Tamara (2005)

Tamara (2005)

Tamara
Original:Tamara
Ano:2005•País:EUA, Canadá
Direção:Jeremy Haft
Roteiro:Jeffrey Reddick
Produção:Danny Fisher, Matt Milich, Chris Sievernich, Martin Wiley
Elenco:Jenna Dewan-Tatum, Katie Stuart, Chad Faust, Bryan Clark, Melissa Marie Elias, Gil Hacohen, Marc Devigne, Matthew Marsden, Claudette Mink, Chris Sigurdson, Sarah Blondin, Magally Zelaya, Ernesto Griffith, Brian Davisson, Brandy Jaques

Julgar Tamara apenas pela sinopse é um erro. A trama pode parecer apenas mais um cópia de Carrie, a Estranha, trazendo a personagem da adolescente rejeitada que se vinga de seus colegas. No caso, a personagem título, muito bem interpretada por Jenna Dewan, é uma nerd feiosa, alvo de bullying por parte dos bonitões e bonitonas do colégio. Tudo só piora quando os colegas de Tamara descobrem que ela nutre uma paixão por seu professor Bill Natolly (Matthew Marsden). Eles veem nisso a chance de se vingarem da garota, depois que ela publica uma matéria no jornal da escola acusando membros do time de futebol de uso de drogas.

Os colegas de Tamara montam uma elaborada pegadinha, fazendo com que ela acredite que o Sr. Natolly também está apaixonado por ela. A garota vai até um motel esperando encontrar o seu amado, mas só o que encontra é mais humilhação e vergonha por parte dos mauricinhos e patricinhas de sua classe. Mas a pegadinha vai além do que devia, e a garota sofre uma morte trágica – e isso não é spoiler, ainda estamos no começo do filme!

Tamara (2005) (1)

Os bullies enterram o cadáver de Tamara numa floresta e tentam seguir com suas vidas. Mas para sua surpresa, ela volta no dia seguinte ao colégio, completamente transformada. No lugar da garota despenteada e mal-vestida, surge uma mulher sensual, voluptuosa e provocante – e com poderes sobrenaturais! Sua missão é a de se vingar de seus assassinos, e, acima de tudo, conquistar seu amado professor, custe o que custar.

Como se pode ver, a trama lembra bastante o posterior Garota Infernal (e isso para quem ainda acha Diablo Cody o máximo da originalidade – será que sobrou alguém?). A diferença é clara: enquanto em Garota Infernal a personagem de Megan Fox já era cruel, sexy e promíscua antes de ser possuída, o que torna sua transformação muito menos dramática, em Tamara vemos uma moça simpática e rejeitada que se torna uma psicopata sobrenatural carregada de sensualidade.

Tamara (2005) (2)

Jenna Dewan incorpora bem a transformação, tornando críveis os dois lados de Tamara. Vale dizer que ela convence muito bem como garota feia no primeiro ato do filme, apesar de ser uma gatona na vida real. São também curiosas as formas criativas como Tamara despacha seus desafetos. No melhor momento do filme um personagem é hipnotizado para comer uma garrafa de vidro. Há também uma cena de sexo absolutamente nonsense entre dois personagens, que mostra que ela não quer apenas o sangue dos seus algozes, mas quer também que sofram como a fizeram sofrer. Assim, muitas cenas de horror não envolvem gore, mas ainda assim são capazes de criar aflição.

Mesmo que Tamara esteja relegado ao estigma de filme B, e mesmo que não seja de forma um novo clássico, é uma ótima história de horror, com direito a momentos de agonia intercalados por uma ou outra risada. Não chega perto do nível de Carrie, a Estranha, ou sequer no nível de May – Obsessão Assassina (esse sim o verdadeiro sucessor de Carrie) mas vale muito mais do que lhe dão crédito.

(Visited 1.671 times, 1 visits today)
Matheus Ferraz

Matheus Ferraz

Mineiro, autor publicado e mestre em Biografia pela University of Buckingham

10 comentários em “Tamara (2005)

  • 19/01/2019 em 01:53
    Permalink

    Caramba, os comentários são muito positivos para esse que é um dos piores filmes de horror de todos os tempos, recheado de cenas altamente constrangedoras. Vergonha alheia total. Nota 1, sendo bem generoso com essa bagaceira.

    Resposta
  • 12/05/2018 em 22:30
    Permalink

    Não é bom mas também não chega a ser péssimo

    Resposta
  • 17/11/2014 em 00:39
    Permalink

    É bem legal, eu assisti qdo eu tinha uns 12 anos, faz mtooo tempo atras, e a cena mais assustadora é aquele de qdo ela levanta da cova, Augh!!!, parece um zumbi de The Walking Dead, e é bem rapidinha a cena, te da um susto pq te pega de surpresa!!!

    Resposta
  • 05/05/2014 em 17:57
    Permalink

    Um filme bacana, sem originalidade, é verdade, mas sabe agradar quando quer.

    Resposta
  • 23/02/2014 em 00:55
    Permalink

    Acho que o pior desse filme são alguns efeitos especiais, como aquela cena do braço.

    Resposta
  • 20/12/2013 em 05:37
    Permalink

    Muito legal é tipo de filme que você assisti e depois chama os amigos para ver de novo só para observar a reação deles com a transformação da Tamara de coitadinha para uma psico deliciosa total, kkkkkkkkkkkk.

    Resposta
  • 16/12/2013 em 23:32
    Permalink

    Acho um ótimo filme, não é tão assustador como eu esperava, mas é um bom filme, vale a pena assistir.

    Resposta
  • 15/12/2013 em 21:28
    Permalink

    Não é aquela coooooooisa…, mas, vale a pena

    Resposta
  • 15/12/2013 em 13:34
    Permalink

    um bom filme trash,passa direto no sbt.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *