Plano 9 do Espaço Sideral
Original:Plan 9 From Outer Space
Ano:1959•País:EUA Direção:Edward D. Wood Jr. Roteiro:Edward D. Wood Jr. Produção:Edward D. Wood Jr. Elenco:Gregory Walcott, Tom Keene, Mona McKinnon, Duke Moore, Carl Anthony, Paul Marco, Tor Johnson, Dudley Manlove, Lyle Talbot, David De Mering, Lynn Lemon, Vampira, Bela Lugosi, Criswell |
Nessa altura do campeonato, qualquer fã do horror clássico e dos “B movies” em geral conhece esta famosa pérola que foi agraciada com o título de pior filme de todos os tempos (muito injustamente, por sinal: na própria década de 1950 é fácil encontrar películas ainda mais mal feitas).
Segundo a lenda, este filme foi financiado pela igreja Batista numa jogada rápida e certeira do esperto Ed Wood, que não desanimava de jeito nenhum frente a fatores insignificantes como falta de dinheiro para produzir um bom filme.
A história não podia ser mais original: ladrões de túmulos intergalácticos (o título inicial sugerido por Wood e rejeitado pela tal igreja Batista) planejam conquistar a Terra utilizando seres humanos – só que mortos: aí é que entra a lendária e rápida participação de Bela Lugosi nesta película, que retorna como um Drácula à serviço de alienígenas hostis, ao lado de Vampira (Maila Nurmi), sua fiel amante de além-túmulo. E o que vemos são discos-voadores feitos de calotas de carro e pendurados por fios aterrando em pântanos, cemitérios, assustando pilotos de avião, ressuscitando mortos, fazendo manobras ousadas próximo à nave central que fica pairando tranquilamente no espaço em órbita da Terra e outras coisitas mais.
Isso sem falar nas originais aparições de Bela Lugosi, que rodou praticamente duas ou três cenas, sendo que uma dessas é repetida a exaustão durante o decorrer do filme. Algo no mínimo hilário.
No Ed Wood de Tim Burton, vemos todo o processo de produção tanto desse Plan Nine… quanto de Glen or Glenda? e Bride of the Monster, e a relação do diretor com seus principais amigos e colaboradores na época; e como estes se viravam no rodízio interminável a cada nova produção.
Plan Nine from Outer Space é um dos filmes mais divertidos da década de 50.
“Na própria década de 1950 é fácil encontrar películas ainda mais mal feitas…” Eu concordo em parte. Acrescento que até hoje em dia há filmes muito piores e com pseudodiretores e atores sem a menor “alma”. Ed Wood era, ao menos, bem intencionado.