Evil Dead: A Morte do Demônio – Arquivos Mortos (2013)

4.5
(4)
Evil Dead – A Morte do Demônio (Arquivos Mortos)
Original:The Evil Dead Companion
Ano:2013•País:EUA
Autor:Bill Warren•Editora: Darkside

Assim como fez com o clássico O Massacre da Serra Elétrica (The Texas Chainsaw Massacre, 1974), dirigido por Tobe Hooper, lançando no Brasil um livro com os bastidores da franquia, a Editora Darkside também presenteou os fãs brasileiros com um livro sobre a saga The Evil Dead, de Sam Raimi.

Com autoria de Bill Warren, “Evil Dead – A Morte do Demônio (Arquivos Mortos)” foi lançado em 2000, e no Brasil em 2013 em duas versões, sendo uma delas com capa dura, fazendo parte da “Coleção Dissecando – Filmes Clássicos de Terror”.

São muitas informações e curiosidades sobre a produção dos filmes, com detalhes que devem interessar especialmente os apreciadores do cinema de Horror e fãs de Sam Raimi e sua equipe, responsáveis por uma franquia que registrou sua marca na história do gênero.

No início, o livro conta as dificuldades sobre as primeiras produções do grupo formado principalmente pelo diretor Sam Raimi, o ator Bruce Campbell e o produtor Rob Tapert, que culminou com o filme Evil Dead, de roteiro simples, mas carregado de tensão, mortes violentas, sangue em profusão e excelentes efeitos práticos, típicos dos saudosos anos 80 do século passado.

Entre as informações interessantes, temos os bastidores do curta metragem Within the Woods (1978), projeto que inspirou Evil Dead, e revelações, como o fato de que Sam Raimi e Bruce Campbell eram fãs de comédia pastelão no estilo de “Os Três Patetas”, e por outro lado também eram apreciadores de filmes de baixo orçamento, bagaceiros, divertidos e criativos, que influenciaram a produção de Evil Dead, como A Noite dos Mortos-Vivos (1968), O Massacre da Serra Elétrica (1974) e Quadrilha de Sádicos (1977).

Depois de concluídas as filmagens de Evil Dead e iniciados os esforços para vender o filme, o trio formado por Raimi,  Tapert e Campbell percebeu que não tinha registros fotográficos da produção para utilizar em campanhas promocionais, então chamaram uma atriz e montaram fotos para os pôsteres de divulgação, incluindo a cena de Ash ensanguentado com a motosserra protegendo uma moça indefesa atrás de si e a famosa montagem de uma mão saindo da cova agarrando o pescoço de uma mulher, cena que não existe exatamente no filme, mas ilustra muito bem a ideia conceitual do roteiro, e estampa um dos principais cartazes.

O filme recebeu uma grande ajuda para impulsionar o interesse do público vinda do popular escritor Stephen King, que o elogiou bastante numa resenha que escreveu para a revista “Twilight Zone”, sendo decisiva para o sucesso de Evil Dead, juntamente com o distribuidor Irvin Shapiro. Curiosamente, o filme foi considerado tão sangrento e violento que teve proibições de exibição na Inglaterra e Alemanha.

Entre a infinidade de informações do universo ficcional de Evil Dead, as mais interessantes são os comentários de Bruce Campbell sobre cenas e curiosidades de bastidores da trilogia, no melhor estilo dos tradicionais materiais extras que temos em lançamentos dos filmes em versões físicas de DVD.

Tem também um breve capítulo extra sobre a refilmagem de 2013 do diretor uruguaio Fede Alvarez.

Não foram abordados no livro, mas vale a pena citar que além da trilogia original e a refilmagem de 2013, fazem parte ainda da franquia a série Ash vs. Evil Dead, com três temporadas de 10 episódios cada entre 2015 e 2018, extremamente sangrenta, porém mais voltada para o humor, e A Morte do Demônio: A Ascensão (Evil Dead Rise, 2023), que estreou nos cinemas brasileiros em 23/04/23.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Juvenatrix

Uma criatura da noite tão antiga quanto seu próprio poder sombrio. As palavras são suas servas e sua paixão pelo Horror é a sua motivação nesse Inferno Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *