0
(0)

Sociedade Secreta 2
Original:The Skulls II
Ano:2002•País:EUA
Direção:Joe Chappelle
Roteiro:Hans Rodionoff, Michele Colucci-Zieger
Produção:Linda Hawkins
Elenco:Robin Dunne, Nathan West, Ashley Tesoro, Lindy Booth, James Gallanders, Christopher Ralph, Aaron Ashmore, Andrew Gillies, Stephen Young, Simon Reynolds

“Nós vivemos pelas regras, nós morremos pelas regras.”

Realizado direto para o vídeo, Sociedade Secreta 2 (The Skulls 2, 2002) é a continuação do “thriller teen“, lançado em 2000, com o protagonismo de Joshua Jackson. Desta vez, todo o elenco foi substituído por novos personagens, com uma breve relação com o anterior, e sem se aprofundar nos rituais obscuros do grupo de elite, inspirado no verdadeiro “Skull and Bones“, da Universidade de Yales. E outra mudança se nota no letreiro inicial, que descrevia o que seria uma “sociedade secreta” e dizia que três presidentes americanos fizeram parte de uma. Agora, aparece a informação que, na verdade, foram quatro, e se encerra com “A sociedade com mais poder foi a The Skulls“.

Diferente do primeiro, o novo herói, Ryan Sommers (Robin Dunne), já começa no ritual de entrada para a Sociedade, cavando um túmulo, antes de entrar no caixão e acordar na sede dos Skulls. No primeiro, Luke foi drogado pela associação e já despontou no caixão pouco depois. Ryan conseguiu a vaga para o clube obscuro pela “herança” do irmão, Greg (James Gallanders), já sócio, justificando o acesso de Paul Walker no primeiro filme. Em outras palavras, você não precisa se destacar na faculdade para fazer parte da Sociedade, bastando ter algum parente já envolvido. E, contrariando Luke, Ryan não parece obcecado em se associar pelo fato de ter que mentir para a namorada Ali (Ashley Tesoro).

Acordar em um caixão ainda não significa que você já é membro dos Skulls. De acordo com o líder interino Parker Neal (Nathan West), eles serão testados para verificar a fidelidade pela associação, antes de oficialmente ingressar nela. Tendo como “alma gêmea” o amigo Jeff (Christopher Ralph), ele participa de um novo teste de admissão em que os membros precisam golpear o companheiro com uma adaga, sem hesitar. Ryan decide pregar uma peça nos associados, uma vez que Greg contou o que aconteceria, e finge ter se ferido gravemente, sendo punido com a obrigação de limpar os sótãos da instituição, o local apelidado de “tumba dos Skulls“.

Durante a punição, Ryan testemunha um encontro do sócio Matt Hutchinson (Aaron Ashmore, de Locke & Key e O Altar) com a jovem esportista Diana Rollins (Margot Gagnon), chapada pela bebida oferecida pelo rapaz, perdendo os sentidos e caindo do telhado. Assustado com o que viu, Ryan tenta acionar os sócios, mas sua acusação é considerada infundada pelos demais. Depois, ele ainda é avisado que aquilo fazia parte de um teste para verificar sua fidelidade aos Skulls. Parker faz uma referência ao filme anterior ao dizer que anos antes fizeram o mesmo com outro membro, fazendo-o acreditar que o colega havia se suicidado.

Tal qual o original, Ryan não irá se convencer facilmente, e, com o estranho afastamento de Ali, passará a se aproximar de Kelly (Lindy Booth, de Pânico na Floresta e Madrugada dos Mortos), colega de moradia da ex-namorada. Seguindo a narrativa do primeiro – o roteiro deste ficou a cargo de Michele Colucci-Zieger e Hans Rodionoff -, Ryan também será perseguido por carros, notará as escutas e verá sua vida transformar em um pesadelo, ainda mais quando Ali, ferida em um acidente íntimo com o rapaz, decidirá acusá-lo de violência. Até mesmo o irmão, Greg, perderá o emprego como advogado na empresa de Winston Taft (Andrew Gillies).

Depois que Diana é considerada morta devido um acidente de carro, Ryan e Greg tentarão conversar com o médico legista, Dr. Phillip Sprague (Simon Reynolds), percebendo que houve uma camuflada no relatório oficial. Talvez uma forma de provar que ela morrera antes do acidente relatado seja resgatar o documento no escritório do médico e levar as autoridades, evitando que sejam mortos por aqueles que tentam proteger a associação.

Sociedade Secreta 2 é basicamente uma refilmagem do primeiro, com o protagonista tendo que provar que, entre os rituais secretos, existem incidentes fatais acobertados pelo grupo. Não é tão exagerado como o primeiro, com um reitor enlouquecido correndo com uma arma nas mãos e atirando o carro sobre o rapaz. Mas as facilidades estão todas ali para ajudar os heróis nos momentos mais tensos. Inclusive, essa narrativa facilitada se conclui de forma acelerada, consertando um percalço cometido por Luke no primeiro filme. Como não há o retorno dos personagens de Sociedade Secreta, fica a dúvida em relação ao ano em que se passa essa segunda trama e o que aconteceu com os demais envolvidos no anterior.

Com aspectos de um filme de orçamento mais modesto, Joe Chappelle (do terrível Halloween 6: A Última Vingança e Fantasmas, de 1998) faz um trabalho que remete a um episódio de série de TV, com a maioria das cenas gravadas em estúdio. Pela proposta em explorar mais um capítulo da Sociedade conhecida como Skulls, sem ir além do que já tinha sido mostrado, até que o resultado é adequado, ainda que o filme não possa ser considerado bom. Pode valer como curiosidade de um sábado à tarde e propor discussões sobre a real necessidade de existirem fraternidades e sociedades secretas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *