5
(11)

O Segredo de Mary Reilly
Original:Mary Reilly
Ano:1996•País:EUA, UK
Direção:Stephen Frears
Roteiro:Christopher Hampton, Valerie Martin
Produção:Norma Heyman, Nancy Graham Tanen, Ned Tanen
Elenco:Julia Roberts, John Malkovich, George Cole, Michael Gambon, Kathy Staff, Glenn Close, Michael Sheen, Bronagh Gallagher, Linda Bassett, Henry Goodman, Ciarán Hinds

O Segredo de Mary Reilly é baseado num livro de Valerie Martin, que aproveita a história do O Médico e o Monstro (livro de Roberto Louis Stevenson) e o transcreve sob a ótica da empregada doméstica Mary Reilly. No século 19, a empregada Mary trabalha com um pequeno grupo de empregados na casa do rico e conceituado médico Dr. Jekyll. Solitário e envolvido em suas pesquisas, Dr. Jekyll acaba se afeiçoando a Mary enquanto tenta obter uma fórmula para aplacar uma doença que o aflige. Nesse processo de “cura”, o médico dá vazão a seu outro eu, Mr. Hyde, um sociopata impiedoso que coloca em risco a vida de todos ao seu redor.

Enquanto Dr. Jekyll demonstra carinho, Mr. Hyde expressa apenas volúpia e prazer pela jovem Mary. Esta, por sua vez, mantém uma relação de confiança e, por não dizer, amor com Dr. Jekyll, ao passo que sente asco e tem medo de Mr. Hyde.

Mary também tem seus próprios demônios internos, já que possui diversas marcas no corpo e um histórico de abuso que a faz retraída e frágil.

Como se pode perceber, o filme é baseado no delicado relacionamento entre esses personagens e grande parte do suspense e do horror descobrimos pelos olhos de Mary. O filme tem raros momentos sanguinolentos e algum drama filosófico, o que pode desagradar os fãs do terror mais direto, mas pode agradar quem procura um thriller clássico, com bons diálogos e interpretações.

Também pudera, o filme é dirigido pelo grande Stephen Frears que, para citar apenas alguns de seus acertos, assinou O Traidor (1984), Ligações Perigosas (1988) e Os Imorais (1990). Julia Roberts interpreta a criada Mary, num momento de sua carreira em que buscava o reconhecimento artístico além do popular, que ela já havia conquistado com o sucesso estrondoso de Uma Linda Mulher em 1990. A atriz está ótima, amparada pelos excelentes desempenhos de John Malkovich e Glenn Close, que trabalharam junto com Frears em Ligações Perigosas.

O Segredo de Mary Reilly tem ótimos momentos mas também tempos lentos que exigem um pouco mais de esforço do espectador atual acostumado a edições mais aceleradas, mas quem der uma chance ao longa certamente não sairá decepcionado ao final da projeção, já que a história clássica está toda lá, emoldurada por uma visão realista e bastante apurada de um cineasta peculiar.

Curiosidade: Michael Sheen, em começo de carreira, faz o papel de um dos empregados da casa. Dentre outros trabalhos, vocês vão se lembrar dele como o anjo da série Belas Maldições (2020).

Em tempo: filme disponível na HBO Max.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *