O Novo Pesadelo – O Retorno de Freddy Krueger (1994)

4.1
(8)

O Novo Pesadelo – O Retorno de Freddy Krueger
Original:Wes Craven's New Nightmare
Ano:1994•País:EUA
Direção:Wes Craven
Roteiro:Wes Craven
Produção:Marianne Maddalena
Elenco:Heather Langenkamp, Robert Englund, Miko Hughes, John Saxon, Tracy Middendorf, David Newsom, Fran Bennett

Em 1994, exatos dez anos após o lançamento do clássico A Hora do Pesadelo (1984), Wes Craven decidiu trazer Freddy Krueger de volta, e dessa vez para o mundo real. Assim como outras franquias do gênero, A Hora do Pesadelo já andava mal das pernas há um bom tempo, e após sequências bastante controversas sem o envolvimento de Craven, com exceção de A Hora do Pesadelo 3 – Os Guerreiros dos Sonhos, o aclamado diretor assumiu a responsabilidade de ressuscitar sua criatura mais famosa e com ela o nome de toda a série.

A história se passa em Los Angeles, acompanhando a vida da atriz Heather Langenkamp, que no passado deu vida à final girl Nancy Thompson, mas que neste filme interpreta ela mesma. Heather está casada com Chase (David Newsom), um profissional da área de efeitos especiais, com quem tem um filho, Dylan (Miko Hughes). A atriz, que estava focada em fazer trabalhos para a televisão, começa a ser atormentada por telefonemas ameaçadores, o que a princípio parecia ser obra de um fã obcecado. Além de ter um possível stalker, dos constantes terremotos que assolam a cidade e do comportamento cada vez mais estranho de seu filho, Heather também começa a ter pesadelos com o seu arqui-inimigo dos cinemas: Freddy Krueger.

Porém, o famoso serial killer sobrenatural da Rua Elm, apenas um personagem fictício do filme mais bem sucedido da carreira de Heather, está servindo de roupagem para que uma entidade maligna real possa matar de verdade.

Segundo o próprio Wes Craven, essa entidade de tempos em tempos escolhe uma história e fica aprisionada nela, permanecendo inofensiva. Entretanto, após Freddy ter sido morto em Pesadelo Final – A Morte de Freddy (1991), colocando um fim na história, essa entidade ficou livre e por afinidade decidiu assumir de vez a forma de Freddy e levá-lo ao mundo real.

A nova mitologia criada, apesar de ousar mudando completamente o rumo da já conhecida história, é justamente o que faz este filme dar certo. Com exceção do clássico de 84, as demais sequências, embora divertidas, tentaram sem sucesso resgatar a atmosfera assustadora do primeiro filme. Em O Novo Pesadelo temos de volta aquele Freddy Krueger cruel e perverso, sem os gracejos adotados nas demais continuações, que ajudaram a torná-lo um ícone da cultura pop dos anos 80, mas que fizeram o terror se perder um pouco no meio do caminho.

Como um de seus poucos pontos negativos, confesso que senti falta da presença do próprio Freddy ao longo do filme. Para quem estava acostumado com o protagonismo do vilão, tendo momentos marcantes e frases de efeito, vai estranhar que este longa é mais centrado em Heather e Dylan do que no próprio assassino, que acaba ganhando mais espaço nas partes finais da película.

Lançado dois anos antes do primeiro Pânico (1996), O Novo Pesadelo – O Retorno de Freddy Krueger pode ser considerado o precursor – ou pelo menos um dos influenciadores – dos filmes de Ghostface, fazendo uso de artifícios como a auto-homenagem e a criação de um universo cinematográfico dentro do próprio filme que, no futuro, seriam amplamente explorados nas histórias sobre Sidney Prescott. É interessante assistir a este filme, que fora praticamente esquecido pelo grande público, nos dias de hoje, após testemunhar o sucesso estrondoso e longevo que teve a franquia Pânico e ver o quanto seu irmão caçula bebeu da sua água. Me arrisco a dizer que não haveria a franquia Stab (Facada) se não fosse pelo novo pesadelo de Wes Craven.

Uma curiosidade é que O Novo Pesadelo não é somente uma sequência “à parte” das demais, que considera os filmes da franquia sem dar continuidade à sua linha do tempo, como também possui uma continuação própria não oficial. Dylan’s New Nightmare: An Elm Street Fan Film é um curta metragem feito por fãs, lançado em 2023 no Youtube, que conta a história de Dylan, interpretado novamente por Miko Hughes, hoje um homem adulto que volta a se confrontar com a entidade que o aterrorizou quando criança, há 25 anos.

O Novo Pesadelo – O Retorno de Freddy Krueger é um slasher sobrenatural, considerado por muitos a melhor sequência de A Hora do Pesadelo, seja por reunir nomes como Wes Craven, Heather Langenkamp e Robert Englund, ou pela nova mitologia que fez Freddy ser mau de novo. A verdade é que depois de um crossover e de um remake desnecessário, este filme permanece sendo o último lampejo da franquia com Krueger em uma de suas melhores versões. Obrigado Wes!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Taison Natarelli

Biólogo e enfermeiro, nascido e criado em Jaboticabal-SP, a cidade dos zumbis e das “Sete Catacumbas”. Um geek apaixonado por filmes de terror e ficção científica, especialmente os slashers dos anos 70/80 e Jurassic Park.

6 thoughts on “O Novo Pesadelo – O Retorno de Freddy Krueger (1994)

  • 24/11/2023 em 22:47
    Permalink

    Tirando uma ou outra escorregada da trilha sonora e a pele emborrachada do Freddy, este é um filme muito legal e obrigatório para quem é fã do universo sonhado/criado pelo Wes Craven

    Resposta
  • 31/10/2023 em 09:24
    Permalink

    Bom filme, assisti toda a franquia há alguns meses e esse é um dos melhores, colocaria como defeito a duração um pouco mais longa, se torna cansativo. Mas a metalinguagem e o Freddy um pouco mais sombrio, inclusive no visual, ajudam na qualidade. E a Heather tá extremamente gata nesse filme, rapaz.

    Resposta
  • 30/10/2023 em 15:59
    Permalink

    Gosto muito desse filme. Aliás, na minha opinião, o primeiro filme da série, de 1984, juntamente com O Novo Pesadelo são os dois únicos filmes da franquia que realmente valem a pena ser assistidos.

    Resposta
  • 30/10/2023 em 15:24
    Permalink

    Um dos melhores da franquia, gosto bastante do visual do Freddy nesse filme. Agora finalmente o site tem todas as críticas disponíveis da franquia Hora do Pesadelo, já estava achando que iriam esquecer desse filme rsrs

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *