Cerdita / Piggy (2022)

4.6
(13)

Cerdita / Piggy
Original:Cerdita / Piggy
Ano:2022•País:Espanha, França
Direção:Carlota Pereda
Roteiro:Carlota Pereda
Produção:Merry Colomer
Elenco:Laura Galán, Richard Holmes, Carmen Machi, Irene Ferreiro, Camille Aguilar, Claudia Salas, José Pastor, Fernando Delgado-Hierro, Julián Valcárcel, Amets Otxoa

À primeira impressão, Cerdita aka Piggy pode ser imaginado como um filme de vingança, como se a protagonista, Sara (a expressiva Laura Galán), pudesse rivalizar com Jennifer como uma das mais sádicas personagens vingativas do cinema B. E se fosse isso, o infernauta até sentiria uma certa satisfação por vê-la se banhar no sangue daqueles que a maltrataram. No entanto, o longa de Carlota Pereda é muito melhor do que isso, e pode ser enaltecido por ir além da fórmula pré-estabelecida do gênero. Mas há também banho de sangue…

Trabalhando no açougue dos pais, Sara é constantemente perseguida e humilhada pelos jovens da região, principalmente por três garotas, Claudia (Irene Ferreiro), Roci (Camille Aguilar) e Maca (Claudia Salas), que, além das ofensas e da perturbação psicológica, também a agridem fisicamente, como no momento em que é quase afogada e tem as roupas furtadas durante a natação, sendo obrigada a retornar para casa sob um sol escaldante. Nem sequer pode contar com o apoio da mãe (Carmen Machi), que vive forçando-a a fazer uma dieta, ou do pai (Julián Valcárcel), que parece alheio ao que acontece à filha.

No dia em que é deixada para trás com as roupas de banho, Sara descobre que as garotas foram sequestradas por um serial killer (Richard Holmes) atuante na região. Embora saiba quem é o sujeito, a garota opta por não dizer nada à polícia ao mesmo tempo que sente que precisa ajudá-las. Com a pressão das mães e dos amigos das jovens, conscientes que Sara sabe alguma coisa, ela continua sua jornada silenciosa tentando se aproximar do estranho, tomada pela curiosidade e pelo medo. O estranho também demonstra interesse pela garota, tentando trazê-la para mais perto de seu matadouro.

É possível enxergar o estranho como a materialização de um lado obscuro de Sara. Contudo, a proposta não favorece um diálogo com a literatura de Chuck Palahniuk, e apenas expõe situações em que a protagonista funciona como um joguete de sua condição. Ao mesmo tempo em que trata do bullying e de diversas formas de preconceito e da busca pela aceitação na sociedade, Carlota Pereda ainda se sente à vontade para apresentar um thriller de possibilidades, sangrento e divertido. Deve-se atentar à ótima atuação de Laura Galán, que traz em suas expressões faciais o que muitos jovens, vítimas de gozações similares, carregam dentro de si.

Inspirado em um curta da própria Carlota Pereda, lançado em 2018 – e que venceu os prêmios Goya e Forqué -, o longa teve sua première no Festival de Sundance em janeiro, conquistando boas críticas, além de mais 18 indicações e cinco prêmios. É uma trajetória promissora para os envolvidos e que mostra o quanto a sua mensagem principal ainda precisa ser recebida.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Marcelo Milici

Professor e crítico de cinema há vinte anos, fundou o site Boca do Inferno, uma das principais referências do gênero fantástico no Brasil. Foi colunista do site Omelete, articulista da revista Amazing e jurado dos festivais Cinefantasy, Espantomania, SP Terror e do sarau da Casa das Rosas. Possui publicações em diversas antologias como “Terra Morta”, Arquivos do Mal”, “Galáxias Ocultas”, “A Hora Morta” e “Insanidade”, além de composições poéticas no livro “A Sociedade dos Poetas Vivos”. É um dos autores da enciclopédia “Medo de Palhaço”, lançado pela editora Évora.

2 thoughts on “Cerdita / Piggy (2022)

  • 31/07/2023 em 17:41
    Permalink

    Não gostei não… o ficou devendo algo. Morno. Obs. sou fã de vcs

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *