O Pálido Olho Azul (2022)

3.9
(10)

O Pálido Olho Azul
Original:The Pale Blue Eye
Ano:2022•País:EUA
Direção:Scott Cooper
Roteiro:Scott Cooper, Louis Bayard
Produção:Christian Bale, John Lesher, Tyler Thompson
Elenco:Christian Bale, Harry Melling, Simon McBurney, Timothy Spall, Toby Jones, Harry Lawtey, Fred Hechinger, Joey Brooks, Charlotte Gainsbourg, Lucy Boynton, Robert Duvall, Gillian Anderson, Steven Maier, Brennan Keel Cook

O detetive Augustus Landor (Christian Bale) é convocado para investigar a morte de um cadete numa academia militar em 1830. O cadete foi encontrado enforcado e teve seu coração retirado após sua morte. A investigação contará ainda com a ajuda de outro cadete, o futuro escritor Edgar Allan Poe, que realmente estudou na Academia de West Point. O Pálido Olho Azul, baseado num livro de Louis Bayard, ficcionaliza os acontecimentos se aproveitando de um personagem real, inclusive introduzindo elementos que farão parte de sua futura persona.

Não li o livro em que se baseia, mas o filme tem problemas gritantes. Primeiro, o roteiro não tem lógica e a reviravolta final é mal desenhada e desenvolvida, desdizendo o que o filme mostrou até então. A trama e os personagens se colidem em coincidências pouco prováveis (isso incomoda muito, especialmente na resolução final) e a propalada sagacidade e inteligência do detetive não é nada demais (não esperem um novo Sherlock Holmes ou Hercule Poirot).

A edição deixa cenas sem conexão com outras, e a direção subaproveita uma miríade de excelentes atores, como Timothy Spall, Toby Jones, Lucy Boynton, Gilliam Anderson, Charlotte Gainsbourg e até Robert Duvall. Enquanto uns atuam acima do tom, outros nem se esforçam.

Além de desperdiçar o seu fantástico elenco, o diretor Scott Cooper filma tudo sem qualquer impacto visual e sem interesse, não conseguindo fisgar a atenção do espectador. Tudo é morno e muito convencional. O diretor deve ser um cara muito legal ou ajudou Christian Bale a enterrar um corpo, pois já é a terceira empreitada do ator com ele em filmes medianos que quase ninguém viu.

O ponto que deve ser exaltado é a atuação de Harry Melling como Allan Poe. Quem diria que o Dudley Dursley da cinessérie Harry Potter se tornaria um ator extraordinário. Ele teve presenças marcantes em A Balada de Buster Scruggs (2018), O Diabo de Cada Dia (2020) e O Gambito da Rainha (2020). Aqui ele cria uma composição vigorosa, empalidecendo até o protagonista de Christian Bale.

Não é um desastre total, mas fica longe do recomendável. O trauma ocorrido com Augustus Landor no passado é comovente, o clima gótico funciona em algumas ocasiões e as interações do detetive com o poeta/escritor rendem um lampejo do bom filme que poderia ter sido.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Ricardo Gazolla

Formado em Direito e trabalhando no setor privado, apaixonado por cinema desde a infância quando assistiu Os Goonies (1985) na tela grande. Sua predileção pelo horror começou um pouco depois ao conhecer em VHS A Hora do Pesadelo (1984), Renascido do Inferno (1987) e A morte do demônio (1981). Desde então o cinema se tornou um hobby, um vício socialmente aceito, um objeto de estudo, um prazer público e, agora, no site Boca do Inferno, uma forma de comunicação com as pessoas.

7 thoughts on “O Pálido Olho Azul (2022)

  • 23/01/2023 em 09:41
    Permalink

    Já cansei de ir atrás de filmes que aqui elogiaram e acabei não gostando. Sei lá, não confio muito nas críticas daqui. Vou assistir porque curto muito o trampo do Cristiano Balé.

    Resposta
    • Avatar photo
      24/01/2023 em 08:55
      Permalink

      Mas vc viu que essa crítica não é muito favorável ao filme, né?

      Resposta
  • 21/01/2023 em 17:50
    Permalink

    Eu gostei e muito. Até, em algum instante, achei que … poderia ser o detetive. Não sei se foi a expressão dele, quando avisou sobre a fuga de um dos cadetes… Me deu um alerta. E realmente, em um mundo alternartivo, eu gostaria muito que no baile, Thilde tivesse conhecido Allan. Eles dariam muito certo.

    Resposta
  • 21/01/2023 em 06:34
    Permalink

    Achei engraçado que apesar da crítica ruim, a nota que deu ainda é 4 estrelas.
    Pra mim o filme merece 5 e com louvor.
    Achei excelente e empolgante! O Poe conquistou meu coração.
    E, apesar do calor do verão, tive que pegar um cobertor pra assistir ao filme.

    Resposta
    • 21/01/2023 em 06:49
      Permalink

      Só depois de publicar, vi que vc deu 2 caveiras kkk, vai comentar às 6h da manhã, isso que dá.!!
      Minha nota para o filme é 5 caveiras, pelo conjunto da obra.
      Abraço.

      Resposta
    • 21/01/2023 em 17:53
      Permalink

      Também gostei muito. Acho que só nos duas. Já li outras críticas destroçando o filme. kkkk

      Resposta
      • 23/01/2023 em 09:52
        Permalink

        Verdade. A maioria esmagadora das críticas está descendo a lenha no filme. Eu também gostei

        Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *