Horror in the High Desert (2021)

4.7
(6)

Horror in the High Desert
Original:Horror in the High Desert
Ano:2021•País:EUA
Direção:Dutch Marich
Roteiro:Dutch Marich
Produção:Charlize Lane, Dutch Marich, Kenton McElroy, Guy Sheerer
Elenco:Suziey Block, Eric Mencis, David Morales, Tonya Williams Ogden, Errol Porter

Pode-se considerar os falsos documentários (em inglês, mockumentary) como galhos da árvore found footage – há quem diga que é o tronco. Muitas vezes os dois termos acabam se confundindo pela reunião em produções como Cannibal Holocaust (1980) e A Bruxa de Blair (1999), não levando em consideração se em tal filme existe realmente um material de filmagem posteriormente encontrado (found footage) ou entrevistas e apresentação de uma falsa reportagem (mockumentary). De todo modo, quando os dois dialogam os resultados são sempre curiosos, como é o caso do longa Horror in the High Desert, de Dutch Marich, lançado em 2021, mesmo com toda uma bagagem de produções similares.

O filme é inspirado no caso real do mochileiro Kenny Veach, que, em 10 de novembro de 2014, partiu em uma expedição solitária a uma caverna que havia encontrado em Nevada durante uma outra caminhada. Ele havia sido convencido por seus seguidores do Youtube, depois de mencionar ter visto uma caverna com o formato de uma letra “M” maiúscula. Ele disse em um dos seus últimos vídeos: “A entrada da caverna tinha a forma de um “M”. Sempre que encontro uma caverna, gosto de entrar… mas quando entrei lá meu corpo inteiro começou a tremer. Quanto mais me aproximava da boca daquela caverna, mais severa se tornava a vibração em todo o meu corpo. Finalmente me assustei e saí de lá. Foi uma das coisas mais estranhas que já aconteceu comigo“. Até hoje muitas pessoas saem em busca de tal local que teria relação com o desaparecimento de Kenny Veach, com algumas possíveis entradas sendo consideradas como prováveis, mas sem qualquer vestígio do viajante.

Horror in the High Desert traz em sua narrativa documental a busca pelo mochileiro Gary Hinge (Eric Mencis). Em 2017, Gary teria traçado uma rota particular pelo deserto Great Basin, em Nevada, a partir da cidade de Ruth, para nunca mais ser visto. O longa apresenta entrevistas com pessoas próximas de Gary, como seu colega de quarto Simon Rodgers (Errol Porter), sua irmã Beverly (Tonya Williams Ogden), a jornalista Gal Roberts (Suziey Block) e o investigador particular William ‘Bill’ Salerno (David Morales). Seus relatos são alternados com vídeos do canal de Gary, traçando um perfil de sua natureza aventureira e comedida, além de sua popularidade com ensinamentos básicos sobre acampamento. Como diz a irmã dele, Gary poderia ser considerado uma espécie de MacGyver da floresta pelos truques que realiza com o que encontra pelo caminho.

À medida em que o longa avança, novas pistas são mostradas, como a descoberta de seu veículo em um local ermo e pegadas descalças, evoluindo para a descoberta de seu blog com o registro de seu último vídeo. Como Kenny, Gary comenta sobre uma cabana estranha, recebendo a sugestão para que ele retorne até lá, mesmo com a sensação perturbadora que envolve o local. Mas ainda há um outro vídeo a ser descoberto, com revelações finais sobre o seu destino.

Bem realizado como material documental, o longa realmente prende a atenção do infernauta pela vontade de descobrir o que poderia ter acontecido com Gary. Mas, talvez possa incomodar aqueles que buscam um horror constante, com sustos fáceis, reservando apenas seus últimos cinco minutos para despertar arrepios no espectador. Até vale a pena, ainda mais pela possibilidade de conduzir o público a uma pesquisa sobre o verdadeiro Gary, e querer saber mais sobre a tal cabana/caverna no deserto.

Falha pela forma como entrega boa parte da investigação, partindo para duas linhas narrativas que não acrescentam muita coisa ao enredo. Em uma delas, Gary passa a ser apresentado como um desafeto, tendo uma relação conturbada com os envolvidos bem diferente da mostrada a princípio – parece que a intenção é criar uma certa confusão sobre o que poderia ter deixado o rapaz meio incomodado em seus vídeos finais. É apenas um disfarce para a razão verdadeira, vista em seus últimos vídeos.

Curiosamente, Horror in the High Desert foi filmado durante a pandemia do covid-19, quando havia a necessidade e obrigação do isolamento. Por essa razão, em nenhuma cena dois personagens são vistos ao mesmo tempo, pois cada um fez a sua cena de maneira particular, em locações próprias.

Com um final aberto e que traz uma justificativa para uma parte 2, Horror in the High Desert 2: Minerva já está em pós-produção com lançamento previsto ainda para este ano, e contará com o retorno da repórter Gal Roberts e do investigador Bill. Algumas informações sobre a continuação mostram que ela envolverá um grupo em expedição para encontrar a cabana sinistra, onde, de acordo com relatos em vídeo e reportagens, há quem acredite ter ouvido o grito horripilante de uma mulher. O deserto pode ser ainda mais assustador do que se imagina…

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Marcelo Milici

Professor e crítico de cinema há vinte anos, fundou o site Boca do Inferno, uma das principais referências do gênero fantástico no Brasil. Foi colunista do site Omelete, articulista da revista Amazing e jurado dos festivais Cinefantasy, Espantomania, SP Terror e do sarau da Casa das Rosas. Possui publicações em diversas antologias como “Terra Morta”, Arquivos do Mal”, “Galáxias Ocultas”, “A Hora Morta” e “Insanidade”, além de composições poéticas no livro “A Sociedade dos Poetas Vivos”. É um dos autores da enciclopédia “Medo de Palhaço”, lançado pela editora Évora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *