Junji Ito: Histórias Macabras do Japão – 1ª Temporada (2023)

4
(4)
Junji Ito: Histórias Macabras do Japão
Original:Junji Ito Maniac: Japanese Tales of the Macabre
Ano:2023•País:Japão
Direção:Shinobu Tagashira
Roteiro:Junji Ito, Kaoru Sawada
Produção:
Elenco:Bill Millsap, Dorah Fine, Mike McFarland, Amber Lee Connors, Alan Lee, Michelle Ruff, John Eric Bentley, Kayli Mills, Anjali Kunapaneni, Brianna Knickerbocker, Cherami Leigh, Mela Lee, Austin Tindle, Micah Solusod, Lucien Dodge, Romi Park, Sean Chiplock, Tiana Camacho

Um artesão das comic horrors, Junji Ito sempre soube lidar com pesadelos. Seus mangás são mundialmente conhecidos, uma macabra fonte de inspiração para assombrações, e serviram de influência para o desenvolvimento do medo na cultura oriental. Com referências a Lovecraft e inspirado em artistas como Hideshi Hino e Edogawa Ranpo, Ito deu vida a um universo de personagens estranhos, ambientes sinistros e enredos perturbadores, com ênfase no body horror e no horror cósmico, tendo como destaque as séries de mangás Tomie e Uzumaki. Seus traços e conteúdos podem ser encontrados em várias adaptações, sejam filmes ou séries animadas, como a antologia Junji Ito: Histórias Macabras do Japão, lançada em 19 de janeiro na Netflix.

Dividida em 12 episódios, com alguns duplos, resultando em 20 histórias – além de um bônus pós-créditos -, Histórias Macabras do Japão é composta de capítulos curtos, com no máximo 25 minutos, sem enrolação, indo direto ao ponto para imergir o infernauta em seus enredos tenebrosos. Nem todas funcionam muito bem, principalmente pelo final, ora abrupto ora sem sentido, mas, como avaliação geral, são partes de um material interessante e que pode servir de introdução ao seu estilo de produção grotesca, com cabeças voadoras, mortos vivos, cabelos com vida própria, dimensões alternativas e vingança sobrenatural. Abaixo, uma pequena análise dos episódios desta primeira temporada, todos dirigidos por Shinobu Tagashira.

1. Os Estranhos Irmãos Hikizuri
Também intitulado Sleuth Kids: Assembly of the Fallen Ghost, é o quinto capítulo do volume 13 da coleção Horror World of Junji Ito, The Circus is Here. São realmente estranhos os irmãos Hikizuri: Kazuya, Kinako, Shigaro, Narumi, Hitoshi e Misako, membros de uma espécie de Família Addams japonesa. Depois que herdam o casarão após a morte do pai, o mais velho, Kazuya, tenta fingir que trabalha para o sustento de família como uma forma de ensinamento sobre valores e conquistas, uma vez que possuem dinheiro suficiente para se manterem. Embora tente ser um membro consciente, ele aceita os maus tratos de Hitoshi, sofrendo nas mãos de Misako, e ainda perturba Shigaro pela forma como ele se porta à mesa. Suas estranhices são logo notadas pela aproximação da fotográfa Sachiyo, que, no primeiro contato, está tirando fotos de um lago onde crianças se afogaram e quer captar fantasmas. Kazuya a convida para conhecer sua mansão assombrada, e depois irá contar com a ajuda dela e do namorado Sawano para tentar uma comunicação com o falecido pai, para colocar ordem na moradia. Assombrações e possessão fazem parte desse primeiro episódio, numa história sobre luto e o incômodo. Vale a pena.

2. A História do Túnel Misterioso / Caminhão de Sorvete
Quando criança, Goro recorda com tristeza o momento em que sua mãe entrou em um túnel e desapareceu – diferente do mangá que deixa evidente que ela se suicidou e o local abriga outras mortes. Agora, mais velho, ele volta ao local com amigos, e encontra sua irmã mais nova Mari atraída pelo túnel sem saber a razão. No centro dele, há um laboratório de pesquisa que estuda raios cósmicos, e que teve resultados estranhos em seus testes. Logo as paredes do túnel vão começar a sugar as pessoas para dentro delas, transformando-as em fantasmas que rondarão o local para levar outras pessoas à mesma condição. Sem muitas explicações, a história é bem ousada e tem algumas imagens bem perturbadoras, mais uma vez tendo como fio principal a relação familiar e como lidar com perdas. Já Caminhão de Sorvete mostra crianças obcecadas por um veículo de guloseimas geladas, cujo motorista promete levá-las a um passeio para degustação. Na verdade, trata-se de algo mais bizarro, envolvendo obsessão e consumismo, como descobre tardiamente o pai Sonohara no destino que reserva a seu filho. Um body horror ao estilo A Coisa e A Bolha Assassina.

3. Os Balões Suspensos
Uma das melhores da série, traz o tom macabro das criações de Junji Ito. Depois que a celebridade local Terumi Fujino se suicida, enforcando-se com um fio, surgem uma lenda entre os jovens sobre avistamentos de sua cabeça gigantesca flutuando à noite. Logo outros suicídios e cabeças flutuantes tomam os céus do Japão, perseguindo pelas ruas seus equivalentes para enforcá-los com suas cordas. Kazuko, a melhor amiga de Terumi, precisa lidar com sua versão-balão, enquanto tenta encontrar uma forma de lidar com o fenômeno. Um enredo sobre suicídios, perdas e influências, mas com um tom apocalíptico e assustador, na expressão fria ou risonhas das cabeças flutuantes. Muito bom!

4. Quatro x Quatro Paredes / O Covil de Sandman
Koichi tenta estudar em seu quarto, mas é incomodado pelos barulhos constantes de seu irmão Soichi, mais um dos personagens bizarros da literatura de Ito. O garoto insinua que a casa tem poltergeist, enquanto Koichi acredita que os sons e movimentos de objetos têm a influência do pestinha. Logo ele recebe a visita do estranho (de novo a palavra) Sr. Tagaisu, que diz que iria trabalhar numa maneira de isolar o quarto de Koichi de sons externos, criando níveis. Ainda que o espaço fique bastante reduzido, será que Koichi finalmente terá sossego? Uma história simples, mais uma vez envolvendo relações familiares complicadas, com a criatividade de Ito. Já a segunda história é um belíssimo exemplar de body horror: o jovem Yuji pede ajuda a amiga Mari para ficar acordado, temendo que uma entidade dos sonhos, no caso, uma versão sua maligna, possa encontrar uma forma de adentrar no nosso mundo. Esqueça Freddy Krueger! Com Ito, você irá testemunhar o grotesco!

5. Intruso / O Cabelo Comprido do Sótão
Mais enredos estranhos com a marca Ito. Na primeira, Oshikiri é um rapaz introspectivo que mora num casarão sozinho e tem sido incomodado por sons de passos. Na biblioteca da escola, ele se une aos estudantes Kamiyama e seus amigos, Watanabe e Koizumi, interessados em dimensões paralelas e mistérios como o Triângulo das Bermudas, para investigar os sons até confrontar a si mesmo enterrando um corpo no quintal. Uma boa trama, mas que possui um final abrupto, sem desenvolvimento, deixando o espectador apenas com sua imaginação. Já o segundo segmento traz Chiemi, uma garota que fez de tudo para agradar o namorado, deixando inclusive seus cabelos crescerem demais. O namorado termina o relacionamento, e ela, deprimida, ainda tem que lidar com a voracidade de seus cabelos, principalmente depois que acorda com um rato preso a eles. Simples, mas divertido, pode ter servido de inspiração para outras assombrações cabeludas e filmes como Bad Hair (2020).

6. Mofo / Visão da Biblioteca
Um ano longe do Japão, Akasaka retorna para sua casa, alugada para a família do Sr. Rogi. A morada está aparentemente vazia e consumida por mofo em todos os ambientes. Por mais que tente limpa-la, mais mofo aparece, justificando até o que aconteceu com os inquilinos. Também foi explorado em algumas produções do cinema, sem os devidos créditos. Traz um final pessimista que valoriza a trama, assim como os ótimos traços. A segunda história mostra um obcecado Goro por sua biblioteca particular, incomodando sua esposa Koko Shinozaki. Ele conhece cada livro e seu devido lugar, e até se irrita quando fica sabendo que a esposa pegou um livro emprestado. Sua obsessão, principalmente pelo livro Hellskin, faz o rapaz ser atormentado pela visita dos personagens. Um dos melhores contos da antologia, embora o final deixe um pouco a desejar.

7. Cidade do Túmulo
Um roteiro completo para uma adaptação, Cidade do Túmulo começa com os irmãos Kaoru e Tsuyoshi indo visitar uma amiga numa cidade do interior. Acidentalmente atropelam e matam uma jovem, e já pensam em procurar um lugar para deixar o corpo. Chegam à tal cidade do título, um local repleto de lápides por todos os lugares, nas ruas, casas e estabelecimentos devido a uma cultura local de enterrar as pessoas exatamente onde elas morreram. Na verdade, a razão é ainda mais sinistra e também envolve um poço. Ótima história do subgênero cidade-pequena-com-suas-tradições e que tem bons elementos de horror e claustrofobia.

8. Camadas de Medo / A coisa que o mar trouxe
Durante uma escavação, o professor Soya descobre um túmulo com camadas e o crânio de uma criança. Treze anos depois, após a morte do professor, sua esposa ainda guarda boas lembranças do sucesso que sua filha Reimi fez quando era criança e popular. Um acidente de carro desfigura o rosto de Reimi, e os médicos descobrem que por baixo da pele existem outras camadas. Quando escuta a voz de uma Reimi bebê a Sra. Soya passa a acreditar que talvez possa resgatar sua filha como era antes. Body horror da melhor qualidade em uma ideia inovadora e com uma imagem bizarra em seu final. Na segunda história, uma criatura imensa é encontrada morta na costa, sem que biólogos consigam entender sua origem. A jovem Mie ainda lamenta a perda de seu noivo Tadashi no mar, mas a resposta para seu desaparecimento pode ter relação com a criatura, ainda mais depois que descobrem centenas de pessoas em seu estômago, mantidas vivas como parasitas. Uma trama simples que poderia ser o pontapé de um enredo de zumbis. Apenas desperta a curiosidade, sem um final digno.

9. Tomie: Foto
Não poderia faltar nessa antologia um de seus mangás mais conhecidos, publicado nas edições de novembro e dezembro de 1989 da Monthly Halloween. A escola Hanadagaoka High é envolvida em um comércio de fotografias. Membro de um clube, Tsukiko Izumisawa tira fotos dos meninos populares e vende para as demais alunas por preços que variam pelo nível do modelo, até que é flagrada por Tomie, que faz parte do “Comitê de Moralidade Pública“. Ela se une ao interesse amoroso de Tsukiko, Yamazaki, para uma armadilha, rendendo a suspensão da garota. Como vingança, Tsukiko revela as fotos que fez de Tomie e nota um rosto monstruoso e resolve espalhar para os demais estudantes sobre sua natureza, e isso enfurece a novata ao ponto de se revelar como algo realmente assustador. Um episódio muito bom, novamente abordando o body horror, e que serviu de inspiração para o recente Maligno.

10. Labirinto Insuportável / Intimidado
Segunda história da Blood Bubble Bushes, Labirinto Insuportável foi publicada originalmente em junho de 1990 na Monthly Halloween. Duas amigas, Noriko e Sayoko, se perdem durante um passeio nas montanhas, indo parar numa comunidade isolada de monges em um templo. Elas aprendem sobre os rituais locais e descobrem que um grupo se prepara para um processo de transformação em múmias vivas. Elas acompanham o jovem Kuramoto, que busca resposta sobre o irmão desaparecido, encontrando-o em um labirinto de múmias, sendo consumidas pela loucura e exaustão. Um episódio atmosférico, mas com um final inconclusivo. Em Intimidado, Kuriko conta seu passado perverso para o namorado Yutaro, quando ela maltratava o garoto Nao, fazendo-o beber água da calha, agredindo-o verbal e fisicamente. Com o passar dos anos, mais madura e arrependida, Kuriko reencontra Nao agora crescido e se casa com ele, tendo um filho a quem se refere como sendo o mesmo garoto de sua infância. Enredo estranho, mas com um final que vale a pena, com orientações sobre bullying.

11. O Beco / Estátua Sem Cabeça
Ishida aluga um quarto com a Sra. Uchiyama e sua filha Shinobu. Pela janela do seu quarto, ela nota que os muros do beco ao lado são imensos e, durante a madrugada, ela escuta vozes de crianças brincando no local. Logo ela descobre por um ex inquilino do mesmo quarto que três crianças foram assassinadas no beco e deixadas sob uma escotilha, e que do quarto é possível ver seus fantasmas brincando, bastando que Ishida descubra uma janela escondida. Um conto de vingança sobrenatural construído a partir de uma boa ideia, e com um final pessimista. Publicada originalmente no Monthy Halloween em julho de 1995, Estátua Sem Cabeça apresenta o escultor Sr. Okabe, que organizou uma exposição de estátuas sem cabeça na escola em que leciona. Depois que o professor é encontrado morto ironicamente decapitado, os estudantes Shimada e Rumi, entre outros, descobrem que a arte de Okabe pode estar viva em busca de cabeças. Ótima história de zumbis, com sequências que remetem a Re-Animator, como a do corpo carregando a cabeça ou uma falsa mantida sobre uma estátua. Vale a pena!

12. Mulher Sussurrante / O amado animal de estimação de Soichi
Mayumi sofre de um transtorno que a impede de tomar decisões. Coisas simples do dia a incomodam por não saber como agir. Depois de inúmeras tentativas de cuidadoras, o pai encontra Mitsu Uchida, que se mostra paciente e disposta a cuidar da garota, o que traz uma melhora notável. Basicamente, consiste em orientações passadas no ouvido da Mayumi, apontando como ela deve agir. Recusando um dia de folga e mostrando uma mancha roxa no rosto, logo o pai descobre que a cuidadora sofre de abusos em casa por um namorado agressivo. Depois que ela sofre feminícidio, Mayumi continua recebendo instruções. Mais uma boa história, desta vez com um final muito bom. A última história resgata o personagem Soichi, o garoto terrível do episódio Quatro x Quatro Paredes. Depois que a família Tsujii resolveu adotar um gatinho que seguiu Sayuri até em casa, Soichi começa a influenciar o animal a se transformar em uma versão demoníaca, matando cobra, trazendo “insetos do inferno” e arranhando os familiares. Uma trama fraquinha, que se encerra de maneira pouco impactante, e que deveria ser uma história do meio da antologia, para não deixar o espectador com um gosto amargo.

Com algumas histórias boas e outras nem tanto, Histórias Macabras do Japão é um aperitivo do trabalho espetacular de Junji Ito. Vale a pena para quem quer conhecer seu estilo e se envolver com seus personagens bizarros e enredos criativos. Para quem quiser saber mais sobre o autor, ouça o nosso especial a respeito no podcast Falando no Diabo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Marcelo Milici

Professor e crítico de cinema há vinte anos, fundou o site Boca do Inferno, uma das principais referências do gênero fantástico no Brasil. Foi colunista do site Omelete, articulista da revista Amazing e jurado dos festivais Cinefantasy, Espantomania, SP Terror e do sarau da Casa das Rosas. Possui publicações em diversas antologias como “Terra Morta”, Arquivos do Mal”, “Galáxias Ocultas”, “A Hora Morta” e “Insanidade”, além de composições poéticas no livro “A Sociedade dos Poetas Vivos”. É um dos autores da enciclopédia “Medo de Palhaço”, lançado pela editora Évora.

One thought on “Junji Ito: Histórias Macabras do Japão – 1ª Temporada (2023)

  • 15/10/2023 em 11:51
    Permalink

    Adoro a antologia do Ito. Especialmente o Souichi. kkkkkkkk Um ótimo alívio cômico depois de muito episódio assustador.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *