O Retorno dos Malditos (2007)

5
(3)

O DESCASO DAS DISTRIBUIDORAS

Este não é apenas uma análise sobre a continuação de Viagem Maldita, mas é também um pequeno protesto solitário sobre a vergonha que se tornou a distribuição dos filmes do gênero fantástico no Brasil nestes últimos anos.

As gigantes sempre que têm a oportunidade criticam as pessoas que fabricam legendas, compram filmes em formato alternativo e fazem downloads de seus filmes favoritos, acionando judicialmente e tratando o fã como criminoso, porém elas mesmas não dão o exemplo, atrasando indefinidamente grandes produções do mainstream para o cinema (por melhores ou piores que sejam) e fornecendo DVD’s lisos nas locadoras e no varejo, enquanto internacionalmente existem versões recheadas para todos os gostos e bolsos. Se a pirataria deve ser combatida, estão fazendo da forma errada. No caso específico de O Retorno dos Malditos o filme estreou no cinema dos Estados Unidos no dia 23 de março, porém a Fox do Brasil resolveu jogar a película direto em DVD apenas em 5 de setembro. Adiamentos, atrasos, cancelamentos… O que eles chamam de estratégia de marketing, eu chamo de desrespeito. Abaixo alguns outros exemplos dos mais escandalosos dos últimos anos.

TEMOS VAGAS
Estreia nos EUA: 30 de abril de 2007
Estreia no Brasil: 24 de agosto de 2007
Comentário: Mesmo na velocidade digital da Internet, a produção com nomes famosos como Kate Beckinsale e Luke Wilson aterrissa no Brasil com quase quatro meses de atraso e sem a decência de estrear nos cinemas saindo direto em DVD. Mais tarde inclusive do que o lançamento em DVD nos Estados Unidos. A Columbia Pictures deve ter achado que o Kuwait e as Filipinas são mercados mais potenciais que o Brasil, já que lá o filme chegou bem antes.

Temos Vagas (2007)

HOSTEL – ParteE II
Estreia nos EUA: 8 de junho de 2007
Estreia no Brasil: 14 de setembro de 2007
Comentário: A história se repete do acontecido com a estreia de Hostel por aqui – que levou mais de três meses – mas ao menos contou com a visita do diretor Eli Roth ao nosso país. Então o que deu na Sony Pictures que simplesmente adiou a estreia do previsto 22 de junho para 14 de setembro, mesmo circulando cópias com qualidade de DVD pelos camelôs do Brasil? E por que ela simplesmente ignora os amantes da tela grande jogando o filme direto nas prateleiras das locadoras? E finalmente, de que adianta se o DVD lançado – que apesar de tudo está cheio de extras – virá com todos eles SEM LEGENDAS, como infelizmente acontece quase invariavelmente em todos os grandes lançamentos?

GRINDHOUSE
Estreia nos EUA: 6 de abril de 2007
Estreia no Brasil: 14 de setembro de 2007 (segmento Planet Terror) e 19 de outubro de 2007 (segmento Death Proof)
Comentário: Não bastou ter o nome de Quentin Tarantino e Robert Rodriguez no cartaz. Além de exibir Planet Terror e Death Proof como filmes separados, causando a ira de alguns fãs, a distribuidora Europa Filmes ainda postergou a estreia em 6 meses para quem quer assistir ao segmento de Tarantino.

CAPTIVITY
Estreia nos EUA: 13 de julho de 2007
Estreia no Brasil: Um dia desses, num desses encontros casuais…
Comentário: O filme não é lá grandes coisas e também foi adiado nos states, mas a Lions Gate deu uma recepção gigantesca em marketing antes do lançamento, já aqui…

Cativeiro (2007) (2)

A MORTE PEDE CARONA
Estreia nos EUA: 19 de janeiro de 2007
Estreia no Brasil: 17 de agosto de 2007
Comentário: 7 meses de atraso, parece que o remake da produção homônima de 1986 veio para o Brasil de carona também… O Grupo Paris Filmes pisou na bola e o filme estrelado por Sean Bean se torna vitima do enrolação da distribuição.

O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA (2003)
Estreia nos EUA: 17 de outubro de 2003
Estreia no Brasil: 25 de fevereiro de 2005
Comentário: Certamente o caso mais conhecido do descalabro das distribuidoras. Nada menos do que 16 meses entre a estreia yankee e a nacional. A esta altura até o fã mais paciente e compreensivo perdeu a cabeça e procurou nas fontes alternativas. Pelo menos a Europa Filmes (mais uma vez!) soltou rapidinho uma edição de luxo em DVD duplo. Tardiamente, mas lançou.

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Gabriel Paixão

Colaborador e fã de bagaceiras de gosto duvidoso. Um Floydiano de carteirinha que tem em casa estantes repletas de vinis riscados e VHS's embolorados. Co-autor do livro Medo de Palhaço, produz as Horreviews e Fevericídios no Canal do Inferno!

6 thoughts on “O Retorno dos Malditos (2007)

  • 18/07/2019 em 02:26
    Permalink

    Oloko os cara não fizerao o terceiro sistema os dois viagem maldita q e o melhor é esse q era pra ter continuação

    Resposta
  • 12/05/2018 em 22:07
    Permalink

    Perda de tempo total até envergonha um filme tão bom como Viagem maldita ter como sequência isso…

    Resposta
  • 27/03/2014 em 16:15
    Permalink

    Esse filme é uma droga!! Só presta a cena inicial, depois o filme se torna monótono e insuportável.Entra fácil na lista de piores continuações de filmes de terror!

    Resposta
  • 13/03/2014 em 16:59
    Permalink

    podem me apedrejar,mas eu gosto desse filme, é um bom entretendimento.

    Resposta
  • 13/03/2014 em 11:31
    Permalink

    Eu até achei o filme bonzinho, mas é igual à outros tantos por aí. E esses atrasos são realmente horríveis!
    Outros casos q poderiam ser citados é O Segredo da Cabana e Silent Hill: Revelação, fora os ótimos filmes q nem dão as caras por aqui como Martyrs, The Children, Audition e [REC]³: Gênesis.

    Resposta
  • 12/03/2014 em 21:37
    Permalink

    nunca assistir essa continuaçao. passou nao globo uns meses atras mas nao cheguei assistir. o remake supreendeu e tenso.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *