Os 13 Bonecos Mais Assustadores do Cinema

3.7
(7)

Bonecos

Quem de nós, quando criança, e muitas vezes até como adultos, não se deitou num quarto escuro e ficou olhando para os bonecos na estante ou no canto do quarto e teve a nítida impressão que ele se mexia? A sensação só piora quando o boneco possui grandes olhos que nos seguem pelos cantos da casa, nos dando aquela terrível sensação de estarmos sendo observados. Pra muitos esta sensação é apenas um medo, um receio, mas ela tem nome e sobrenome!

Automatonofobia é nome da fobia de bonecos, marionetes, estátuas, animações e tudo aquilo que imita um ser humano. Se quisermos ser mais específicos, ainda temos a pedofobia, que é o medo de bonecas, e a pupafobia, que é o medo específico de bonecos de ventríloquo. Apesar de fobias bastante semelhantes, aqueles que sofrem de automatonofobia, pedofobia ou pupafobia provavelmente sentem este medo devido a algum evento traumático, como ficar trancado num quarto escuro com alguma boneca assustadora.

Aproveitando o lançamento nacional do filme Boneco do Mal, que já está nos cinemas, o Boca do Inferno organizou uma lista com os 13 Bonecos Mais Assustadores do Cinema. Portanto, o alerta está dado! Se você sofre de qualquer uma destas fobias, talvez a lista a seguir seja muito forte para o seu coração traumatizado. Ou talvez você possa utilizá-la como uma espécie de terapia!

13. Boneco Zuni (Trilogia de Terror, 1975, Dir: Dan Curtis)

Trilogia do Terror (1975)
Este simpático suvenir pode se tornar bastante perigoso caso a corrente dourada em seu pescoço, que contém seu espírito assassino, caia. Digamos que o método de contenção do mal é um pouco falho e as chances do infeliz proprietário do boneco ter que acabar lutando contra o pequeno guerreiro zuni no chão do banheiro são altíssimas. Na dúvida, ao viajar para algum país com longa tradição em fetiches ou vodu, a boa e velha camiseta “Fui pra África misteriosa e lembrei de você” é uma melhor pedida!

12. Robert (Robert The Doll, 2015, Dir: Andrew Jones)

Robert the Doll (2015) (1)
Chamar o pequeno Robert de “filhote de Annabelle” não está tão longe da verdade. Além de o filme ter sido lançado na esteira do sucesso do filme de John R. Leonetti, Robert The Doll também é inspirado em uma história supostamente real. Se isso não te convencer, é só olhar bem para as feições do boneco. Não é a cara da mãe? Um verdadeiro presente de grego! Ou de feiticeira jamaicana, no caso.

11. Annabelle (Annabelle, 2014, Dir: John R. Leonetti)

Annabelle (2014)
Uma das bonecas assassinas mais famosas do cinema acaba prejudicada por seu próprio filme e fica com o décimo primeiro lugar na nossa lista. Também baseada em uma história real, a verdadeira Annabelle deve ter ficado muito mais perigosa ao ver como foi representada no cinema! A simpática boneca de pano deu lugar a uma das bonecas mais assustadoras que já tivemos o desprazer de ver nas telonas. E se pode haver algo pior que uma boneca horrorosa possuída por um espírito assassino, esse algo é um armário cheio de bonecas da mesma coleção em um quarto infantil! Vá de retro!

10. Pinóquio (Pinóquio – O Perverso, 1996, Dir.: Kevin S. Tenney)

Pinóquio - O Perverso (1996)
Pinóquio cresceu e agora não quer só ser um menino de verdade. Quer independência, ser livre de suas cordas de marionete e matar em paz como qualquer boneco possuído por uma força maligna. Haja o que houver, se estiver envolvido no julgamento de um pai que matou o filho alegando a influência de um boneco maligno, não leve as provas para casa. Principalmente se tiver crianças em casa.

9. Dolly (Boneca Assassina, 1991, Dir.: Maria Lease)

Boneca Assassina (1991)
Ter uma fábrica de bonecas, seu próprio negócio, pode ser o sonho de qualquer jovem empreendedor, mas, ao fixar suas instalações, certifique-se de que sua fábrica não está localizada ao lado de uma antiga tumba sagrada, ou prevejo muitas reclamações no SAC alegando brinquedos defeituosos possuídos por espíritos malignos ancestrais. Fazer recall disso tudo vai dar mais trabalho do que você imagina!

8. Billy (Gritos Mortais, 2007, Dir.: James Wan)

Gritos Mortais (2007)
Encontrar um boneco de ventríloquo sentado à sua porta logo após o assassinato de sua esposa, no cinema, é algo para atiçar a sua verve detetivesca e não motivo para transformar o boneco em lenha para a lareira ou serragem para o jardim! E não é que Billy não seja sinistro o suficiente. Só de olhar pra ele, se deixarmos a cena do crime de lado, já iríamos querer trancá-lo em um baú de brinquedos no sótão e jogar a chave fora!

7. Blade (O Mestre dos Brinquedos, 1989, Dir.: David Schmoeller)

O Mestre dos Brinquedos (1989)
Em meio a vasta coleção e bonequinhos de Toulon, Blade é uma unanimidade! Seu sorriso sacana, sua roupa preta e suas faquinhas o tornaram um dos mais assustadores – e queridos – bonecos assassinos do cinema! Puppet Master é a prova de que mesmo que todos nós tenhamos no fundo algum medo primitivo dos nossos amiguinhos de plástico, madeira e engrenagens, brinquedos assassinos ainda é um tema que leva multidões ao cinema, ou não teríamos chegado ao décimo filme da série.

6. Brahms (Boneco do Mal, 2015, Dir.: William Brent Bell)

Boneco do Mal (2016)
Elegante e sempre bem-vestido, o mais recente boneco malvado dos cinemas já chega à nossa lista em sexto lugar graças à sua expressão plácida, digna de Michael Myers, que não deixa claro exatamente o que ele está pensando – se é que ele está vivo – e fica sempre aquela dúvida, ele quer brincar de esconde-esconde ou quer me estripar com as próprias mãos? Sua predileção por música clássica, trágica e em alto volume, fecha o pacote da personalidade bizarra de Brahns.

5. Hugo (Devil Doll, 1964, Dir.: Lindsay Shonteff)

Devil Doll (1964)
Ventríloquo e hipnotizador, Vorelli possui um sinistro boneco chamado Hugo, que ele usa para matar em seu lugar e sair livre de qualquer acusação. O que pode livrá-lo da cadeia pode acabar levando-o para um hospício. Afinal, quem vai acreditar no álibi “não fui eu, foi o boneco”? Por mais assustador que Hugo seja, os homens que puxam as cordinhas sempre serão piores que os bonecos.

4. Chucky (Brinquedo Assassino, 1988, Dir.: Tom Holland)

Brinquedo Assassino (1988)
Se existe algo que aprendemos ao longo de todos esses anos assistindo filmes de terror é que assassinos perigosos prestes a morrer e bonecos não combinam! O resultado pode acabar gerando um simpático boneco que irá figurar para sempre ao lado de assassinos clássicos como Norman Bates, Jason Voorhees, Freddy Krueger, Leatherface. Uma conquista e tanto para um boneco chamado “Carinha Legal”.

3. Fats (Um Passe de Mágica/Magia Negra, 1978, Dir.: Richard Attenborough)

Um Passe de Mágica (1978)
Corky (Anthony Hopkins) é um mágico decadente que retoma uma carreira de sucesso ao se tornar ventríloquo ao lado do boneco Fats. De volta aos trilhos, Corcky vai atrás do seu antigo amor, mas terá que enfrentar um sinistro e ciumento boneco. Se triângulos amorosos são coisas bastante complicadas, imagina um que envolve um boneco de madeira que tem a cara do Anthony Hopkins em seus piores dias. O celibato não parece tão ruim agora!

2. Billy (Jogos Mortais, 2004, Dir.: James Wan)

Jogos Mortais - O Final (2010) (9)
Apesar de um pouco feio, Billy, por si só, nem é tão assustador assim. O problema é que toda a vez em que você tiver o azar de se deparar com o pequeno boneco, sua vida estará prestes a se tornar um inferno! Você pode acabar tendo que serrar suas próprias pernas, e se isso não for o suficiente pra te deixar com um trauma irreversível de bonecos, não sei o que o deixaria.

1. Palhaço de brinquedo (Poltergeist, O Fenômeno, 1982, Dir.: Tobe Hooper)

Poltergeist 2015 (5)
Unindo duas fobias em um só boneco, o primeiro lugar não poderia ser de outro senão do palhaço que faz uma pequena ponta em Poltergeist, O Fenômeno, e que fez muita criança passar a noite em claro nos anos oitenta. O palhaço que aterroriza a vida do pequeno Robbie durante uma tempestuosa noite na famosa casa construída sobre um cemitério indígena teve até uma nova versão em 2015, mas apesar de ter sido trabalhado pra ficar mais ameaçador, o palhaço do remake se afasta muito do aspecto de brinquedo do original, que o tornava muito mais pavoroso.

Faltou algum boneco na nossa lista? Deixe aqui nos comentários.

Não se esqueça de ouvir o nosso podcast sobre Bonecos do Mal pra conhecer mais sobre o assunto e não deixe de conferir Boneco do Mal (The Boy), hoje nos cinemas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Rodrigo Ramos

Designer por formação e apaixonado por HQs e Cinema de Horror desde pequeno. Ao contrário do que parece ele é um sujeito normal... a não ser quando é Lua Cheia. Contato: rodrigoramos@bocadoinferno.com.br

18 thoughts on “Os 13 Bonecos Mais Assustadores do Cinema

  • 18/05/2020 em 21:43
    Permalink

    Embora não configure na lista pelo óbvio motivo de nunca ter “estrelado” um filme ,mais assustador do que todos esses juntos está o boneco do Fofão lançado lá na década de 80.Nada mais horroroso e depois com a lenda urbana de que tinha uma faca em seu interior,aí pronto…….

    Resposta
  • 30/11/2017 em 10:00
    Permalink

    faltou a boneca do mal ela é pior que a annabeli e chuck juntos

    Resposta
  • 07/08/2017 em 13:09
    Permalink

    O Blade nem era o pior do Mestre dos Brinquedos… Aquele boneco q tinha um furadeira na cabeça, (tunneler) e a boneca das sanguessugas (Mrs. Leech) eram bem mais assustadores

    Resposta
  • 22/04/2017 em 12:33
    Permalink

    Pra mim quem levaria o primeiro lugar seria o Chucky claro!!!

    Resposta
  • 30/12/2016 em 04:02
    Permalink

    Na minha opiniao o mais macabro eh o brahms pelo fato de ele ser tratado como uma pessoa que ja havia morrido…se tem dois briquedos que nao sao assustadores sao: o palhaço daquele filme que parece mais um especial de halloween da disney e o brinquedo assassino que guarda a alma de um cachasseiro sarcastico e hilario

    Resposta
  • 25/11/2016 em 04:21
    Permalink

    Na minha opinião Chuck é o mais assustador e ficaria na minha lista em primeiro lugar já os demais estão bem concordo com a classificação.

    Resposta
  • 28/02/2016 em 19:42
    Permalink

    ‘-‘ como assim? “Ao contrário do que parece ele é um sujeito normal… a não ser quando é Lua Cheia.” vc vira lobisomem?

    Resposta
    • 01/03/2016 em 17:03
      Permalink

      Não tenho certeza… minha memória sempre fica meio conturbada nas manhãs seguintes às noites de lua cheia…

      Resposta
  • 28/02/2016 em 18:00
    Permalink

    Só conhecia 5 deles,Anabelly,os dois Billy,o que ficou em primeiro e claro o Chucky,que eu tinha certeza que ficaria em 1°,levei um susto qnd o vi em 4°,vou ver o filme dos outros,são o tipo de personagens mais legais de se ver em filmes de terror,apesar de ficarem repetitivos em algumas situações. kkkkkk

    Resposta
    • 01/03/2016 em 17:04
      Permalink

      Gosto de fazer listas justamente por isso! Sempre tem alguém que gosta do tema, mas não conhecia um ou outro filme da lista.

      Resposta
  • 23/02/2016 em 09:46
    Permalink

    tento lembrar de um filme que vi criança lembro do final uma palhaço bobo balançando e rindo dentro de uma loja deveria ser de brinquedo so sei q era o palhaço gostaria de saber que filme seria

    Resposta
  • 23/02/2016 em 00:05
    Permalink

    Tratando -se em especial ao cinema é isso aí mesmo , mais ao Horror em geral temos inúmeras variedades .

    Resposta
    • 23/02/2016 em 07:49
      Permalink

      A ideia era ficar no cinema mesmo. E contextualizar as razões de escolher um ou outro. Por exemplo, o primeiro lugar só podia ser deste boneco! Ele junta duas fobias em um boneco só. E por aí vai…

      Resposta
  • 20/02/2016 em 20:36
    Permalink

    Tem uma das antigas também, Valerie do episódio da Ilha da Fantasia (Miss Sofisticate)

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *