Subspecies 3: Volúpia Sangrenta (1994)

3.5
(8)

Subspecies 3: Volúpia Sangrenta
Original:Bloodlust: Subspecies III
Ano:1994•País:EUA, Romênia
Direção:Ted Nicolaou
Roteiro:Ted Nicolaou
Produção:Oana Paunescu, Vlad Paunescu
Elenco:Anders Hove, Denice Duff, Kevin Spirtas, Melanie Shatner, Pamela Gordon, Ion Haiduc, Michael Della Femina, Michael Denish, Radu Minculescu, Camelia Zorlescu, Theodor Danetti

Subspecies 3 foi lançado em VHS no Brasil pela CIC Vídeo apenas com o título Volúpia Sangrenta, o que fez muitas pessoas na época alugarem a fita sem saber que se tratava da parte 3 de uma franquia. Eu fui um destes enganados pela capinha atraente e pela sinopse que não lembrava que havia produções anteriores a ela. Foi o meu primeiro contato com o terrível vampiro Radu (Anders Hove), sua mãe cadavérica (Pamela Gordon) e os personagens que estariam envolvidos nesses confrontos nas ruínas de castelos da Romênia. Mesmo com a narração inicial, que resumia os acontecimentos do filme anterior, lembro que a minha reação foi de estar vendo um filme pela metade, sem entender o que seria a tal Pedra de Sangue e os intentos dos inimigos imortais.

E é exatamente desta forma que se pode definir Subspecies 3: a segunda metade de um longa de mais três horas em que pouco evolui. Nota-se que o filme de Ted Nicolaou foi filmado sem um roteiro completo, e os personagens estão perdidos em ações que se repetem e estão ali para “encher linguiça“. Como o básico seria um combate direto com os vilões, o filme perde um tempo considerável entre idas e vindas, o “treinamento” dado por Radu a Michelle (Denice Duff), e o vampiro pedindo o tempo todo “paciência” para ela por terem “a vida eterna“. Só não se sabe se a paciência do espectador possa ser a mesma que teve nos dois primeiros filmes.

Filmado concomitante a Subspecies 2: A Maldição Continua, o filme começa onde o anterior terminou: as mortes do professor Popescu (Michael Denish) e novamente a de Radu – desta vez apunhalado -, e a bruxa sequestrando Michelle, que não pôde acompanhar a irmã Rebecca (Melanie Shatner) à luz do sol. No dia seguinte, Rebecca foi a um pub local e conseguiu atrair a polícia de Bucareste, com a volta do tenente Marin (Ion Haiduc), além de seu amigo da embaixada americana Mel (Kevin Spirtas). Apesar de encontrarem o corpo de Popescu, a polícia não faz uma busca eficiente para perceber que ainda estão ali no mesmo ambiente Michelle, Radu e a feiticeira, que usa um encanto para fugir como uma fumaça e no movimento de sombras desenhadas (efeitos ruinzinhos).

Mel, que não acreditava em Rebecca e fugiu da garota no filme anterior, agora não apenas está a apoiando, como, ao visitar a casa do professor falecido, rouba armas medievais para enfrentar os vampiros. E, então, acontece a tal da ação de personagens perdidos. Acompanhem: ao chegarem ao local das ruínas do Castelo Vladislas, encontram Marin e conseguem disfarçar as imensas armas que carregam – simplesmente colocando-as para baixo. Ao saberem que não terão acesso ao castelo, fingem que vão embora. Mas não vão. Tentam entrar de novo e são vistos por Marin, que aceita deixá-los continuar na missão. Entram, encontram passagens bloqueadas e fingem que vão embora de novo (!). Mas não vão. Quando o carro do tenente se afasta, eles retornam às ruínas, somente para constatar que está ficando tarde e que devem tentar de novo no dia seguinte. Isto é, os dois foram e voltaram três vezes seguidas para não acrescentar nada à história. Se isso não é enrolar…

Mel contrata um ex-agente da CIA, Bob (Michael Della Femina), para escalar o castelo. Com armas de fogo, ele e Mel vão ao combate com a bruxa, mesmo com os gritos de Rebecca para que não façam isso. Posteriormente será a própria Rebecca, que tentará com a ajuda de Marin; enquanto Michelle terá aprendido a se transportar como vampiro, sugará o pescoço de Radu e será sugada, e terá mais uma oportunidade de combater seu mestre.

Como se nota, pouco acontece em Subspecies 3, embora esta seja uma das produções mais populares da franquia. E ainda deixa espaço para a aparição dos demônios vermelhos em movimentação stop motion, já antecipando que Radu irá retornar em um quarto filme. Volúpia Sangrenta é bem inferior aos dois primeiros, exatamente por se mostrar desnecessário. Sem evolução da mitologia, apenas a morte de personagens importantes, o filme já evidencia o desgaste da trama dos vampiros babões, com sequências que não levam a lugar algum. O insistente Ted Nicolaou ainda iria aproveitar a boa estadia na Romênia para fazer o spin-off Diário de um Vampiro, em 1997, antes de encerrar a franquia com Subspecies IV.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.5 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Marcelo Milici

Professor e crítico de cinema há vinte anos, fundou o site Boca do Inferno, uma das principais referências do gênero fantástico no Brasil. Foi colunista do site Omelete, articulista da revista Amazing e jurado dos festivais Cinefantasy, Espantomania, SP Terror e do sarau da Casa das Rosas. Possui publicações em diversas antologias como “Terra Morta”, Arquivos do Mal”, “Galáxias Ocultas”, “A Hora Morta” e “Insanidade”, além de composições poéticas no livro “A Sociedade dos Poetas Vivos”. É um dos autores da enciclopédia “Medo de Palhaço”, lançado pela editora Évora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *