A Marca do Vampiro (1990)

0
(0)

A Marca do Vampiro
Original:Pale Blood
Ano:1990•País:EUA, Hong Kong
Direção:V. V . Dachin Hsu, Michael W. Leighton
Roteiro:V. V . Dachin Hsu, Takashi Matsuoka
Produção:Omar Kaczmarczyk, Michael W. Leighton
Elenco:George Chakiris, Wings Hauser, Pamela Ludwig, Diana Frank, Darcy DeMoss

Lançado em VHS no Brasil pela “Sato Comunicações”, A Marca do Vampiro (Pale Blood, 1990) é um obscuro filme de vampirismo totalmente datado, nos remetendo ao período de transição entre as décadas de 80 e 90 do século passado, uma época sem as facilidades do celular, da internet e dos efeitos artificiais de computação gráfica. Tudo é datado, desde a atmosfera, figurinos e trilha sonora, com várias músicas da banda americana de punk rock “Agent Orange”.

Numa co-produção entre EUA e Hong Kong e com direção de V. V. Dachin Hsu e Michael W. Leighton, a história é sobre a chegada aos Estados Unidos de um misterioso homem vindo da Europa, Michael Fury (George Chakiris), atraído pela ocorrência de estranhos assassinatos em série de mulheres, que apresentavam sinais de mordidas no corpo e com o sangue drenado, como se fossem atacadas por um vampiro. Ele solicita ajuda para investigar os casos, contratando uma bela jovem, Lory (Pamela Ludwig), representando uma agência de detetives. Ela é aficionada pelo tema do vampirismo, consumindo filmes e livros sobre o assunto. Em paralelo, um videomaker esquisito, Van Vandameer (Wings Hauser), contrata duas dançarinas de boate, Jenny (Diana Frank) e Cherry (Darcy DeMoss) para participarem de um filme erótico, e misteriosamente ele sempre aparecia nas cenas dos crimes para captar imagens. Com os principais personagens apresentados, a ideia é descobrir a autoria das mortes sangrentas e a possível relação com as ações de um vampiro.

Primeiramente, vale registrar uma crítica na escolha do nome nacional, que poderia ser uma tradução literal do original, algo como Sangue Pálido, uma vez que já existia um filme chamado A Marca do Vampiro (Mark of the Vampire), de 1935 e com o ícone Bela Lugosi, confundindo os colecionadores e apreciadores do cinema fantástico, e dificultando ainda mais um trabalho de catalogação.

Esse A Marca do Vampiro de 1990 não apresenta nada que já não tenha sido visto à exaustão em filmes de vampirismo, e sua existência praticamente significa apenas mais um produto dentro do tema e que foi criado para permanecer no limbo do esquecimento. A presença do ator canastrão Wings Hauser, um rosto conhecido em uma infinidade de produções bagaceiras, pode até ser um convite para conhecer o filme, mas a narrativa arrastada e os clichês por outro lado tendem a afastar o espectador.

Curiosamente, no quarto da jovem investigadora Lori, consumidora de produtos relacionados ao vampirismo, podemos notar a exibição do clássico Nosferatu (1922) na televisão, além de pôsteres de cinema nas paredes, com destaque para uma foto do ator Bela Lugosi caracterizado como “Drácula” e o cartaz francês do filme O Beijo do Vampiro (Kiss of the Vampire, 1963) da lendária produtora inglesa “Hammer”.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Juvenatrix

Uma criatura da noite tão antiga quanto seu próprio poder sombrio. As palavras são suas servas e sua paixão pelo Horror é a sua motivação nesse Inferno Digital.

One thought on “A Marca do Vampiro (1990)

  • 19/10/2020 em 15:11
    Permalink

    Eu vi esse filme uma vez no MGM, quando eu tinha uns 14 ou 15 anos sei lá, eu tô com 25 agora.
    E eu adorei, eu não lembro tanto, mas lembro que tem um Serial Killer que se passa por um vampiro, e um vampiro chega na cidade e começa investigar, o que mais gosto desse filme é a trilha sonora e visual obscuro.
    Tem uma música de uma banda não tão conhecida, chamada AGENT ORANGE – A Banda, e o nome da música é: Fire in the rain. Eu adoro essa música.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *