiu se envolver em grandes produções de Hollywood, sendo então sempre associada à personagem Nancy. Mas ao que parece, a atriz parece viver bem com esta realidade. Não por acaso, Heather costuma ser figura constante em convenções de terror, onde dá autógrafo, é fotografada e conversa com os fãs.

I Am Nancy (2011) (1)

Apesar de não ter abandonado a carreira de atriz, Heather trabalha junto com o marido David Anderson na concepção de efeitos de maquiagens para filmes. Proprietários da AFX Studios, Heather tem atuado cada vez mais ao lado do esposo, que inclusive já ganhou dois Oscars de melhor maquiagem por Homens de Preto e Professor Aloprado. Mesmo com a agenda lotada, Heather sempre procura encontrar tempo para participar de convenções.

Não por acaso, a própria atriz, ao lado da diretora Arlene Marechal, produziu o documentário I Am Nancy, de 2011. Com 71 minutos de duração, o filme traz Heather em participações de convenções e eventos de filmes de terror. Entre fotos, autógrafos e entrevistas, Heather nos convida a uma interessante e bem humorada viagem ao mundo das celebridades de filmes de terror. I Am Nancy também traz entrevistas com Robert Englund, o eterno Freddy Krueger, e com o seu criador, Wes Craven. Mais interessante, I Am Nancy é também um documentário sobre a paixão e lealdade que os fâs do gênero nutrem por seus filmes e personagens favoritos.

A ideia para I Am Nancy surgiu quando a AFX Studios estava trabalhando no filme O Segredo da Cabana, de 2011. Ao lado de Heather, no projeto, estava Arlene Marechal, que é cunhada da atriz. De acordo com Heather, em entrevistas de divulgação sobre I Am Nancy, Arlene nunca foi muito fã da série A Hora do Pesadelo e ficava impressionada como os fãs faziam filas para terem um autógrafo da atriz. Arlene se perguntava como aquilo era possível se o “astro” da série era Freddy Krueger. Foi então neste momento que Heather decidiu fazer este filme sobre a sua personagem mais famosa.

I Am Nancy (2011) (4)

Apesar de Freddy estar sempre presente nos temas, através da própria relação de Nancy com o vilão, além de fãs fantasiados e até tatuados, aqui temos um documentário sobre Nancy e da relação da atriz com a personagem. Do momento da concepção até o lançamento, I Am Nancy levou dois anos para ficar pronto, sendo apenas um ano para edição. Durante este período, a câmera de Arlene acompanhou Heather em diversos eventos e convenções do gênero. A maioria do material foi gravado com filmadoras não profissionais, mas com qualidade HD.

O melhor de I Am Nancy talvez seja a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a atriz que deu vida a uma das heroínas mais famosas do cinema de terror das últimas décadas. Assim como ela, outras estrelas do terror fizeram alguns bons (ou não tão bons) filmes e estão sempre comparecendo em eventos e convenções do gênero. Elas podem até ser desconhecidas para Hollywood, mas possuem seus fãs bastante leais. Para eles, por exemplo, Heater Langenkamp é uma verdadeira estrela.

Curiosidades:

– A melhor opção para comprar o DVD I Am Nancy é através do site oficial www.iamnancy.net/

– Apesar de Heather ter trabalhado apenas em A Hora do Pesadelo 1, 3 e 7, a personagem Nancy é citada nos Pesadelos 2 e 4. Em A Hora do Pesadelo 2, de 1985, os personagens da vez encontram um diário escrito por Nancy. Já em A Hora do Pesadelo 4, de 1988, é possível ver o túmulo dela. Além desta “aparição”, a música final dos créditos traz a voz de Heather com famosa frase dita por Nancy no filme original, Don’t Fall Asleep.

– No flashback visto no começo de Freddy Vs Jason, de 2003, Nancy e Alice (Lisa Wilcox) são as únicas personagens que aparecem tempo suficiente em cena para falarem. Todas as outras cenas são tão curtas que os diálogos são cortados. Lisa Wilcox trabalhou nos Pesadelos 4 e 5.

– O primeiro filme que Heather participou foi Vidas Sem Rumo, de 1983, dirigido por Francis Ford Coppola e estrelado por Tom Cruise e Patrick Swayze. No entanto, as cenas de Heather foram cortadas da versão final.

– Heather voltou a ser dirigida por Wes Craven em 1989 no fraco Shocker – 100.000 Volts de Terror.

– Atualmente Heather pode ser vista na tela grande e em um blockbuster. Ela interpreta a personagem Moto em Star Treck, Além da Escuridão.

– Confira o trailer de I Am Nancy:

(Visited 218 times, 1 visits today)
Filipe Falcão

Filipe Falcão

Jornalista formado e Doutor em Comunicação. Fã de filmes de terror, pesquisa academicamente o gênero desde 2006. Autor dos livros Fronteiras do Medo e A Aceleração do Medo e co-autor do livro Medo de Palhaço.

2 comentários em “I Am Nancy (2011)

  • 09/08/2013 em 10:40
    Permalink

    muito interessante isso,e que pena que a carreira dela não deslanchou muito.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien