Editorial 2015 #11 – Especial Festival Boca do Inferno II

0
(0)

Boca

Aconteceu! As portas infernais se abriram nos dias 28 e 29 de novembro para a concretização do Festival Boca do Inferno II! Foram dias especiais, divertidos e até sobrenaturais, com uma ótima presença de público na Biblioteca Viriato Correia, na Vila Mariana. Quem pôde testemunhar o evento teve a oportunidade de conferir curtas e longas de horror nacionais e estrangeiros, e ainda concorreu a muitos – com ênfase na palavra – prêmios nos diversos sorteios realizados e escondidos!

Antes de fazer o registro dos acontecimentos, é preciso primeiramente contar como ele foi desenvolvido. A primeira edição, ocorrida nos dias 10 e 11 de maio de 2014, exatamente no final de semana em que o site completava 13 anos, nasceu da necessidade de movimentar São Paulo e o gênero fantástico. Depois dos extintos SP Terror, CineFantasy e Espantomania, só restaram alguns eventos isolados e o Cinema de Bordas. É um absurdo imaginar que uma cidade conhecida pela sua pluralidade cultural não possa mais se sobressair no gênero, vivendo às margens de outras capitais e regiões. Assim, com o apoio da Biblioteca e algumas parcerias modestas, desenvolvemos o Festival Boca do Inferno I, contando com filmes apenas nacionais, além de palestras especiais e muito bate-papo. Se a concepção foi positiva, erramos pela data escolhida: embora fosse o aniversário do Boca do Inferno, esse final de semana foi o do Dia das Mães, além de coincidir com o Fantaspoa.

Aprendemos com os erros para a produção da segunda edição. Agendamos o Festival – primeiramente para junho, depois outubro e, por fim, novembro – para uma data isolada, sem que nenhum outro evento pudesse obstruir sua realização. No primeiro trimestre, permitimos a inscrição de produções não apenas brasileiras, mas de qualquer lugar do mundo. Fizemos a seleção do que poderia ser diferente para o público daqui e começamos a desenvolver o cronograma, buscar parcerias e organizar as premiações. A princípio, estava prevista a presença de um nome estrangeiro, algum rosto conhecido pelos infernautas, mas a dificuldade para conseguir patrocínio fez com que ficássemos apenas com a exibição de filmes! Mas, valeu a pena!

Valeu porque conseguimos encher a Biblioteca de fãs de horror e do Boca do Inferno. O público pôde conferir às produções e ainda conversar com os diretores presentes, em conversas cheias de curiosidades sobre seus trabalhos. Cleiner Micceno, do ótimo curta Matador, respondeu a diversas perguntas do público, contando detalhes sobre a realização do filme; depois foi a vez de Lula Magalhães, do ousado Mandala Night Club, explicar de onde surgiu a ideia de seu curta; e o produtor de Capital do Mortos 2: Mundo Morto, Rodrigo Luiz Martins, também falou sobre a longa espera pela produção da parte 2 e a escolha dos cenários.

Devido ao atraso para conseguir o microfone sem fio – um acessório até desnecessário graças a acústica do ambiente -, fomos obrigados a adiar a exibição de A Maldição do Sanguanel para o dia seguinte. Domingo, meio-dia, horário de almoço, já era possível acompanhar curtas como Daddy, de Walter Junior, além do longa norueguês Morgenrode. Mesmo com uma chuva intensa, os vários presentes ainda viram o inglês The Herd, o espanhol Mr.Dentonn e o canadense El Gigante. Mas, todos estavam ansiosos pela exibição do excelente As Fábulas Negras, de Rodrigo Aragão, José Mojica Marins, Petter Baiestorf e Joel Caetano. Aplausos e bate-papo com Joel Caetano só não encerraram a tarde porque ainda fechamos com o divertido A Maldição do Sanguanel.

Todo o sucesso do Festival – que não teve nenhum problema na exibição de seus filmes – se deve as ações da equipe do site, Silvana Perez, Rodrigo Ramos, Laura Dourado, Iam Godoy, Renato Rosatti, Marcus Lamin, Marcos BroliaLuana Damião e Ivo Costa, além de Patty Fang, com as camisetas e a venda de produtos, a Editora Darkside (pelos livros cedidos para sorteio), a Editora Aleph (também pelos livros), a Versátil (pelos boxes e DVDs cedidos), a PlayArte (pelo 100 ingressos do filme O Presente), a Editora Draco (pela exposição), ao Kiko Garcia, das HQs Catacumbas (pela exposição e revistas cedidas), Danilo Morales e Robson Strobel, pela HQ Trilogia do Terror, e ao autor Marcos R. Terci, pelos sensacionais livros da série O Bairro da Cripta (cedidos para sorteio).

Foi muito legal! Valeu a pena o esforço de todos para a realização do Festival Boca do Inferno II! Mas, foi apenas uma fagulha do que ainda virá! Em 2016, botaremos fogo em São Paulo, com mais surpresas, mais produções e brindes…muito maior e melhor!

Veja o que cada colaborador produziu em Novembro, enquanto a equipe se concentrava na organização do Festival!

Filipe Falcão (Remakes): Total no Ano: 21 (3 sobre remakes)

Gabriel Paixão (Eurotrash): Terror no Acampamento; O Ataque dos Vermes Malditos 5; Goosebumps; Atividade Paranormal 5; Bata Antes de Entrar . Total no Ano: 30 (5 sobre Eurotrash)

Ivo Costa (New French Extremity): Total no Ano: 8 (4 sobre New French Extremity)

Juvenatrix (Filmes Bagaceiros de FC & Horror): Cyborg, o Dragão do Futuro; Os Jacarés Mutantes; A Hora das Criaturas; O Homem que Enganou a Morte; A Invasão Zumbi; A Galeria dos Alienígenas; A Dama e o Monstro. Total no Ano: 57 (45 sobre Filmes Bagaceiros de FC & Horror)

Luana Caroline Damião (horror asiático): Total no Ano: 11 (9 sobre horror asiático)

Marcelo Milici (Licantropia): Howl. Total no Ano: 72 (14 sobre Licantropia)

Marcos Brolia (Assombrações): Ash Vs Evil Dead (4 episódios); Release do Festival; June. Total no ano: 20 (14 sobre assombrações)

Marcus Augusto Lamim (Stephen King): A Mansão Marsten. Total no Ano: 20 (10 sobre Stephen King)

Paulo Blob (Vampirismo): Drácula, o Perfil do Diabo; Drácula, o Príncipe das Trevas. Total: 18 (14 sobre vampirismo)

Rodrigo Ramos (Quadrinhos e series de TV): AHS: Hotel (3 Episódios); Hemlock Grove 3ª Temporada; 13 Quadrinhos para Comprar no FIQ 2015. Total: 44 (29 sobre Quadrinhos e Séries de TV)

Quanto às notícias, em Novembro:

Laura Dourado: 1 Artigo (Total de artigos no Ano: 3), 1 notícia (Total de notícias no Ano: 69)
Silvana Perez: (total de artigos no ano: 14), 39 notícias (total no ano: 691), 7 Críticas (The Walking Dead: 6ª Temporada). (Total de críticas no Ano: 11)

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Marcelo Milici

Professor e crítico de cinema há vinte anos, fundou o site Boca do Inferno, uma das principais referências do gênero fantástico no Brasil. Foi colunista do site Omelete, articulista da revista Amazing e jurado dos festivais Cinefantasy, Espantomania, SP Terror e do sarau da Casa das Rosas. Possui publicações em diversas antologias como “Terra Morta”, Arquivos do Mal”, “Galáxias Ocultas”, “A Hora Morta” e “Insanidade”, além de composições poéticas no livro “A Sociedade dos Poetas Vivos”. É um dos autores da enciclopédia “Medo de Palhaço”, lançado pela editora Évora.

One thought on “Editorial 2015 #11 – Especial Festival Boca do Inferno II

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *