The Perfection (2019)

Original:The Perfection
Ano:2019•País:EUA
Direção:Richard Shepard
Roteiro:Eric C. Charmelo, Richard Shepard
Produção:Bill Block, Richard Shepard
Elenco:Alisson Willians, Logan Browning, Alaina Huffman, Steven Weber

The Perfection se inicia de forma estranha: o primeiro ato revela uma atmosfera agonizante trazendo uma dúbia situação de paranoia. Uma sequência agonizante que leva o espectador a crer que está preparado para ver um filme sobre competição de egos no meio musical. Richard Shepard (O Matador) manipula o espectador com a intenção de surpreendê-lo dentre as reviravoltas da trama.

Charllote (Allison Willians, de Corra), que largara sua carreira musical para cuidar da mãe, é convidada pelo seu ex-mentor Anton (Steven Weber) para um evento de descoberta de novos talentos. Lá encontra Lizzie (Logan Browning, de Cara Gente Branca), uma musicista que se destaca em seu meio. Há uma forte ligação entre Lizzie e Charllote pela admiração, pela música, por atração, uma tatuagem e outros motivos que são revelados ao desenrolar da trama.

No segundo ato, o filme se desenvolve de maneira a entender as atitudes e intenções dos personagens, uma vez que os papeis de cada um parece se definir dentro da narrativa, havendo uma troca entre caça e caçador, agressor e vítima. O roteiro reserva uma surpresa no terceiro ato que muda toda a concepção da narrativa, momento em que o diretor se perde entre as justificativas apresentadas. A situação bizarra promovida no primeiro ato torna-se tão absurda, que fica inverossímil dentro de sua proposta. A reviravolta, mesmo que traga essa ruptura na narrativa, deixando as situações de certa forma desconexas, torna-se necessária quando traz à tona questões de pedofilia, entre outros abusos psicológicos e físicos, justificados como punições para quem não cumprir a tal perfeição, fazendo com que muitas vítimas se calem, crendo que os crimes que sofrem são normais dentro de seu meio. Isso levanta uma reflexão pertinente não só para o meio musical, cultural, mas para o abuso infantil como um todo.

É um filme bem dirigido e conduzido, com uma bela fotografia e trilha sonora, funcionando muito bem nos momentos mais agonizantes. No elenco, Steven Weber está muito bem, assim como Allison Willians; já Logan Browning está um pouco abaixo, mas em nada compromete.

O filme reserva um final bonito e surrealista, remetendo ao cinema de Jodorowsk. The Perfection vai causar estranheza, incomodar, e mesmo que não seja perfeito como um todo, sua conclusão vale como reflexão sobre os caminhos para o sucesso e para a perfeição.

(Visited 1.069 times, 1 visits today)
Ivo Costa

Ivo Costa

Estudante de Cinema, fez parte do Juri Popular do Cinefantasy em 2011. Além de crítico do Boca do Inferno, atua como diretor e roteirista de curtas-metragens.

3 comentários em “The Perfection (2019)

  • 12/06/2019 em 12:36
    Permalink

    Gostei desse filme, tem várias reviravoltas interessantes. Na verdade achei tão bom, que nem parece filme da Netflix rsrs

    Resposta
  • 12/06/2019 em 11:53
    Permalink

    amei esse filme, e olha que os filmes da netflix deixam a desejar

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien